Saúde

Você sabe a importância do novembro azul? Descubra aqui!

Novembro azul
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Você conhece essa data e sabe sobre a importância do Novembro Azul? Assim como o Outubro Rosa (que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama), o Novembro Azul tem seu foco na saúde masculina: é um mês dedicado ao combate ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Mas devido à falta de informação e também ao preconceito, muitas pessoas ainda não dão a essa doença a atenção que ela merece.

Por isso, que tal conhecer mais sobre essa campanha e o câncer de próstata? Basta continuar a sua leitura!

A importância do Novembro Azul

Em 2003, um grupo de homens percebeu a importância de conscientizar o gênero (e toda a sociedade) sobre a saúde masculina, visto que, muitas vezes, ela é mais negligenciada. Foi criada, então, a Fundação Movember — mustache (que significa bigode, em inglês) com november (novembro), mês em que começaram a realizar uma ação diferente: os amigos se barbeiam no início do mês mas deixam o bigode crescer.

Além de chamar a atenção para essa causa tão importante, a fundação arrecada fundos em prol de pesquisas desenvolvidas para a saúde masculina, inclusive o câncer de próstata. Atualmente, o grupo já tem mais de 5 milhões de engajados em 21 países e arrecadou cerca de US$ 700 milhões.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida tornaram, em 2014, o mês de novembro oficialmente como o período de combate a esse câncer.

Powered by Rock Convert

O diagnóstico do câncer de próstata

Como dissemos, a saúde masculina tende a ter menos atenção do que a feminina, visto que as mulheres cultivam mais o hábito de visitar os médicos com periodicidade. Isso não quer dizer que os homens precisam menos desse tipo de cuidado.

Longe disso! O câncer de próstata, por exemplo, requer um diagnóstico preciso, mas, geralmente, é difícil de ser conseguido, pois, além de não apresentar sintomas na maioria dos casos, o exame de prevenção ainda é um tabu em nossa sociedade.

A urgência do tratamento

Vale lembrar que a saúde de qualquer pessoa deve ser sempre mais importante do que qualquer tipo de preconceito. E mais: sem a prevenção, um câncer de próstata só será detectado quando já estiver com um tamanho bastante avançado, causando sintomas como dificuldade de urinar, sensação de bexiga cheia e sangue na urina.

Isso, porque, como todos os tipos de câncer, trata-se de uma doença que vai ganhando espaço lentamente em nosso organismo e, se diagnosticado logo no início, o quadro pode ser revertido.

Hoje em dia, é indicado que o exame de prevenção com um urologista seja feito anualmente pelos homens com 50 anos ou mais; se houver histórico de câncer de próstata na família, essa recomendação é válida a partir dos 45 anos.

Mais do que saber a importância do Novembro Azul, é fundamental manter-se consciente de que a saúde deve vir antes de qualquer coisa: seja a falta de tempo, o preconceito ou a desinformação. Correr o risco, definitivamente, não vale a pena!

Quer saber mais sobre essa data tão importante e também sobre o câncer de próstata. Leia, então, mais sobre o Novembro Azul!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This