Alimentação

Vitamina E: conheça os principais benefícios e como adquiri-la

Escrito por Rodrigo Fávaro

Essencial para o bom funcionamento do corpo, a vitamina E contribui para a redução do colesterol ruim e desempenha um papel muito importante para a produção hormonal. Mas seus benefícios não param por aí: ela ainda contribui para o sistema imunológico e para o funcionamento adequado do cérebro.

Conhece a vitamina E? Ainda não? Então, continue a leitura e saiba um pouco mais sobre essa vitamina, seus benefícios e principais fontes naturais! Vamos lá?

O que é a vitamina E?

A vitamina E é um grupo de substâncias do tipo lipossolúveis, ou seja, que dependem de gordura para absorção. Esse processo se dá na parte superior do intestino delgado e depende muito da ação dos sais biliares e da bile para ser concluído.

Ela pode ser amplamente encontrada em alimentos de origem vegetal — como sementes, amêndoas, amendoim e abacate. Porém, quando necessário, também pode ser consumida como suplementação, por meio de cápsulas (com acompanhamento médico ou nutricional).

Quais os principais benefícios da vitamina E?

O consumo de vitamina E traz inúmeros benefícios ao organismo, dentre os principais temos:

Potente ação antioxidante

Tida como a principal função dessa vitamina, a ação antioxidante que ela apresenta é capaz de neutralizar os radicais — principais substâncias causadoras de doenças degenerativas e crônicas, como Osteoporose, Alzheimer, Parkinson, Diabetes, Esclerose Múltipla, Colesterol alto, Hipertensão, Derrame cerebral, Asma, Câncer, entre outros.

Além disso, por meio da sua ação antioxidante, ela é capaz de proteger as gorduras do corpo contra a oxidação — esse efeito protetivo faz com que as funções celulares apresentem um funcionamento melhor.

Prevenção às doenças cardiovasculares

Pelo fato de proteger o colesterol do tipo LDL (colesterol ruim), a vitamina E faz com ele não seja oxidado, ou seja, impede que se acumule nas artérias, evitando, assim, a Arteriosclerose causadora de infartos — doença arterial periférica e acidentes vasculares.

A vitamina E também tem a função de formar os glóbulos vermelhos, atuar na dilatação dos vasos sanguíneos e prevenir a formação de coágulos no sistema circulatório.

Auxílio na perda de peso

O auxílio da vitamina E na perda de peso não está relacionado aos quilos perdidos, mas sim ao fortalecimento muscular. A vitamina atua na proteção dos músculos, fazendo com eles se recuperem mais rápido dos treinos de fortalecimento, facilitando o ganho de massa muscular. Ela, por sua vez, aumenta o gasto calórico do corpo, ajudando, assim, na perda de peso.

Manutenção da saúde da pele

A vitamina E é muito utilizada pela indústria de cosméticos, uma vez que a sua ação antioxidante é excelente para reduzir os efeitos indesejados do envelhecimento, como a flacidez e as rugas.

Diante disso, é muito comum encontrarmos a vitamina E em grandes quantidades em produtos como os filtros solares, a fim de evitar o envelhecimento precoce e o Câncer de pele. Além disso, ela auxilia na cicatrização e hidratação, tornando a pele mais bonita e macia.

Quais as principais fontes de vitamina E?

A vitamina E pode ser encontrada facilmente em alimentos, como:

  • abacate;
  • abóbora;
  • acelga;
  • amêndoas;
  • avelã;
  • brócolis;
  • castanha do Brasil;
  • couve;
  • espinafre;
  • kiwi;
  • mamão;
  • ovo;
  • pistache;
  • semente de girassol;
  • tomate.

Como adquirir a vitamina E?

O mais indicado é que a dieta alimentar seja rica em vitamina E, porém é possível encontrá-la em forma de cápsulas com doses que vão de 3 a 15 mg, em farmácias ou lojas de produtos naturais.

O recomendado é que o consumo da suplementação seja realizado a partir de uma orientação médica ou de nutricionista, que indicará a quantidade e a dosagem ideal de acordo com cada organismo.

Viu só quanta informação relevante temos sobre a vitamina E no organismo? Apesar dela não ser amplamente divulgada, possui inúmeros benefícios para a nossa saúde, desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a proteção contra o envelhecimento precoce da pele.

Agora que você já conhece a vitamina E, suas principais fontes naturais e benefícios, entre em contato conosco! Nossa equipe poderá indicar nossa farmácia mais próxima de você para garantir sua suplementação!

banner cimed whey proteinPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This