Saúde

Prevenção do câncer de mama: o que preciso saber sobre a doença?

Escrito por Juliana Delgado
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil. Para se ter uma base, para 2019, foram estimados 59.700 novos casos. Esses números nos alertam sobre a necessidade dos cuidados que envolvem a prevenção do câncer de mama, os quais precisam estar presentes em nossa rotina.

A sua saúde é seu bem mais precioso, por esse motivo, é fundamental cuidar bem dela, para que você possa ter uma vida mais longa e livre de desconfortos que prejudicam a sua qualidade de vida e bem-estar.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível se prevenir contra o câncer de mama e o que você precisa saber sobre essa doença. Confira!

O que é o câncer de mama?

Considerado um tumor maligno, o câncer de mama se desenvolve por conta do crescimento desordenado das células e, também, do desenvolvimento de um ou mais nódulos na região da mama. Dependendo do estágio em que ele é diagnosticado, o médico pode indicar diferentes tipos de tratamento.

Independentemente do que for indicado pelo profissional, lembre-se de que é muito importante seguir à risca todas as orientações, desde o uso de medicamentos até as sessões de quimioterapia.

Quais os principais sintomas?

O corpo emite diferentes sinais quando algo não está bem com a nossa saúde, certo? Pois bem, esses sintomas servem de alerta para procurarmos ajuda médica. No caso do câncer de mama, podemos citar como indícios:

Powered by Rock Convert
  • irritação de uma parte da mama;

  • nódulo único e endurecido;

  • inchaço na região do braço;

  • secreção pelos mamilos;

  • inchaço em toda a mama, mesmo sem a presença de nódulo;

  • vermelhidão na pele;

  • inversão do mamilo;

  • sensação de nódulo aumentado na região da axila;

  • dor no mamilo ou na mama.

Como fazer a prevenção do câncer de mama?

Embora ainda não existam ações que sejam 100% eficientes para prevenir o aparecimento do câncer de mama, é possível adotar alguns hábitos para reduzir as chances dessa doença se desenvolver, como se alimentar corretamente e não fumar.

No entanto, diagnosticar o câncer o mais cedo possível aumenta muito as chances de cura. Nesse sentido, realizar check-ups rotineiros é fundamental para a prevenção do câncer de mama.

Qual a importância da campanha do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama. Entre os temas envolvidos, sempre há destaque para a importância da prevenção e para o diagnóstico precoce da doença. O objetivo, aqui, é fazer com que as mulheres se preocupem mais com o seu bem-estar, realizem a mamografia e os possíveis tratamentos indicados pelos médicos.

Durante esse período da campanha, são disponibilizados materiais informativos para a população, a fim de que todos estejam cientes do que precisa ser feito para combater a doença.

Agora que você já sabe porque é importante se preocupar com a prevenção do câncer de mama, já pode se conscientizar e mudar seus hábitos para garantir uma vida mais saudável, certo? Lembre-se de que sem o tratamento adequado, essa doença pode ser fatal. Portanto, cuide-se bem!

Depois de entender um pouco sobre a Campanha Outubro Rosa, você não pode deixar de aprender mais sobre o Novembro Azul. Venha conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa. Boa leitura!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This