Saúde

Vitamina para melhorar a memória: 2 coisas que você precisa saber!

homem tomando vitamina para melhorar a memória
Escrito por Rodrigo Fávaro

É muito comum associar problemas envolvendo a perda de memória a pessoas de idade avançada. Entretanto, diversas situações como cansaço excessivo, estresse e, até mesmo, alimentação incorreta podem ocasionar falhas no armazenamento de informações. Nesse sentido, a busca por alguma vitamina para melhorar a memória é muito recorrente no mundo contemporâneo.

Foi pensando nessas pessoas que separamos algumas informações relevantes sobre o funcionamento da memória humana. E, para facilitar a busca, apresentaremos as principais vitaminas que atuam no organismo de modo a ajudar quem está com problemas de esquecimento.

Para saber mais, confira as duas coisas que você precisa saber sobre o assunto!

1. Como funciona a memória?

A memória humana pode ser dividida em três categorias: sensorial, de curta duração e de longa duração.

A primeira está relacionada às lembranças que chegam pelos sentidos, como visão, olfato, paladar, audição e tato; é uma informação que vai até o cérebro de forma imediata.

A memória de curta duração guarda aquelas informações relevantes para a sua vida em um momento específico. Ela tem capacidade para memorizar até 6 informações em meio minuto.

Já a memória de longa duração atravessa as duas categorias e armazena esses dados no seu cérebro de maneira cronológica. Está associada a assuntos de maior interessante.

Para que esses três tipos de absorção da memória estejam funcionando de forma plena em nosso organismo, uma alimentação saudável é essencial. Seus componentes e vitaminas auxiliam no processo cognitivo e na captação dos transmissores cerebrais.

2. Quais vitaminas podem ajudar a memória?

Na verdade, são diversas as vitaminas que ajudam na eficiência da memória, mas normalmente são consumidas na forma de suplemento, já que em uma alimentação pode ser difícil de atingir as quantidades ideais. Vejamos algumas!

Vitamina B1

A vitamina B1, presente no frango, porco, peixe e boi, é um importante componente do complexo B. Ela tem efeitos incríveis no combate contra a danificação da memória. Ademais, o item também é conhecido como tiamina e se encontra nos tecidos nervosos e no cérebro.

Vitamina B6

Outra vitamina do complexo B, a B6, é uma das mais completas existentes nos alimentos. Ela possibilita a criação e o desenvolvimento de neurotransmissores, os canais pelos quais a informação é enviada para o cérebro e, consequentemente, para a memória. Está presente em condimentos como trigo, arroz, ovos, leite, frutos do mar, nozes e batatas.

Vitamina C

A vitaminas C, uma das mais conhecidas, é um relevante antioxidante. Seu efeito protege o cérebro dos processos de envelhecimento e deterioração, bem como de doenças associadas à memória, como Parkinson e Alzheimer. Essa substância encontra-se em frutas cítricas como limão, laranja, toranja, lima e romã.

Vitamina K

A vitamina K é outro componente que merece ser destacado. Presente em alimentos como couve, salsa, aspargos e brócolis, seu efeito auxilia consideravelmente nas habilidades do corpo humano relacionadas à aprendizagem e memória.

Com relação à dosagem, podemos dizer que varia de acordo com o tipo físico e a idade. Para atingir o valor adequado diário, o uso de suplementação pode ser muito interessante, já que a sua concentração é adequada para a maioria das pessoas.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre vitamina para melhorar a memória e viu a importância para o organismo, você precisa conhecer o Memoriol, um suplemento completo em vitaminas e minerais que colaboram para a preservação da memória!

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This