Alimentação

Por que a suplementação na nutrição infantil é tão importante?

nenê comendo suplementação
Escrito por Rodrigo Fávaro

Durante a infância, as crianças estão em constante desenvolvimento e, por isso, é fundamental que elas tenham uma alimentação adequada para garantir o crescimento saudável, a boa qualidade de vida, a prevenção de infecções e doenças na vida adulta. Mas a nutrição infantil não está ligada apenas à ingestão de alimentos, o que pode gerar muitas dúvidas entre os pais. 

Por mais que os pequenos se alimentem bem, nem sempre isso significa que todos os nutrientes indispensáveis ao organismo são consumidos. Há situações em que é necessário fazer uma suplementação nutricional. Com o intuito de informar você melhor sobre esse assunto, preparamos este post. Então, continue a leitura para saber mais! 

Em quais casos é necessário recorrer à suplementação?

O uso de suplementos é considerado uma ótima opção para obter a quantidade ideal de vitaminas e minerais. Contudo, há indicações para inclui-los na dieta de uma criança. Veja:

Ingestão insuficiente de nutrientes 

A ingestão de nutrientes pode ser insuficiente quando a alimentação é pouco variada, ou seja, faz-se o consumo de comidas do mesmo grupo alimentar, nos casos em que as crianças sofrem com a falta de apetite, por exemplo — fator que dificulta a nutrição correta — e também se os alimentos consumidos são considerados de calorias vazias — aqueles que não apresentam nenhum valor nutricional.

Dificuldade na absorção de determinados nutrientes

Em alguns casos — na presença de infecções por algum vírus, bactéria ou protozoário, por exemplo — o corpo pode fazer a má absorção dos nutrientes e, por mais que eles sejam ingeridos em dosagens suficientes, haverá a deficiência nutricional. Dessa forma, deve-se, além de tratar o problema, oferecer um suplemento nutritivo para suprir os elementos nutricionais que estão em falta.

Deficiência de nutrientes

A suplementação também é indicada quando a deficiência nutricional já existe. Nesse caso, um ou mais nutrientes não estão em quantidade adequada no organismo. Os suplementos podem ser acrescentados para normalizar os níveis das vitaminas ou minerais em falta e evitar que prejuízos à saúde da criança sejam causados. 

Como saber se a criança se alimenta corretamente?

A melhor maneira de saber se o seu filho se alimenta corretamente é com a ajuda de um nutricionista ou pediatra, que passarão exames para verificar. Se você se preocupa, pois percebe que ele come pouco, é fundamental prestar atenção à qualidade da alimentação, pois, se a dieta for balanceada, não haverá deficiência de nutrientes.

Como os suplementos ajudam na nutrição infantil?

Os suplementos são multivitamínicos que ajudam crianças e adolescentes a se desenvolverem bem, mesmo quando a nutrição por meio da alimentação não é adequada. Por serem elementos proteicos e energéticos, possuem a condição de manter o estado nutricional ou recuperá-lo.

Como podemos perceber, a nutrição infantil a partir da suplementação é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Ao suprir todas as necessidades nutricionais dos pequenos, consequentemente, proporciona-se plena saúde a eles. Você encontra todos os tipos de suplementos nas melhores farmácias.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal encontrar suplementos de qualidade para o seu filho? Visite nossa loja virtual para obter outras informações!

banner whey protein

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This