Alimentação

O que é a vitamina B e quais seus benefícios para a saúde?

mulher tomando vitamina b
Escrito por Rodrigo Fávaro

A vitamina B é uma das que mais trazem benefícios para o nosso organismo, sendo fundamental para a manutenção da boa saúde. Ela é basicamente um complexo composto por variações, cada uma com uma atuação diferente.

As subdivisões da vitamina B atendem a diferentes necessidades do nosso corpo, podendo ser encontradas em diversos alimentos específicos, o que justifica a necessidade de uma alimentação balanceada, para ter sempre acesso a esses benefícios.

Que tal sabermos um pouco mais sobre o complexo B e todas as suas vitaminas e componentes? O post a seguir trará tudo sobre o assunto, confira!

Conheça as vitaminas do complexo B

O corpo humano consegue produzir as diferentes vitaminas B em seu organismo, porém essa quantidade não é suficiente para atender a todas as demandas necessárias para o bom funcionamento dos sistemas.

Dessa forma, faz-se necessária a ingestão, em quantidades complementares, das 8 vitaminas componentes do complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas têm grande importância na saúde humana, cada uma com sua especialidade, e podem ser encontradas em diferentes fontes de alimentação. Entenda!

Vitamina B1

A tiamina atua na renovação celular, ajudando na produção e tendo atuação positiva no sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em cereais, no feijão, na couve e no espinafre.

Vitamina B2

Conhecida como riboflavina, ela combate os radicais livres presentes no corpo, ajuda a produção de hemoglobina, desacelera o envelhecimento e reduz a incidência de problemas no coração. Pode ser encontrada em leite, ovos e soja.

Vitamina B3

A niacina é responsável por produzir o colesterol bom (HDL), o que automaticamente combate o colesterol ruim. Ela é encontrada em carnes vermelhas, feijão, leite, ovos e vegetais.

Vitamina B5

O ácido panteônico é fácil de ser encontrado, o que faz com que seu consumo seja quase que involuntário. Ele atua na captação de energia dos carboidratos e ajuda na produção de hormônios com funções ligadas ao sexo e outros que beneficiam a pele. As fontes principais são o abacate, os legumes gerais, os ovos e a carne.

Vitamina B6

Conhecida como piridoxina, ela controla o aminoácido homocisteína, o que é fundamental para evitar doenças do coração. Ela também é fonte de serotonina, um neurotransmissor ligado ao humor e ao sono, trazendo bons resultados a esses aspectos. Você a encontra nas carnes de frango, atum, salmão, peru, no queijo, no arroz e na cenoura.

Vitamina B7

A biotina está muito ligada à saúde estética, trazendo benefícios ao aspecto de cabelos, unhas e pele, além de controlar níveis de glicose, sendo fundamental na dieta de diabéticos. As principais fontes são os bifes de fígado, as carnes de peixe, porco e frango, além da batata e da couve-flor.

Vitamina B9

Conhecida também como ácido fólico, ela é importante para combater a perda de memória, especialmente na chegada da terceira idade. A vitamina B9 também é fundamental para grávidas, já que ela oferece benefícios ao sistema neurológico do bebê. Você consegue obtê-la por meio de folhas verdes, salmão, vegetais, leite, feijão, beterraba e aspargos.

Vitamina B12

A cobalamina é essencial quando combinada com a vitamina B12, ajudando na produção de células vermelhas. Ela é encontrada basicamente em carnes animais, por isso os veganos e vegetarianos necessitam de suplementação para não apresentarem déficit. Além das carnes, ela está nos mariscos, laticínios e ovos.

Entenda a suplementação

O não consumo dos alimentos que citamos pode causar deficiências quanto à presença dessas vitaminas no organismo, prejudicando as funções que cada uma delas desempenha. Dessa maneira, pode ser necessária a suplementação, que consiste em repor esses compostos por meio de medicamentos, na sua maioria naturais.

Entretanto é importante ressaltar que só um médico é capaz de diagnosticar a deficiência quanto às vitaminas do complexo B, então, só ele pode recomendar a necessidade da suplementação para regularizar esse quadro.

A vitamina B é fundamental em diversos momentos para o nosso organismo. Com seus vários componentes e sua ampla atuação, um déficit pode ser prejudicial à saúde, então, é importante buscar uma alimentação balanceada e um constante acompanhamento médico.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal encontrar suplementos e medicamentos de qualidade? Entre em contato conosco e saiba mais!

banner whey protein

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This