Qualidade de Vida

Rituais matinais: o que fazer para começar bem o dia?

mulher meditando
Escrito por Rodrigo Fávaro

Muitas vezes, acordar pela manhã não é uma tarefa fácil. O desânimo nos faz esquecer que essas primeiras horas formam a base para o restante do dia. Realizar rituais matinais permite que esse tempo seja usado para estabelecer o ritmo e desenvolver a energia que precisamos.

Por isso, é importante adotar certos hábitos para acelerar o metabolismo e mandar embora o desconforto matinal. Alguns deles são acordar cedo, se alimentar bem, praticar atividades físicas, se hidratar e ter um momento tranquilo. Essas rotinas darão mais energia e disposição para você no decorrer do dia.

Quer aprender como organizar a mente para começar bem a manhã e ter um bom aproveitamento diário? Continue lendo e conheça os melhores rituais matinais que selecionamos para você!

Beba água com limão

A hidratação é muito importante para manter o correto funcionamento do organismo. É indicado que, ao longo do dia, o indivíduo beba 2 litros de água. Um hábito que precisa ser introduzido à rotina matinal para torná-la mais saudável é ingerir um copo de água com limão ao acordar.

O limão possui grande quantidade de vitamina C, ajuda a potencializar as defesas do organismo e a combater as enfermidades. Tem ação desintoxicante e anti-inflamatória, ajuda na digestão, e é rico em minerais. Além de seus inúmeros benefícios, é uma ótima alternativa para matar a sede e se refrescar.

Realize exercícios físicos

A atividade física deixa o corpo energizado e ativo durante todo o dia, além de auxiliar a perda e regulação do peso, manter a saúde, e otimizar a função cerebral. Também diminui a ansiedade e ajuda a combater males como a depressão.

Comece com exercícios de 30 minutos, duas vezes na semana, e aumente a frequência conforme sua adaptação. Você logo vai perceber melhora na disposição para suas tarefas diárias.

Tenha um café da manhã saudável

Muitas pessoas pulam o café da manhã por falta de tempo ou propositalmente. Algumas escolhem alimentos cheios de açúcar e sem nenhum valor nutritivo. A primeira refeição diária é responsável por gerar energia para o seu corpo, por isso, escolha fazer uma refeição de qualidade.

Incluir proteínas na refeição, como ovos, pode acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade. Não se esqueça de acrescentar alimentos orgânicos ao café da manhã, e uma porção pequena de carboidratos saudáveis.

Acorde cedo e no mesmo horário todos os dias

Esse ritual pode ser o mais difícil de realizar. Entretanto, também pode acelerar o metabolismo e colocar seu corpo e mente em sincronia antes de iniciar as atividades diárias. Quando você consegue criar um ritmo de sono adequado, acordar cedo deixa de ser um esforço e se transforma em algo prazeroso.

Acordar diariamente no mesmo horário ajuda a estabilizar seu relógio interno, permitindo que o corpo se acostume a sentir cansaço todos os dias no mesmo horário, melhorando a qualidade de sono. Assim, a produtividade aumenta, tornando mais frequentes as doses de criatividades no cérebro.

Pratique a meditação

A meditação conecta a pessoa com seu “eu verdadeiro”, permite acessar todas as áreas do corpo e mente que, geralmente, ficam desconectadas e distraídas. Tem ótimos benefícios como reduzir o estresse mental e aumentar a consciência.

Caso você não se adapte à prática, busque um momento só seu. Seja praticando yoga ou alongamentos ao sol, tenha esse tempo com você no início do dia e sinta suas energias renovadas.

Os rituais matinais acima são capazes de melhorar o rendimento e a disposição para o restante do dia. Pratique-os por duas semanas e eles já se tornarão hábitos prazerosos de serem realizados. Abandone a procrastinação, seja uma pessoa positiva, saudável e motivada para alcançar seus objetivos e realizar suas metas diárias.

Gostou das nossas dicas sobre como começar bem o dia? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades de saúde e bem-estar! Até mais!

pomada canela de velhoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This