Saúde

Entenda os riscos da falta de vitamina D em mulheres

mulher tomando sol para conseguir vitamina D
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Quem nunca ouviu falar que tomar 15 minutos de sol por dia faz bem para a saúde dos ossos? Isso porque os raios solares são necessários para que o organismo faça a síntese de vitamina D, substância responsável pela fixação do cálcio nos ossos.

Contudo, engana-se quem acha que ela tem somente essa função. A falta da vitamina D está relacionada a inúmeras doenças, mas muitas pessoas desconhecem isso.

Neste post vamos falar especificamente sobre os riscos que a carência dessa substância traz para as mulheres. Confira!

O que é a vitamina D e quais são os seus benefícios?

Muitos pesquisadores defendem que a vitamina D seja classificada como hormônio, porque regula as taxas de cálcio e fósforo, atuando nos sistemas cardiovascular e imunológico. Além de prevenir câncer, podemos citar outros benefícios:

  • favorece o equilíbrio corporal;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • ajuda na glicose sanguínea;
  • diminui a pressão arterial;
  • previne o ganho de peso;
  • ajuda a regular a produção de hormônios masculinos e femininos;
  • melhora o raciocínio e memória.

Quais são os riscos da falta da vitamina D para a mulher?

A deficiência de vitamina D pode acarretar uma série de doenças como: hipertensão, asma, esquizofrenia e depressão. Além dessas, vamos destacar outras:

Câncer de mama e de cólon

Quando a vitamina D é suficiente no organismo melhora o sistema imunológico, impedindo o crescimento das células tumorais. Sendo assim, o organismo fica propenso a apresentar tumores, principalmente nas mamas e no cólon quando há deficiência da substância.

Esclerose múltipla e lúpus

A falta de vitamina D favorece o surgimento de doenças autoimunes — quando as células de defesa atacam as células saudáveis do próprio corpo — como a esclerose e o lúpus.

supracorp mulherPowered by Rock Convert

Um estudo de Harvard, nos Estado Unidos, concluiu que sua deficiência aumenta em 50% as chances das mulheres desenvolverem esclerose múltipla.

Osteoporose

A vitamina D é responsável pela absorção e fixação do cálcio nos ossos, por isso taxas insuficientes da substância no organismo podem levar à osteoporose.

A incidência dessa doença é maior nas mulheres no climatério e menopausa, já que a diminuição do estrogênio — também responsável por fixar o cálcio nos ossos — prejudica a massa óssea, tornando-a frágil e propensa às fraturas.

Como garantir a quantidade necessária?

Tomar 15 minutos de sol pela manhã ou à tarde é essencial para a síntese dessa vitamina. Vale lembrar que é importante que seja sem protetor solar e expondo a pele aos raios solares.

Além disso, alimentos como ovos, fígado de peixe e óleo de fígado de bacalhau são fontes de vitamina D, no entanto, isso serve para prevenir a deficiência dela. Quando seus níveis no organismo já estão abaixo do recomendado, deve-se fazer o uso de suplemento vitamínico — sempre com prescrição do médico ou nutricionista.

Como vimos, a falta de vitamina D traz sérios riscos à saúde da mulher, sendo essencial para várias funções do organismo e, sobretudo, para a prevenção de doenças sérias como o câncer de mama. Dessa forma, para manter as taxas de vitamina D dentro do recomendado é necessário tomar alguns cuidados no dia a dia, como a exposição ao sol e o uso de suplementos vitamínicos.

Ficou interessada e não sabe onde encontrar o suplemento de vitamina D? Entre em contato conosco (17)33430677 que vamos ajudar você!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This