Estética

Saiba tudo sobre a limpeza de pele caseira

limpeza de pele caseira
Escrito por Juliana Delgado

A procura por tratamentos estéticos faciais em clínicas especializadas cresce cada vez mais no Brasil. Entretanto, manter uma rotina de beleza em casa é tão importante quanto recorrer aos cuidados profissionais. A limpeza de pele caseira, por exemplo, é uma prática simples, porém, muito eficiente para remover as impurezas.

A realização desse tratamento ajuda a manter a face bonita, hidratada, macia e longe da tão temida acne. A periodicidade da limpeza depende do seu tipo de pele. Pessoas com peles normais a secas podem repetir o procedimento a cada dois meses. Já quem tem pele oleosa ou mista ou que precisa de um cuidado maior por conta de qualquer outro fator pode fazer mensalmente.

Para que você entenda ainda mais sobre o assunto, neste post você confere como a limpeza facial pode ser feita por você no conforto da sua casa. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura!

Passo a passo para fazer uma limpeza de pele caseira eficiente

Limpeza

A higienização do rosto é o primeiro e mais importante passo desse procedimento, pois remove a oleosidade e prepara a derme para os próximos passos. Por esse motivo, você deve utilizar um sabonete — de preferência líquido — adequado para o seu tipo de pele.

Para limpar a face corretamente, faça movimentos suaves e circulares por alguns minutos. Depois, retire todo o produto com água corrente. 

Remoção das impurezas

Coloque água quente em uma bacia e aproxime o rosto para que o vapor aja na pele. Isso fará com que os poros se dilatem e permaneçam abertos para facilitar a remoção das impurezas acumuladas deixadas pela poluição, suor, maquiagem etc.

É importante frisar que, durante essa etapa do processo, você mantenha tanto os olhos quanto a boca fechados para que eles não fiquem irritados.

Esfoliação 

Passados 10 a 20 minutos da ação do vapor, você precisa utilizar um esfoliante. Opte por um cosmético ou prepare uma receita caseira — a mistura de açúcar com mel funciona muito bem!

Aplique o produto e faça movimentos circulares delicadamente, principalmente na zona T do rosto — ou seja, testa, nariz e queixo.

Caso observe comedões — popularmente conhecidos como cravos — faça a extração cuidadosamente com as pontas dos dedos envolvidas em uma gaze ou algodão. Jamais utilize as unhas para espremer o rosto, pois essa prática costuma deixar marcas. 

Tonificação 

Depois de retirar o esfoliante, é preciso usar um tônico na pele. Esse produto remove todos os resquícios dos outros cosméticos utilizados, além de fechar os poros.

Hidratação 

A hidratação é o último passo e, como em todas as outras etapas, deve ser feita com um produto específico para o seu tipo de pele. A utilização de um hidratante ou sérum restaura e aumenta o teor hídrico da pele. 

Vale ressaltar que além desse passo a passo, o uso diário de protetor solar também é indispensável, pois previne queimaduras solares, manchas e o câncer de pele.

Importância da limpeza de pele no tratamento das espinhas

As espinhas são uma condição da pele que costumam aparecer com mais frequência no rosto, peito e pescoço. Elas ocorrem quando os folículos — a região em que os pelos nascem — ficam obstruídos tanto por células mortas quanto pelo sebo natural produzido pela pele. Sendo assim, essas regiões são colonizadas por bactérias que geram inflamação.

Por aparecerem mais na região do rosto, a limpeza da pele é fundamental no tratamento das espinhas. Além das dicas citadas acima, é preciso ter cuidado para não espremê-las — pois é possível que nem todo o líquido dentro delas saia e o que sobrar pode se espalhar pela pele e contaminar ainda mais folículos — e evitar utilizar produtos oleosos na pele para evitar o acúmulo de sebo.

Como você pode perceber, a limpeza de pele caseira realmente pode ser considerada uma medida fácil e eficiente para manter a saúde da derme. Caso você sofra com problemas como a acne, coloque as nossas dicas em prática, mas busque tratamentos específicos e adequados.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, se você gosta de cuidar da sua pele não deixe de baixar nosso e-book com informações preciosas que ajudarão a acabar de vez com as espinhas!

 

banner vitaone

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This