Qualidade de Vida

Os 5 maiores benefícios de caminhar

pessoa caminhando
Escrito por Rodrigo Fávaro

Mente sã, corpo são. Provavelmente você já ouviu esse ditado por aí, mas será que o aplica na prática?

Caso a resposta seja não, temos três boas notícias: 1) nunca é tarde para começar; 2) o bem-estar físico e emocional são acessíveis a qualquer pessoa e 3) o segredo da qualidade de vida é o equilíbrio na alimentação e a prática de atividade física.

E não há desculpas para colocar o corpo em movimento! São tantas as opções que o difícil mesmo será escolher a sua preferida. Enquanto você não se decide, que tal uma caminhada?

Como um incentivo a mais ao exercício, selecionamos para você os 5 maiores benefícios de caminhar. Confira!

1. Diminui o cansaço

Parece contraditório recomendar uma atividade física para descansar, não é mesmo?

Acontece que, durante a prática da caminhada, o seu corpo produz adrenalina, um hormônio que vai aumentar sua disposição. O benefício está no fato de que seu efeito é cumulativo — quanto mais você caminha, mais bem-disposto fica.

Pode ser difícil, especialmente nos primeiros dias, mas quando você menos esperar, vai perceber que aqueles bocejos ao longo do dia foram embora. Se você tem problemas para dormir, segue outro benefício: a caminhada provoca uma grande melhora da qualidade do sono.

2. Melhora a circulação sanguínea

Durante a prática da caminhada, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo do seu corpo, o que causa a dilatação dos vasos. Esse processo leva a outro benefício do exercício: a redução da pressão arterial.

Com a pressão sob controle, ocorre também um maior bombeamento do sangue, melhorando a oxigenação e a circulação de nutrientes por todo o corpo.

Ah, e os benefícios de caminhar não param por aí: com a maior circulação do sangue, ocorre um estímulo para o trabalho do fígado e do pâncreas, o que leva a uma maior produção de insulina e à diminuição do risco de diabetes.

3. Exercita o cérebro

Lembra da mente sã, lá do início do texto? Pois a caminhada também ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro, contribuindo para se ter corpo e mente saudáveis.

Durante a prática do exercício, você ativa diferentes regiões cerebrais. Do equilíbrio para realizar o movimento, passando pela atenção para não tropeçar e os demais estímulos olfativos, sonoros, táteis e visuais que ocorrem quando você caminha.

E, quanto mais estímulos você recebe, melhor o cérebro responde, reduzindo os riscos de você sofrer algum problema de memória e atenção no futuro.

4. Aumenta a força e a resistência

O sedentarismo enfraquece os músculos. Basta subir um lance a mais de escadas ou passar algum tempo em pé para perceber como a falta de exercícios prejudica seu condicionamento físico.

Nesse contexto, o movimento realizado na caminhada desenvolve a força e a resistência perdidas, contribuindo para a proteção contra lesões.

Há, ainda, o impacto causado pelo movimento do esqueleto a cada vez que você retira e coloca o pé no chão ao caminhar. Esse impacto é excelente para fortalecer os ossos, sendo uma maneira de prevenir a osteoporose.

5. Promove a manutenção e a perda de peso

A prática de atividade física acelera o metabolismo. Assim, além da energia gasta pelo corpo durante a prática da caminhada, você vai continuar queimando calorias por causa do aumento da atividade muscular, da respiração e da circulação.

Uma ótima notícia para quem quer manter o peso ou eliminar aquelas gordurinhas, não é mesmo?

Depois de conferir os 5 benefícios de caminhar, chegou a hora de calçar o tênis e ir para a rua. Mas antes, que tal procurar uma companhia para a caminhada? Compartilhe essas dicas nas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem os benefícios da prática!

pomada canela de velhoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This