Alimentação

Veja as vantagens de adquirir produtos fitoterápicos

produtos fitoterápicos
Escrito por Rodrigo Fávaro

Os produtos fitoterápicos utilizam as plantas e suas propriedades com finalidades medicinais. As pessoas já usavam algumas espécies como remédios caseiros há muito tempo, porém, atualmente, a ciência vem estudando e comprovando seus efeitos terapêuticos.

Embora muitos médicos indiquem o uso de produtos fitoterápicos apenas como complementação ao tratamento tradicional, eles trazem diversos benefícios à saúde. Além disso, são reconhecidos pela Anvisa e passam pelos mesmos estudos clínicos que as demais medicações. Assim, tem sua segurança e eficácia garantida.

Além de serem usados no tratamento e na prevenção de doenças, os produtos fitoterápicos também são utilizados para fins estéticos, como no emagrecimento e nos tratamentos para a pele. Se você ainda tem dúvidas sobre adotar ou não esse tipo de produto, continue lendo este post e conheça os benefícios da fitoterapia!

Menor custo

Como já mencionado, os produtos fitoterápicos são produzidos a partir de plantas medicinais que, por serem encontradas na natureza, tornam o custo de fabricação mais baixo. Além disso, o processo de manipulação é mais simples e menos oneroso.

Fácil acesso

Problemas como dores de cabeça, estresse, insônia, gripes, tosses, dores de garganta e, até mesmo, impotência podem ser tratados complementarmente com o uso de produtos fitoterápicos. Ao contrário dos tratamentos alopáticos, em geral, não é preciso ter receita médica, o que facilita muito o acesso a eles 

A necessidade de receita médica só ocorre em alguns casos, quando o tratamento fitoterápico não é complementar, mas sim a medida principal para a cura de alguma enfermidade.

Personalização de produtos

A manipulação de produtos fitoterápicos é bem comum. Por terem fórmulas compostas por substâncias naturais, cuja aquisição é bem mais simples, a personalização dos itens se torna muito mais fácil.

Além disso, muitos desse produtos são encontrados em forma da própria planta desidratada para o uso em infusões, o que permite que o consumidor faça suas combinações caseiras de acordo com suas necessidades.

Menos efeitos colaterais

Os efeitos colaterais dos produtos fitoterápicos, quando utilizados no modo correto, são quase inexistentes. Isso porque as plantas que são suas matérias-primas não têm nenhum tipo de aditivo químico que seja agressivo ao organismo humano.

Classificação por tipos

Para dar ainda mais segurança ao uso dos produtos fitoterápicos, eles são classificados por tipos, de acordo com a complexidade da fabricação e a intensidade dos efeitos. São eles:

  • preparação fitoterápica: é a matéria-prima propriamente dita, como a planta triturada ou desidratada, o óleo essencial etc.;

  • produto fitoterápico: é o medicamento ou fórmula obtida por meio do uso exclusivo de matéria-prima vegetal ativa;

  • medicação fitoterápica: é o medicamento obtido por meio de processos tecnológicos mais complexos, que passaram por estudos clínicos que garantem a sua eficácia profilática, curativa, diagnóstica ou paliativa.

O uso dos produtos fitoterápicos proporciona excelentes resultados, além disso, eles podem ser encontrados com facilidade em farmácias tradicionais ou de manipulação. Dependendo do tipo, até mesmo é possível achá-los em lojas de conveniência.

Como você pôde ver, existem diversas razões para adotar o uso dos produtos fitoterápicos, já que eles são naturais e menos agressivos ao organismo. Contudo, não se esqueça de sempre buscar orientação médica para o seu uso e, em hipótese alguma, realize a automedicação.

Se convenceu a aderir ao uso de produtos fitoterápicos? Então, encontre-os agora mesmo em nosso site!

 

banner cimed whey proteinPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This