Saúde

Saiba como usar o Aciclovir de maneira correta

mulher tomando comprimido aciclovir
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

O Aciclovir é um medicamento antiviral indicado para contribuir no tratamento de pele infeccionada pelo vírus Herpes Simplex, causador da herpes labial e genital.

Ele serve, também, como uma substância que age no combate dos vírus Varicela-zoster (que causa a catapora), Esptein-Barr (vírus da herpes transferido pela saliva) e Citomegalovirus (vírus mais forte da herpes).

Nesse sentido, o Aciclovir serve como um agente bloqueador, ou seja, é responsável por impedir que haja uma multiplicação desses vírus no organismo humano afetado. Quer saber como usá-lo corretamente? Continue a leitura e confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como é encontrado e de que forma usá-lo?

O Aciclovir pode ser encontrado nas formas de medicamento em comprimido, creme e pomada oftalmológica. Veja, a seguir, as principais características de cada tipo do remédio:

Comprimido

O Aciclovir em comprimido é indicado e utilizado principalmente para o tratamento do vírus Herpes Zoster — além do tratamento de recorrências de infecções de pele e mucosas causadas pelo Herpes Simplex.

Também é usado para prevenir infecções recorrentes de herpes simples, e é indicado para aqueles pacientes seriamente imunocomprometidos. Os efeitos colaterais do Aciclovir em comprimido mais comuns são os seguintes:

  • reação alérgica;
  • tontura e mal-estar;
  • cansaço;
  • queda de cabelo;
  • amarelamento da pele ou dos olhos;
  • confusão mental;
  • tremores e febre.

Além disso, o Aciclovir em comprimido só pode ser indicado por um médico, que receitará a melhor dose de acordo com o grau e estágio da doença de cada indivíduo.

Creme

O creme dermatológico Aciclovir é indicado para o tratamento tópico de infecções cutâneas advindas do vírus Herpes Simplex (herpes genital e labial em fase inicial e recorrente).

supracorp mulherPowered by Rock Convert

Ele atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus, e deve ser aplicado sobre as lesões existentes e aquelas que poderão surgir — de acordo com o acompanhamento do paciente. Já os efeitos colaterais do Aciclovir em creme são:

  • descamação da pele;
  • ressecamento;
  • coceira;
  • ardência.

Esse creme deve utilizado na região atingida, durante cinco vezes ao dia, respeitando sempre um intervalo de quatro horas. Durante a noite, o Aciclovir creme não deve ser aplicado.

farmácia online saúdebigPowered by Rock Convert

Pomada oftalmológica

A pomada oftalmológica Aciclovir é indicada para os casos de infecção nos olhos causadas por vírus Herpes Simplex. A função principal da pomada é impedir que o vírus aumente e se multiplique no olho afetado.

O uso da pomada oftalmológica de Aciclovir pode trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • manchas nas córneas;
  • conjuntivite;
  • irritações;
  • coceiras nos olhos.

A pomada oftalmológica também deve ser aplicada cinco vezes ao dia, respeitando o intervalo de quatro horas por aplicação. Após o fim do tratamento, ela deve ser usada, ainda, durante três dias — para que a cicatrização do tratamento fique completa.

Quais as contraindicações do Aciclovir?

O Aciclovir é contraindicado para aqueles pacientes que possuem hipersensibilidade com os componentes da sua fórmula. Também não deve ser utilizado por mulheres grávidas, lactantes e por pessoas que fizeram transplante de medula ou que estejam enfrentando problemas nos rins ou fígado.

Além disso, é contraindicado para pacientes com doenças do sistema imune, como a Aids. Por fim, é importante ressaltar que o Aciclovir é um medicamento que deve ser utilizado somente sob prescrição de um médico.

Agora que você já sabe como usar o Aciclovir de maneira correta, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos! Até mais!

farmácia online saúdebigPowered by Rock Convert
inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This