Qualidade de Vida

Os 7 maiores benefícios de caminhar

pessoa caminhando
Escrito por Rodrigo Fávaro
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Mente sã, corpo são. Provavelmente você já deve ter ouvido esse ditado, mas será que o aplica na prática? O segredo de uma vida saudável é o equilíbrio na alimentação e a realização de atividades físicas. Fazer uma caminhada pelas ruas ou em uma esteira, 30 minutos por dia, no mínimo 3 vezes por semana, já é o suficiente para beneficiar o seu organismo de forma integral. Você já está usufruindo dos benefícios de caminhar?

Caso a resposta seja não, temos boas notícias: nunca é tarde para começar. Basta dar o primeiro passo para começar a sentir na pele o bem-estar físico e emocional que essa prática proporciona.

Não há desculpas para colocar o corpo em movimento! Esse exercício é acessível a qualquer pessoa, e o melhor: você não precisa gastar com equipamentos especiais, nem com academia ou personal trainer.

Ficou interessado? Como um incentivo a mais ao exercício, selecionamos os 7 principais benefícios de praticar caminhadas. Vamos conferir?

1. Diminui o cansaço

Parece contraditório recomendar uma atividade física para descansar, não é mesmo?

Acontece que, durante a prática da caminhada, o seu corpo produz adrenalina, um hormônio que dá um up na sua energia. O benefício está no fato de que seu efeito é cumulativo. Portanto, quanto mais você caminha, mais energia conquista — o que manda o cansaço e a preguiça para bem-longe!

Pode ser difícil, especialmente nos primeiros dias, mas, quando você menos esperar, perceberá que aqueles bocejos ao longo do dia foram embora. Se você tem problemas para dormir, então, segue outro benefício: a caminhada provoca uma grande melhoria na qualidade do sono.

2. Aumenta a disposição

Como consequência da redução do cansaço e melhoria na qualidade do sono, caminhar fará com que você acorde com mais disposição para encarar um novo dia e realize as tarefas da rotina da melhor forma possível.

Um exemplo é o aumento da concentração e o foco para se dedicar aos estudos e ao trabalho, o que é um benefício e tanto para a sua vida profissional. Além disso, os seus relacionamentos pessoais também saem ganhando.

Com mais energia e ânimo, você terá mais vontade de sair com os amigos para um happy hour ou jantar com o seu namorado — hábitos indispensáveis para o bem-estar e uma vida mais saudável.

3. Melhora a circulação sanguínea

Durante a prática da caminhada, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo do seu corpo, causando a dilatação dos vasos. Esse processo leva a outro benefício do exercício: a redução da pressão arterial.

Com a pressão sob controle, o bombeamento do sangue é mais eficiente, o que melhora a oxigenação e a chegada de nutrientes para todo o corpo.

Ah, e os benefícios de caminhar não param por aí: com uma melhor circulação do sangue, ocorre o estímulo do trabalho de órgãos como o fígado e o pâncreas, o que leva a uma maior produção de insulina e diminuição dos riscos de desenvolver diabetes.

4. Exercita o cérebro

Lembra-se da mente sã, lá do início do texto? Pois a caminhada também ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro, contribuindo para a conquista de um corpo e uma mente saudáveis.

Durante a prática do exercício, você ativa diferentes regiões cerebrais — do equilíbrio para realizar o movimento, passando pela atenção para não tropeçar, e os demais estímulos olfativos, sonoros, táteis e visuais que ocorrem enquanto você anda por aí.

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Quanto mais estímulos você recebe, melhor o cérebro responde, o que reduz os riscos de sofrer com algum problema de atenção ou memória no futuro.

5. Diminui o estresse

Outro benefício de caminhar que atinge diretamente o seu cérebro é a redução do estresse e da ansiedade. Isso porque, durante a prática, o organismo libera uma substância chamada endorfina, que proporciona sensações de relaxamento e alegria.

A partir do momento que uma pessoa faz da caminhada um hábito, a produção desse hormônio é aumentada e fornece uma dose diária de bom humor e alto astral que todos precisam para abstrair dos problemas e das responsabilidades do dia a dia.

Além disso, toda essa sensação de bem-estar e animação induz o corpo ao desejo de praticar ainda mais, elevando a intensidade e frequência dos exercícios. Isso forma um verdadeiro ciclo de energia e satisfação muito difícil de ser rompido.

6. Aumenta a força e a resistência

O sedentarismo enfraquece os músculos. Basta subir um lance a mais de escadas ou passar algum tempo em pé para perceber como a falta de exercícios prejudica seu condicionamento físico.

Nesse contexto, o movimento realizado na caminhada desenvolve a força e devolve a resistência perdida, contribuindo para a proteção contra lesões nos músculos e nas articulações.

Há, ainda, o impacto causado pelo movimento do esqueleto a cada passo dado, em que você retira e coloca o pé no chão novamente. Esse estímulo é excelente para fortalecer os ossos e uma forma muito eficiente de prevenir a osteoporose.

7. Promove a manutenção e a perda de peso

A prática de atividade física acelera o metabolismo. Assim, além da energia gasta pelo corpo durante a prática da caminhada, você continuará queimando calorias por causa do aumento da atividade muscular, da respiração e da circulação.

É uma ótima notícia para quem quer manter o peso ou eliminar aquelas gordurinhas, não é mesmo? Por isso, comece hoje mesmo a usufruir de todas as vantagens de uma boa caminhada!

No entanto, fique atento quanto aos cuidados durante os exercícios. O primeiro deles é escolher um tênis adequado, com sistema de amortecimento, para absorver o excesso de impacto que pode ser prejudicial aos joelhos e tornozelos.  

Além disso, nunca se esqueça de fazer uma refeição leve, como uma fruta, antes de caminhar: isso é indispensável para fornecer a energia necessária para uma atividade física. Carregar uma garrafinha de água consigo também é importante, pois a hidratação mantém o organismo equilibrado.

Evite caminhar nos horários mais quentes, especialmente entre as 11 e 14 horas. Utilize boné, óculos escuros e filtro solar para se proteger do sol e evitar danos ou queimaduras na sua pele.

Por último, capriche nos alongamentos antes e depois da caminhada. Dessa forma, você estará ativando os seus músculos e prevenindo câimbras e outras lesões.

Gostou de descobrir quais são os 7 principais benefícios de caminhar? Agora, é só calçar o tênis e ir para a rua! Com uma companhia, então, a atividade pode ser ainda mais produtiva, divertida e gostosa de ser realizada. Então, não deixe de chamar um amigo para andar junto com você — assim, os dois saem ganhando!

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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