Qualidade de Vida

Quais são os benefícios da Yoga para a saúde?

mulher fazendo yoga
Escrito por Alexandra Freitas
Pomada para assaduras babycreme calêndulaPowered by Rock Convert

Você conhece pelo menos alguns benefícios da Yoga? Essa prática milenar teve origem na Índia, mas é cultuada por diversos povos orientais e ocidentais. É composta de uma série de posturas, cada um deles com propósito e expectativas específicas. 

Na prática, a Yoga reúne princípios de meditação, respiração e movimentos corporais (que são a base dessa atividade), capazes de proporcionar muitas vantagens físicas e mentais aos seus adeptos. O nível de concentração alcançado durante uma sessão, por exemplo, tem influência positiva sobre diversas áreas do corpo e da mente e é importante sobretudo para a saúde integral e qualidade de vida daqueles que a praticam.

Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e confira tudo que essa prática pode oferecer de positivo!

Corrige a postura, dá equilíbrio corporal e minimiza dores

Esse é um dos principais benefícios da Yoga. Seus exercícios propiciam que o indivíduo amplie sua consciência corporal, em função da suavidade e disciplina com que são praticados.

Além disso, a repetição constante dos posicionamentos praticados durante uma sessão de Yoga melhora a percepção do indivíduo sobre a sua própria postura e seus limites físicos.

O resultado de tudo isso é o alinhamento correto do corpo e, consequentemente, o fim das dores musculares.

Controla a pressão arterial por meio do relaxamento

Muitos exercícios da Yoga têm funções de relaxamento corporal e mental.  Com a repetição dos exercícios, os efeitos de diminuição e estabilização da pressão arterial são concretos!

Canela de velhoPowered by Rock Convert

Uma das mais conhecidas é a postura do cadáver, em que o praticante deita de barriga para cima, conseguindo, com concentração, entrar e se manter em um estado de serenidade constante. 

Combate o stress, um dos principais males da atualidade

O mundo moderno é agitado, com rotinas cansativas e apertadas! A demanda por agilidade e a dedicação intensa a compromissos, como estudos e trabalho, geram muito cansaço corporal e mental.

A Yoga é uma das grandes aliadas para combater um dos principais males do mundo moderno: o stress, o que interfere diretamente na qualidade da saúde mental e corporal

Previne ou minimiza problemas de origem gástrica

Uma parte significante dos problemas de origem gastrointestinal se desenvolvem por conta de altos níveis de stress. Nos dias de hoje, essa incidência se torna ainda maior, por conta do estilo de vida atual. Nesse contexto, a Yoga é de grande valia para a prevenção de problemas no sistema digestivo.

Há também relatos de praticantes que afirmam que as posições executadas melhora o funcionamento do intestino.

Mantém o corpo ativo e em funcionamento

Ainda que tenha grande efeito de relaxamento, a Yoga é considerada uma variação das atividades físicas, já que exige a execução de posições e de movimentos variados e com diferentes níveis de intensidade e dificuldade.

E os exercícios são fundamentais para a longevidade, proporcionando mais atividade corporal e atuando no combate a doenças ósseas e musculares, especialmente com a chegada da terceira idade.

Agora, conhecendo tantos benefícios da Yoga, é impossível não se interessar pela prática, não é mesmo? Se gostou deste conteúdo, você pode seguir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro de outros assuntos igualmente interessantes.

Inalador portátil inarespPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Alexandra Freitas

Farmacêutica, formada na Universidade Federal de Alfenas, com especialização em Homeopatia e Mecanismo de ação dos Fármacos.

Escolhi a profissão de farmacêutica pois acredito na transformação que a farmácia pode fazer na vida das pessoas, tanto no sentido da saúde quanto no da esperança.

Deixar comentário.

Share This