Qualidade de Vida Saúde

Quer aumentar sua longevidade? Invista em saúde e qualidade de vida

mulher meditando na praia
Escrito por Rodrigo Fávaro

Cuidar da saúde e qualidade de vida é muito importante e faz toda a diferença para aumentar a longevidade. São várias as formas de manter esse cuidado, que incluem desde fatores mentais e físicos a questões referentes à alimentação.

Uma dessas formas são os chamados suplementos que, se forem consumidos em casos adequados e da maneira correta, podem contribuir significativamente na manutenção da saúde. Existem diversos tipos desses produtos, sendo que cada um executa uma função diferente, podendo fornecer nutrientes ou vitaminas que ajudem na dieta.

No entanto, vale lembrar que essas substâncias devem ser consumidas apenas com recomendação médica e não devem ser utilizadas em excesso. Elas apenas ajudam no processo de cuidar da saúde, em casos específicos.

A seguir, separamos 5 dicas que vão ajudar você a cuidar da saúde e qualidade de vida. Confira!

1. Exercite a mente

Essa é uma dica essencial para uma boa qualidade de vida. E não é só a saúde física que necessita de cuidados. A mente também precisa se manter saudável.

Para isso, uma das sugestões mais válidas é exercitá-la. Faça atividades que estimulem a memória, o raciocínio e a atenção (como palavras-cruzadas, jogos de tabuleiro e leitura, entre outras). Elas ajudam as funções cognitivas a se conservarem por mais tempo, evitando seu desgaste ao longo da vida.

Aprender alguma coisa nova, como um idioma ou a tocar um instrumento musical, também contribui muito para essa estimulação e, ainda, gera entusiasmo, motivação e prazer.

Além disso, é importante cuidar da parte emocional. Aprender a lidar e contornar situações de estresse e conhecer a si mesmo, suas emoções e sentimentos traz muitos benefícios.

2. Faça uma atividade física

Manter o corpo ativo também ajuda a preservar a saúde. Assim como os exercícios mentais, as atividades físicas são ótimas contribuições para estimular o cérebro, além de auxiliarem para queimar calorias.

3. Cuide da alimentação

Esse é outro fator fundamental para a saúde e a longevidade. Cuidar da alimentação significa ficar atento e ser cauteloso com tudo o que você ingere.

É importante evitar excessos e ter moderação, principalmente se tratando de gorduras, frituras e outras comidas pesadas. Sempre que puder, opte pelos alimentos naturais, ricos em fibras, vitaminas e nutrientes.

Além disso, vale lembrar que é preciso ter cautela com produtos industrializados e medicamentos, entre outros itens.

4. Hidrate-se

De acordo com estudos, a água é responsável por deixar você mais disposto, com a memória melhor e intestino regulado, além de melhorar a pele e proporcionar maior qualidade do sono — para citar alguns dos benefícios.

Por isso, é essencial que você fique atento à hidratação. Mas quanto de água beber em um dia? Multiplique o seu peso por 0,03 e o resultado é a quantidade, em litros, que deverá ser ingerida. Por exemplo: alguém que pesa 65kg deve tomar 1,95 litro de água. Sendo assim, uma boa dica é manter sempre uma garrafa d’água por perto!

5. Mantenha-se ativo

Outro ponto primordial e que ajuda muito é se manter ocupado. É muito importante ter projetos (antigos ou novos) e não se isolar, pois o contato social também é de grande ajuda.

Faça um trabalho voluntário, frequente um grupo (de igreja, artesanato ou dança, por exemplo) e cuide de velhos laços com a família e amigos. Você vai ver como essas atitudes também podem ser muito benéficas.

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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