Alimentação Saúde

Quais sintomas da doença celíaca você deve prestar atenção?

mulher com doença celíaca
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert
Testosteron MaxPowered by Rock Convert

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a intolerância ao glúten ou conhece alguém que é celíaco. Essa patologia, que, muitas vezes, afeta pessoas sem que elas ao menos imaginem, pode trazer consequências sérias para a saúde. E você, sabe identificar os sintomas da doença celíaca?

Neste post, separamos as informações mais importantes sobre a intolerância ao glúten e listamos alguns dos principais sintomas para que você fique atento e identifique se está ou não com a doença.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca trata-se da intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e outros cereais. Portanto, o paciente celíaco que ingere alimentos como bolos, pães, massas e cerveja acaba tendo sintomas desagradáveis.

Essa patologia de origem genética, crônica e autoimune (com a produção de anticorpos contra o glúten) provoca a atrofia do intestino delgado. Como consequência, ocorrem problemas no corpo quanto a absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais, o que afeta o organismo como um todo.

Classificações da doença

O paciente celíaco pode apresentar uma das três diferentes classes dessa doença:

Clássica

A doença celíaca clássica é mais comum em crianças e costuma ser diagnosticada logo após a introdução dos primeiros alimentos com glúten — o que ocorre entre o primeiro e o terceiro ano de vida. Apesar disso, ela também pode se manifestar na idade adulta.

Pacientes que apresentam diarreia crônica, vômitos, inchaço abdominal, desnutrição, anemia, problemas de crescimento, além de esterilidade, abortos de repetição e osteoporose devem ser encaminhados ao médico para um possível diagnóstico da doença celíaca. Caso não receba os cuidados necessários, o paciente pode ir a óbito.

Não clássica

No tipo de doença celíaca não clássica os sintomas são mais discretos, especialmente os gastrointestinais. Mesmo assim, pode ocorrer anemia, dificuldades em ganhar peso e altura, além de esterilidade e osteoporose.

supracorp mulherPowered by Rock Convert
Emagrecedor natural redullexPowered by Rock Convert

Assintomática

Em casos de doença celíaca assintomática, como o próprio nome sugere, não ocorrem sintomas aparentes. Na maioria das vezes, o paciente só descobre que sofre desse problema com exames de sangue que identificam os anticorpos contra o glúten.

Todavia, se não for tratada, a doença celíaca assintomática também pode provocar anemia, esterilidade, osteoporose, abortos e até evoluir para doenças mais graves no intestino, como o câncer.

Quais são os sintomas?

A seguir, listamos os principais sintomas da doença celíaca para que você identifique essa patologia. São eles: 

  • diarreia e flatulência;

  • dores abdominais;

  • distensão abdominal (inchaço);

  • fadiga e fraqueza;

  • irritabilidade e variações de humor;

  • dores de cabeça;

  • anemia;

  • problemas de crescimento em crianças;

  • perda de peso ou dificuldades de engordar;

  • infertilidade.

Como diagnosticar e tratar a doença celíaca?

Se você apresenta os sintomas característicos da doença celíaca, procure um médico imediatamente. Entre os profissionais habilitados para diagnosticar e tratar essa condição estão o médico clínico geral, gastroenterologista, endocrinologista e nutricionista.

Após exames para detectar os anticorpos contra glúten (ou até uma biópsia de intestino), o seu diagnóstico estará fechado. Assim, é possível iniciar o tratamento, baseado em uma dieta sem alimentos que contenham essa proteína — e evitando as complicações desencadeadas por essa doença.

Agora que você já sabe quais são os sintomas da doença celíaca, nunca menospreze os sinais do seu corpo! Caso desconfie que tem esse problema, não hesite em procurar um médico para ser diagnosticado e receber o tratamento ideal!

E se costuma sofrer com cólicas menstruais muito fortes, leia nosso artigo e descubra quais são as causas mais comuns desse problema!

 

Ossodex fonte de cálcioPowered by Rock Convert
inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This