Saúde

Entenda o que é e como tratar o hipotireoidismo

mulher sentindo hipotireoidismo
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

A tireoide é uma glândula muito importante para o funcionamento do organismo. Seus hormônios, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), exercem um papel importante na estimulação do metabolismo e problemas sérios podem acontecer se ela falhar. Nesses casos, é preciso saber como tratar o hipotireoidismo.

No post de hoje, vamos explicar para você como essa doença acontece, quais são os seus principais sintomas e o tratamento. Continue conosco e descubra como proteger a sua saúde desse problema. Vamos lá?

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo trata-se da queda da produção dos hormônios da tireoide, o T3 e o T4. Esse é o distúrbio mais comum na glândula e seus efeitos refletem em todo o organismo, especialmente na velocidade do metabolismo.

Uma das principais causas desse problema, em crianças, adolescentes e adultos, é a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune na qual as células de defesa desenvolvem anticorpos que atacam a própria tireoide.

Quais os sintomas dessa doença?

Os sintomas do hipotireoidismo variam conforme a gravidade de cada caso. Na grande maioria dos pacientes, as manifestações se desenvolvem lentamente, levando anos para aparecer.

Quando as alterações no metabolismo ficam mais evidentes e o indivíduo procura auxílio médico, o hipotireoidismo já está instalado e precisa de tratamento para controlar os sintomas. Entre eles:

Powered by Rock Convert
  • cansaço, fraqueza e fala lenta;
  • sonolência;
  • alterações no humor;
  • perda da memória;
  • ganho de peso e inchaço;
  • prisão de ventre;
  • pele seca;
  • unhas e cabelos fracos e quebradiços;
  • sensação de frio;
  • pés e mãos geladas;
  • bócio, que é o aumento da tireoide até se tornar visível. 

Além disso, o déficit nos hormônios T3 e T4 diminui a capacidade de bombeamento de sangue pelo coração, que pode sofrer com uma insuficiência cardíaca. Os rins também podem ser afetados e deixam de filtrar o sangue adequadamente. Um quadro de anemia também pode ser desenvolver.

Nas crianças, o hipotireoidismo prejudica o crescimento e pode até provocar uma deficiência intelectual. O teste do pezinho, feito em até 48 horas após o parto, consegue detectar o funcionamento inadequado dessa glândula. Assim, o quadro pode ser tratado antes que resulte em danos irreversíveis aos pequenos.

Como tratar hipotireoidismo? 

O tratamento do hipotireoidismo é feito por meio da reposição sintética do hormônio T4. No organismo, essa molécula é convertida em T3, que age com maior potência nas células. 

A dose varia de acordo com o grau de desequilíbrio da tireoide de cada pessoa. O medicamento deve ser tomado todos os dias, em jejum, meia hora antes do café da manhã, para que seja absorvido adequadamente e produza seus efeitos da forma esperada.

O hipotireoidismo não tem cura e o tratamento deve ser feito por toda a vida. Assim, é possível ficar livre dos seus sintomas e ter uma rotina normal.

Gostou de descobrir como tratar hipotireoidismo? Se você desconfia que está com esse problema, não deixe de procurar um médico endocrinologista para fazer os exames laboratoriais adequados para identificá-lo e, assim, começar o tratamento quanto antes!

Precisa comprar os seus medicamentos? Entre em contato conosco e garanta os melhores preços. Aproveite! 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This