Estética

Problemas com estrias? 9 dicas para diminuir sua incidência

Barriga com estrias
Escrito por Juliana Delgado
secador dobravel gama italy eolicPowered by Rock Convert

Na lista dos grandes e piores pesadelos femininos, as estrias podem surgir por diferentes fatores. É importante saber, inclusive, que nem sempre é fácil se livrar delas. Mas, você sabia que minimizá-las não é impossível? É claro que requer alguns cuidados específicos, mas eles não são tão complicados quanto parecem.

Ficou curiosa? Neste post, você vai aprender o que são as estrias, como evitá-las e tratá-las. Acompanhe!

O que são estrias?

São pequenas manchas alongadas, de cor vermelha ou branca, que aparecem quando a pele sofre um estiramento além do que consegue suportar. Isso gera o rompimento das fibras elásticas e colágenas da epiderme, resultando em uma marca linear parecida com cicatrizes.

As estrias geralmente aparecem em bandos de linhas paralelas na sua pele, na região da barriga, quadris, nádegas e coxas, podendo se manifestarem, também, nas costas e outras partes do corpo. 

Essas linhas têm uma cor e uma textura diferentes das da sua pele, que variam de roxo a rosa brilhante ou cinza claro. Ao tocar nas estrias com os dedos, você poderá sentir uma leve saliência ou recuo. Às vezes, elas podem até coçar ou doer.

Qual é a causa delas?

As estrias surgem, principalmente, devido às seguintes causas:

  • ganho de peso rápido ou surtos de crescimento na infância;
  • gravidez;
  • cirurgia de implante mamário;
  • musculação;
  • grandes quantidades de esteroides ou doenças como a síndrome de Cushing;
  • síndrome de Marfan, uma doença genética que enfraquece as fibras da pele e causa um crescimento incomum;
  • genética.

É possível evitá-las?

Sim. Basicamente, é preciso fazer uma hidratação profunda na pele durante a gravidez ou durante dietas com intuito de emagrecer. Além disso, é importante manter seu peso saudável, comer bem e se exercitar regularmente, para prevenir as estrias causadas pelo ganho ou perda súbita de peso.

É possível diminuir as estrias?

Com a aplicação de produtos eficientes, é possível reduzir o volume e o destaque das estrias, mas nenhum tratamento consegue eliminá-las totalmente. O uso contínuo desses cremes evita que surjam novas, sobretudo em regiões mais críticas, como abdômen e nádegas. Confira os 5 produtos para diminuir estrias:

1. Abuse do óleo de amêndoas

Capaz de deixar a pele com uma textura mais suave e macia, o óleo de amêndoas deve ser aplicado com pele úmida. Seu poder de hidratação chega a ser 10 vezes superior ao de uma loção hidratante comum.

O óleo de amêndoas forma uma película protetora que previne o ressecamento e aumenta a suavidade da pele. Facilmente absorvido pela derme, sua fórmula não causa irritações.

2. Utilize cremes à base de ácido

Esses produtos têm em sua composição o ácido retinoico e glicólico, diminuindo o ressecamento da pele. Além disso, os cremes estimulam a circulação na área aplicada, tornando-a mais bonita e uniforme. Os efeitos são mais interessantes quando associados à massagem e à drenagem linfática.

eucerin antipigmentPowered by Rock Convert

3. Mantenha o peso

Uma das coisas mais úteis para evitar as estrias, estando grávida ou não, é manter um peso saudável e estável. Logo, trabalhar para controlar mudanças no corpo rapidamente (o famoso “efeito sanfona”) pode ser a melhor alternativa para controlá-las.

4. Siga uma dieta rica em nutrientes

As estrias também podem aparecer quando há deficiência de algumas vitaminas no corpo (principalmente aquelas que influenciam na saúde da pele). Sendo assim, certifique-se de que sua dieta tenha alimentos ricos em:

  • vitamina C: laranja, limão, manga, abacaxi, goiaba, melão, kiwi, morango, acerola, caju etc.;
  • vitamina D: salmão, atum, gema de ovo, sardinha, bife de fígado, queijos, leite, cogumelos etc.;
  • vitamina E: óleo de Girassol, espinafre, brócolis, tomate, abacate, avelã, amora, damasco seco etc.;
  • vitamina K: todas as folhas verdes como couve, espinafre e acelga, cebolinha etc.;
  • zinco: castanhas, ostras, carne de vaca, frango e de peixe, camarão, fígado, legumes e tubérculos, gérmen de trigo, grãos integrais, cereais etc.; 
  • proteína: carnes, queijos, leite de soja, grão de bico, feijão branco, quinoa, linhaça etc.

Uma dica de como garantir uma boa variedade de nutrientes é observar a quantidade de cores em sua refeição. Exemplo: um café da manhã com ovos, torradas e frutas vermelhas misturadas acrescenta muitas cores ao seu prato, enquanto um pão com manteiga ou uma tigela simples de cereais não. 

5. Use cremes cicatrizantes

Ideais para estrias em estágio inicial e que ainda estão avermelhadas, eles regeneram a pele, melhorando o seu aspecto. O produto deve ser aplicado na área da estria com leve pressão e movimentos circulares ao longo da marca, até que a pele o absorva por completo. O processo deve ser repetido diariamente, de forma que a aparência da derme melhore.

6. Aposte em cremes para estrias

A fórmula desses produtos costuma incluir ácidos, vitaminas C e E. Dependendo do estágio da estria, a melhora é tão grande que fica quase imperceptível. Alguns cremes ainda apresentam silicone volátil e vitamina F, que ajuda no processo de cicatrização.

7. Pesquise sobre cremes manipulados para estrias

Essa categoria pode apresentar diferentes composições. As mais comuns têm colágenos hidrolisados, elastina, extrato de algas, lactato de amônia e óleos naturais. Como as fórmulas são específicas para cada caso, é importante avaliar qual opção terá o resultado mais interessante para você.

Além dos cremes, existem tratamentos mais profundos para diminuir estrias, como drenagem linfática e intradermoterapia. Portanto, o primeiro passo é analisar o aspecto das suas e depois definir qual o melhor método para o seu caso.

8. Mantenha-se hidratado

Beber bastante água pode ajudar a manter a pele hidratada e macia. Isso é importante porque são as peles secas que têm maior probabilidade de desenvolver estrias.

Contudo, tome cuidado. Procure evitar bebidas com cafeína como café, chás e refrigerantes. Se você tem apreço por alguma dessas opções e sente dificuldade em abandoná-las, procure equilibrar a ingestão destas com água em abundância.

9. Tenha cuidado com os raios UV

Use bastante protetor solar em todo o corpo e, de preferência, aqueles com fatores acima de 30 e proteção UVA e UVB para manter a pele hidratada e protegida. Reaplique-o ao longo do dia, principalmente em épocas mais quentes ou durante visitas ao clube ou praia.  

Gostou das nossas dicas? Conseguimos clarear todas as suas dúvidas sobre as estrias e como tratá-las? Então, que tal seguir nosso perfil no Facebook para ficar por dentro desse e outros assuntos relacionados à saúde? Esperamos você!

rexona now unitedPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This