Alimentação

O que é a vitamina B e quais seus benefícios para a saúde?

mulher tomando vitamina b
Escrito por Rodrigo Fávaro
Testosteron MaxPowered by Rock Convert

Você já ouvir falar dos benefícios da vitamina B? Então saiba que é um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Sem ela, funções essenciais podem ser prejudicadas e, consequentemente, a saúde será atingida.

Ela é, basicamente, um complexo composto por variações, cada uma com uma atuação diferente. As subdivisões da vitamina B atendem a diferentes necessidades do nosso corpo, como a B1, que ajuda na renovação celular, ou a B6, que auxilia no controle de doenças do coração.

Elas podem ser encontradas em diferentes alimentos específicos — o que justifica a necessidade de uma alimentação balanceada, para garantir o consumo adequado dos nutrientes.

Que tal sabermos um pouco mais sobre os benefícios da vitamina B? Para isso, vamos explicar quais são essas subdivisões e a importância de cada uma delas. Tem interesse nesse assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

Conheça as vitaminas do complexo B

O corpo humano consegue produzir as diferentes vitaminas B em seu organismo. No entanto, a quantidade gerada não é suficiente para atender a todas as demandas necessárias para o bom funcionamento dos sistemas.

Dessa forma, é necessário ingerir, em quantidades complementares, as oito vitaminas componentes do complexo B, que são B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

Elas têm grande importância para a manutenção da saúde humana, cada uma com uma especialidade. Também podem ser encontradas em diferentes fontes de alimentação. Veja a seguir para que servem e como consumi-las.

Vitamina B1

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 atua na renovação celular. Esse nutriente é importante para o sistema imunológico, para o controle do estresse e para a geração de energia.

Ela pode ser encontrada em produtos de origem animal, como carne bovina, aves e suínos, além de cereais, leguminosas e vegetais verde-escuros, como couve e espinafre.

Vitamina B2

Conhecida como riboflavina, ela combate os radicais livres presentes no corpo, ajuda na produção de hemoglobina, desacelera o envelhecimento celular e reduz a incidência de problemas no coração. Também pode ser encontrada em produtos de origem animal, como leite e ovos e na soja.

Vitamina B3

Você certamente já ouviu falar no colesterol bom, não é mesmo? Então, saiba que a niacina, ou vitamina B3, é responsável por produzir o HDL. Assim, automaticamente, combate o colesterol ruim, além de ajudar a prevenir diversas doenças.

A vitamina B3 pode ser encontrada em carnes vermelhas, no feijão, no leite, nos ovos e em diversos tipos de vegetais.

Vitamina B5

O ácido panteônico, ou vitamina B5, é fácil de ser encontrado, o que faz com que o consumo desse nutriente seja quase que involuntário. Ele atua na captação de energia dos carboidratos e ajuda na produção de hormônios com funções ligadas ao sexo e outros que beneficiam a pele. As fontes principais são o abacate, os legumes em geral, os ovos e a carne bovina.

Vitamina B6

Conhecida como piridoxina, ela controla o aminoácido homocisteína, que é fundamental para evitar doenças do coração. Ela também é fonte de serotonina, um neurotransmissor ligado ao humor e ao sono. Por isso, traz uma melhora significativa nesses aspectos. Você a encontra nas carnes de frango, em peixes, como atum e salmão, no peru, no queijo, no arroz e na cenoura.

Vitamina B7

A biotina está muito ligada à saúde estética e traz diversos benefícios ao aspecto dos cabelos, das unhas e da pele, além de controlar níveis de glicose. A vitamina B7 é fundamental na dieta de pessoas com diabetes.

Emagrecedor natural redullexPowered by Rock Convert

As principais fontes são os bifes de fígado, as carnes de peixe, porco e frango, além da batata comum e da couve-flor.

Vitamina B9

Conhecida também como ácido fólico, ela é importante para combater a perda de memória, especialmente na chegada da terceira idade. A vitamina B9 também é fundamental para as grávidas, uma vez que ela oferece benefícios ao sistema neurológico do bebê.

Para garantir a ingestão diária adequada, você deve consumir folhas verdes, salmão, vegetais, leite, feijão, beterraba e aspargos.

Vitamina B12

A cobalamina é essencial quando combinada com a vitamina B12, o que ajuda na produção de células vermelhas. Ela é encontrada, basicamente, em produtos de origem animal. Por isso, os veganos e vegetarianos podem precisar de suplementação para não apresentarem deficit. Além das carnes, ela está nos frutos do mar, como mariscos, nos laticínios e nos ovos.

Veja quais alimentos são fontes de vitamina B

Agora que você já conhece os nutrientes desse importante complexo, já sabe como desempenham diversas funções em nosso organismo e, por isso, são essenciais. Eles são encontrados, principalmente, nos produtos de origem animal. No entanto, alguns alimentos do reino dos vegetais, como folhas verde-escuras, castanhas e abacate são ricos em vitamina B. Veja os principais a seguir:

  • carne vermelha;

  • fígado;

  • abacate;

  • espinafre;

  • ovos;

  • feijão;

  • banana;

  • leite;

  • amêndoas;

  • grão-de-bico;

  • salmão;

  • ostras.

Saiba o que a falta de vitamina B pode causar

Como você pôde perceber até aqui, são vários os benefícios da vitamina B para o funcionamento do organismo. A falta dela pode acarretar diversos problemas. Veja o que a deficiência desse nutriente causa:

  • cansaço;

  • depressão;

  • queda de cabelo;

  • anemia;

  • unhas quebradiças;

  • indisposição;

  • doenças de pele, como dermatite;

  • fraqueza muscular;

  • tonturas;

  • falta de ar;

  • dores de cabeça;

  • falta de coordenação motora.

Entenda a suplementação de vitamina B

O não consumo dos alimentos que citamos pode causar deficiências quanto à presença dessas vitaminas no organismo, prejudicando as funções que cada uma delas desempenha. Dessa maneira, pode ser necessária a suplementação, que consiste em repor esses compostos por meio de medicamentos, na sua maioria naturais.

Como boa parte dos nutrientes desse complexo é encontrada em produtos de origem animal, veganos e vegetarianos devem ficar atentos aos níveis de vitamina B no organismo. Se não for possível conseguir o necessário por meio da alimentação, é preciso recorrer à suplementação.

Entretanto, é importante ressaltar que só um médico é capaz de diagnosticar a deficiência quanto às vitaminas do complexo B. Por isso, só ele pode recomendar a necessidade da suplementação para regularizar esse quadro.

Saiba como fazer a suplementação

A suplementação, como já dito acima, precisa ser feita com o acompanhamento de um médico especialista. Isso porque, como outras vitaminas, as do complexo B agem no organismo em conjunto.

Ou seja, em muitos casos, é preciso ingerir uma pequena dose de diferentes tipos desses nutrientes para aproveitar os benefícios da vitamina B. Assim, um exame mais detalhado apontará quais aos componentes do complexo B estão em falta.

A suplementação pode ser feita por via oral ou intravenosa. É possível encontrar suplementos em cápsulas, sachês, pastilhas e gotas.

Ingerir vitamina B em excesso, normalmente, não vai causar grandes problemas ao organismo. Mas é precisa ressaltar que doses altas desse nutriente pode provocar alterações hormonais, a multiplicação celular e o ganho de peso.

Mesmo com a suplementação, é necessário incluir alimentos variados no seu cardápio diário para conseguir a ingestão necessária de vitaminas do complexo B, além de todos os outros nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Esse nutriente é fundamental em diversos momentos para o nosso organismo. Com vários componentes e sua ampla atuação, os benefícios da vitamina B são muitos e o deficit pode ser prejudicial à saúde. Por isso, é importante buscar uma alimentação balanceada e um constante acompanhamento médico.

Se você se interessa por uma alimentação saudável e tem preocupação com a sua saúde, fique por aqui e veja o que são os nutricosméticos e confira 5 benefícios para o seu organismo!

Ossodex fonte de cálcioPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This