Saúde

Sentir muito sono é normal? Como lidar com o excesso de sonolência?

mulher com sono
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Você costuma sentir muito sono durante o dia e essa falta de energia e disposição atrapalha o andamento do seu dia a dia? Saiba que esse comportamento pode revelar um problema de saúde um pouco mais sério e, por essa razão, é necessária uma investigação médica.

Cada indivíduo precisar dormir uma quantidade diferente de horas para se sentir bem e disposto ao longo do dia. Provavelmente, seis horas para alguém que você conhece sejam suficientes, enquanto para outra pessoa o período de descanso deve ser de oito horas ou mais.

No entanto, o excesso de sonolência pode prejudicar a rotina e revelar problemas mais graves de saúde. Por isso, se desejar saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e descubra o que tem atrapalhado o seu dia!

O que está por trás da sonolência excessiva?

Sentir muita sonolência durante o dia pode ter uma razão simples e ser fácil de contornar: a privação crônica de sono. Ou seja, quando você dorme menos horas do que seria necessário para acordar com disposição e cumprir a tarefas do dia.

A causa para essa privação pode ser voluntária: você precisa terminar um trabalho da faculdade ou para a empresa que você trabalha. Ou involuntária, caso tenha filhos, alguém fique doente na madrugada ou tenha uma festa com música alta na casa ao lado. 

Nessas situações, fica fácil controlar a sonolência porque, provavelmente, não vai durar mais do que uma ou duas noites. Mas se o fato de sentir muito sono atrapalhar com frequência o seu quotidiano, pode ser algo mais sério. Veja!

Diabetes

Pessoas com diabetes podem ser atingidas por um cansaço frequente ao longo do dia, pois a glicose existente no sangue não consegue chegar a todas as células. Dessa forma, vai faltar energia. 

Powered by Rock Convert

De outra maneira, o açúcar em excesso no sangue faz com que o paciente tenha mais vontade de ir ao banheiro, ele perde mais líquido e sofre também com perda muscular. Melhor consultar um médico para descobrir a origem da sonolência.

Apneia do sono

Você, provavelmente, já ouviu falar desse nome. Mas sabe o que significa? Essa situação é caracterizada quando falta o ar nos pulmões durante a noite. Isso vai levar a um cansaço excessivo e pode acontecer por mais de uma vez, o que atrapalha uma boa noite de sono. 

Anemia

A anemia é outra doença que pode estar por trás de sonolência em excesso. A falta de ferro, esse importante nutriente para o organismo, pode gerar uma sensação de cansaço extremo, além de desânimo. Nas mulheres pode ser ainda pior devido ao período menstrual. Por isso, é importante fazer uma checagem com o seu médico se começar a sentir muito sono.

Depressão

Nem sempre as pessoas conseguem fazer a conexão entre a sonolência e a depressão. Mas um dos sintomas desse mal é o cansaço físico e mental com certa frequência. Dessa forma, a pessoa perde o interesse em fazer as tarefas diárias.

Como você pode perceber, sentir muito sono com frequência e em um nível que atrapalhe as suas atividades diárias pode ter muitas causas. Por isso, se notar que aquela sonolência não vai embora, mesmo após uma noite de sono, não deixe de procurar o seu médico. Ele poderá orientar você, fazer exames e decidir qual o melhor tratamento fazer. 

Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba mais artigos do seu interesse no seu e-mail!

 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This