Saúde

Entenda o que é desidratação e saiba como tratar!

Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Com a intensificação do calor, principalmente nos últimos anos, a quantidade de pessoas que sofrem com a desidratação tem crescido muito. Mas, afinal, você sabe o que é desidratação?

Ela ocorre quando o corpo perde líquidos e sais minerais em excesso. Normalmente, o organismo perde até 2,5 litros de água por dia, mas, no verão, isso tende a aumentar. Desse modo, ela acontece principalmente quando a água não é reposta adequadamente. 

Seus principais sintomas são: sede, boca seca, olhos ressecados, e muito tempo sem urinar. Assim, ao senti-los, é fundamental que comece a tratar o problema com as dicas que daremos a seguir. Confira!

Beba bastante água

Não importa se você está com sede ou não, é importante beber água sempre! O recomendado é que se consuma pelo menos 2 litros de água por dia para garantir um corpo hidratado — especialmente para os idosos.

Mas, não se esqueça: tudo em excesso faz mal. Por isso, tome cuidado para não exagerar, visto que isso pode desequilibrar os sais minerais de seu corpo. O ideal é sempre manter a água por perto e, de preferência, evitar ficar com cede por muito tempo. 

Coma frutas e verduras com água

Não é só com água que é possível se hidratar, sabia? Algumas frutas e verduras são ótimas fontes de líquidos para o corpo, e podem ajudar a equilibrar o volume de água em seu organismo.

Por isso, abuse de frutas como a melancia e melão. Já o consumo de legumes para esse fim, os melhores são o chuchu, rabanete e nabo.

supracorp mulherPowered by Rock Convert

Use roupas leves

Roupas mais leves permitem que a pele respire melhor, que você transpire menos e, consequentemente, perca menos líquidos. Por conta disso, no verão é recomendado o uso de tecidos naturais, como o algodão, a seda e o linho.

Outra dica importante, também ligada às roupas, está nas cores. Os tons mais escuros tendem a reter o calor com mais eficiência. Portanto, opte por peças mais claras e arejadas — isso também ajudará você a se sentir mais à vontade durante os dias mais quentes.

Beba água de coco

A água de coco é um dos mais eficientes hidratantes naturais que existem, sendo rica em eletrólitos, além de ter diversos benefícios para a saúde. Ela pode ser consumida ao longo do dia, ou usada como uma bebida isotônica durante a prática de exercícios físicos.

Você também pode fazer sucos e outros tipos de bebidas com a água de coco, o que pode deixa-la ainda mais saborosa. 

Faça soro caseiro

Se a situação já estiver complicada e você apresentar mais de um dos sintomas, o soro caseiro é a alternativa mais rápida e certa para recuperar o equilíbrio do organismo. A receita é bem simples, e pode ser feita com itens que normalmente se tem em casa.

Basta pegar um copo de água filtrada, ou fervida, e adicionar uma medida rasa de uma colher de sopa de sal e duas de açúcar, mexer bem, e pronto! 

Agora ficou mais claro o que é desidratação e como evitar que esse problema aconteça? Então aproveite nossas dicas e faça com que elas sejam parte da rotina do seu dia a dia. Assim você se mantém prevenido sempre!

Que tal aproveitar a oportunidade e dar uma olhada nos principais cuidados que devem ser tidos com a pele? Dessa forma, além de saudável, você garante que ela esteja bonita e sedosa durante o ano todo!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This