Qualidade de Vida

Tudo o que você precisa saber sobre gravidez depois dos 40!

Mulher grávida
Escrito por Rodrigo Fávaro

Engravidar é o sonho de muitas mulheres, mas você já pensou se a gravidez após os 40 é algo recomendado? Apesar de muitas pessoas acreditarem que isso é arriscado, existem diversas vantagens na gravidez tardia. Atualmente, ela é a preferência de algumas mulheres.

Nesse contexto, apresentamos a seguir as principais informações importantes sobre a gravidez na maturidade, para que você possa entender o assunto e decidir o que é melhor para você. Continue a leitura e conheça os riscos, as vantagens e os cuidados necessários em uma gravidez após os 40! Vamos lá?

Quais os riscos da gravidez após os 40?

Independentemente da idade, toda gravidez precisa de cuidados, pois existem alguns riscos relacionados.

Depois dos 40 anos, as mulheres podem desenvolver com mais frequência, alguns problemas que causam complicações à saúde da mãe e do bebê. Por isso, é fundamental que você procure um médico de confiança para fazer o acompanhamento adequado da sua gravidez.

Dentre os principais riscos, destacamos:

Diabetes gestacional

Trata-se de uma condição gerada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, reconhecida durante a gravidez. Geralmente, a doença sofre uma regreção depois que a mulher ganha a criança. Mesmo assim, o problema aumenta as chances de desenvolver o Diabetes tipo 2.

Hipertensão

Nessa idade, a mulher corre o risco de ter um aumento da pressão arterial que pode comprometer a saúde dela e do bebê. Por isso, é importante manter uma alimentação mais saudável, reduzindo o uso do sal e outros produtos com excesso de sódio, fazer repouso diário após o almoço, deitada do lado esquerdo e atividades físicas leves, como caminhada. Se a hipertensão já existia, seu médico do pré-natal fará uma adequação da medicação anti-hipertensiva.

Aborto

As chances de aborto espontâneo são menores em mulheres mais novas. Isso acontece por que, depois dos 40, os óvulos ficam mais velhos e aumentam as chances de formar uma criança com problemas genéticos, que a própria natureza resolve.

Existem testes de avaliação do embrião antes de sua transferência ao útero, que podem detectar estas anomalias cromossômicas, fazendo com que sua gravidez com certeza seja de um embrião geneticamente saudável (sem Síndrome de Down, por exemplo) e fazendo com que suas chances de gravidez sejam até 5 vezes melhores que de uma paciente jovem com gravidez espontânea. 

Quais cuidados você deve ter?

Depois dos 40 anos, você precisa ir com mais frequência ao médico para que ele faça o pré-natal e acompanhe sua gestação mais de perto, observando sintomas que possam indicar possíveis complicações.

Além disso, é fundamental que você passe por avaliações e faça outros exames recomendados pelo profissional da saúde. Dessa maneira, você evita riscos e, consequentemente, promove uma gravidez mais tranquila e confortável.

Quais as vantagens de uma gravidez depois dos 40?

Os avanços da medicina e o novo momento da mulher moderna fazem com que muitas mulheres queiram dedicar-se a si mesmas e a suas carreiras antes de engravidarem. Se você decidir ter um filho depois dos 40, poderá observar vantagens como:

Maturidade materna

Aos 40 anos, você já tem mais maturidade para cuidar da educação de uma criança, sendo capaz de oferecer mais segurança ao pequeno. Nessa fase, você já aproveitou a vida e conheceu melhor o mundo em que vive, adquirindo conhecimentos que trazem experiências de vida e que proporcionam uma consciência mais madura e firme.

Gravidez desejada

É raro uma mulher engravidar sem planejamento depois dos 40 anos. Por isso, se a gravidez acontecer, ela muito provavelmente será planejada, fazendo com que a criança seja realmente desejada.

Essa vontade de ser mãe promove uma relação materna mais forte e saudável, com a certeza de que a gestação e o futuro bebê sempre serão fatores positivos em sua jornada.

Estabilidade financeira

Com a experiência e a maturidade da idade, você poderá ter uma estabilidade financeira que permite oferecer uma vida mais confortável ao seu filho, com saúde, educação de qualidade e outras experiências importantes.

Viu só? A gravidez após os 40 pode ser uma experiência incrível se você seguir as recomendações do seu médico e manter uma rotina mais saudável e um cardápio exemplar. Não deixe de aproveitar cada momento para se aproximar ainda mais da sua criança!

Quer saber mais sobre a saúde da mulher durante a gravidez? Então, visite o blog da MaisFert Clinica de Fertilização

 

pomada canela de velhoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This