Qualidade de Vida

Veja aqui 5 dicas de como dormir melhor

mulher com sono
Escrito por Rodrigo Fávaro
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De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros sofrem com o distúrbio do sono, o que é bastante preocupante, pois o descanso noturno tem papel fundamental em diversas reações que ocorrem em nosso organismo e influencia diretamente na saúde. Desse modo, saber como dormir melhor tem sido uma medida importante para garantir qualidade de vida e longevidade.

Neste post, separamos as melhores dicas para você se livrar de vez da insônia, que pode ser frequente ou surgir apenas algumas vezes na rotina. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura! 

O que fazer para dormir bem?

A seguir, apresentaremos 5 práticas que ajudarão você a descobrir como dormir melhor. Acompanhe!

1. Faça atividades relaxantes antes de dormir

Se você tem o costume de chegar em casa e fazer atividades que podem ser estressantes — continuar a lidar com tarefas do trabalho, por exemplo — saiba que isso tem grandes chances de arruinar o seu descanso e trazer preocupações. Por esse motivo, reserve o período noturno para relaxar. Tome um banho, veja um filme, escute música, medite e, depois, vá para a cama.

2. Evite bebidas alcoólicas e estimulantes à noite

Esses tipos de bebida alteram a frequência cardíaca, têm efeito estimulante e deixam o corpo mais agitado. Portanto, não são boas opções para consumir próximo do horário de dormir. Prefira bebidas mais mornas — como chás, especialmente aqueles com sabor e aroma agradáveis. 

3. Pratique atividades físicas

Além de melhorar a autoestima, prevenir determinadas doenças e controlar a ansiedade, a prática regular de exercícios físicos também ajuda a aumentar a qualidade do sono. Isso porque, após a atividade física, o corpo atinge um estado de equilíbrio, realiza suas funções adequadamente e tende a ficar cansado. Assim, vale a pena se exercitar durante o dia para ter uma noite sem insônia. 

4. Utilize um aromatizador de ambiente

O uso dos óleos essenciais, com o auxílio de um aromatizador, tem sido uma terapia bastante utilizada por pessoas que apresentam dificuldade para dormir. A partir do cheiro das essências, o cérebro reage positivamente, tornando-se mais relaxado, tranquilo, menos estressado e, consequentemente, pronto para um sono profundo. 

5. Mantenha o celular e a TV desligados

Graças à presença ou ausência de luminosidade, a mente consegue diferenciar o dia e a noite. Dessa forma, as luzes do seu celular e da televisão podem confundi-la, o que prejudica o descanso. Para dormir bem, o ideal é manter o ambiente bem escuro e livre de barulhos.

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?

Confira, a seguir, os principais ganhos obtidos quando dormimos bem!

Agora que você já sabe como dormir melhor, basta colocar as nossas dicas em prática e desfrutar de uma boa noite de sono. Todos os ganhos mencionados serão perceptíveis em pouco tempo e sua rotina será muito mais produtivo. 

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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