Estética Saúde

Você sabe quais são os principais benefícios do colágeno?

mulher alisando a pele
Escrito por Rodrigo Fávaro

Ter uma pele jovem, com boa aparência e saudável passa diretamente pela experiência de conhecer e usufruir as vantagens do colágeno, seja de forma natural ou até mesmo por meio de suplementação. Mas você sabe quais são esses benefícios?

Essa proteína é importante para a construção de células com mais capacidade de regeneração e essa característica é essencial para determinar o modo como a pele se comporta com o passar dos anos e possíveis mudanças no peso.

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o colágeno, mostrando basicamente porque ele é tão importante e detalhando quais os seus benefícios para o corpo humano! Continue a leitura e confira!

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína fundamental para o corpo humano e seus benefícios transcendem a questão estética. Como está presente em todos os nossos tecidos (sua presença equivale a 70% das proteínas da pele), se torna um componente determinante para a nossa saúde.

Esse percentual alto está ligado ao fato de o colágeno ser crucial para a estruturação e elasticidade (capacidade de expandir) da pele.

Com o passar do tempo, a produção do colágeno é reduzida, o que naturalmente causa a flacidez da pele humana, resultando no aparecimento das rugas, por exemplo. Repor a proteína é fundamental para se ver livre de questões estéticas que possam ser incômodas, além de fortalecer a estrutura óssea e os tecidos do corpo.

Onde encontrar a proteína?

A ingestão do colágeno pode ser feita basicamente de duas formas: por suplementação ou pelo consumo de alimentos ricos da proteína em suas composições.

Por meio da suplementação, a reposição é feita com medicamentos que trazem o colágeno concentrado. Mas é fundamental que essa medicação seja feita com a orientação de um médico especialista.

Há também alimentos que são fontes naturais da proteína e trazem grandes benefícios quando adotados na dieta cotidiana. Como exemplo, podemos citar: gelatina, carnes, ovos, castanhas, nozes, frutas vermelhas, tomate, beterraba, soja, alho e muitos outros.

Quais os benefícios do colágeno?

Que tal conhecer os benefícios diretos que a ingestão de colágeno pode nos proporcionar?

Rejuvenesce a pele

Um dos principais benefícios do colágeno é seu efeito rejuvenescedor: a proteína age na estruturação da pele, evitando a flacidez, responsável pelo surgimento das temidas “pelancas”.

As rugas também diminuem. Sabe como? Rugas são dobras que se formam devido à flacidez dos músculos e pele da face. O colágeno mantém a pele hidratada e aumenta a elasticidade das células, evitando, assim, a aparência rachada e ressecada e as dobrinhas.

Combate estrias e celulites

O colágeno é fundamental para a sustentação da pele, atuando na rigidez de suas fibras, questão que está diretamente ligada ao surgimento (ou não) de estrias e celulite.

O efeito sanfona, a gravidez e o crescimento durante a adolescência acabam causando as estrias, que é uma reação comum da pele. As celulites, por sua vez, são causadas pelo acúmulo de gordura que ocorre quando a pele não consegue se expandir.

O colágeno age diretamente na capacidade de elasticidade. Ou seja, quanto mais essa proteína estiver presente no corpo, menos essas mudanças afetarão a estética.

É fundamental para unhas e cabelos bonitos

Presente também nas unhas e cabelos, o colágeno tem papel fundamental para o crescimento e beleza de ambos. Os fios, por exemplo se desenvolvem mais rápido e mais saudáveis conforme o nível da proteína no corpo. O mesmo acontece com as unhas, que também se tornam mais fortes e, consequentemente, menos quebradiças.

Impacta diretamente a estruturação dos ossos

Eis um aspecto que vai além da estética. A proteína também é uma das mais presentes na estrutura dos ossos, influenciando justamente na sua rigidez e na resistência.

Isso quer dizer que o colágeno é fundamental para que o osso tenha uma melhor resposta aos impactos das atividades comuns do dia a dia. Também é um importante aliado no combate à osteoporose, doença muito comum na terceira idade.

Agora que você já conhece os principais benefícios do colágeno, é hora de incluí-lo em sua dieta, certo? Nessa hora, considere as duas possibilidades: ingestão natural de alimentos e suplementação sob orientação médica! Gostou do conteúdo? Curta nossa página do Facebook e tenha acesso a muito mais!

ômega 3
banner vitaone

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This