Saúde

Entenda o que a falta de cálcio pode causar no organismo

pessoa depressiva por causa da falta de cálcio
Escrito por Rodrigo Fávaro

O cálcio é um dos principais sais minerais encontrados no nosso organismo, desempenhando papéis fundamentais para a sua manutenção e sobrevivência. Por esse motivo, a falta de cálcio é muito prejudicial à sua saúde e pode provocar diversos sintomas.

Quer saber tudo sobre esse mineral e quais são os reflexos da baixa concentração dele no seu corpo? Continue a leitura e descubra!

Principais funções do cálcio

O cálcio desempenha diversas funções importantes no organismo. Veja:

  • é um dos elementos em maior quantidade nos ossos e dentes, tornando-os rígidos e aptos para dar estrutura ao corpo e fazer a mastigação dos alimentos, respectivamente;
  • é fundamental para o equilíbrio e a manutenção do pH sanguíneo, o qual apresenta uma faixa muito estreita e que não pode variar bruscamente;
  • é indispensável para a realização das contrações musculares e impulsos nervosos, os quais são muito prejudicados pelas concentrações abaixo do ideal.

Assim, a falta de cálcio no organismo resulta em problemas em todos os sistemas com os quais ele está envolvido (que não são poucos), desencadeando alguns sintomas característicos.

Principais sintomas da falta de cálcio

Está desconfiado de que os seus níveis de cálcio estão abaixo do adequado? Confira, a seguir, os principais sintomas da deficiência desse mineral:

Falta de memória

Em razão de o cálcio ser um dos participantes fundamentais para a geração e a condução dos impulsos nervosos, os baixos níveis desse mineral afetam diretamente a memória de uma pessoa.

Portanto, se você anda um pouco esquecido, o que não ocorre apenas na velhice, como muitos pensam, a falta de cálcio pode ser a causa.

Espasmos musculares

Envolvido com as contrações musculares, a falta de cálcio provoca espasmos desagradáveis, assim como as terríveis câimbras, que podem afetar até a sua movimentação normal.

Ossos frágeis e quebradiços

Fornecendo a dureza essencial aos ossos, a queda dos níveis de cálcio do organismo resulta, primeiramente, no direcionamento dos estoques desse mineral dos ossos para o sangue, a fim de manter o seu pH.

Com o tempo, o esqueleto vai ficando cada vez mais fino e fácil de fraturar, sendo que uma batida leve pode gerar uma lesão séria, o que não ocorreria em pessoas com níveis de cálcio adequados.

Depressão

Por afetar toda a conexão cerebral e, consequentemente, a liberação de neurotransmissores (substâncias fundamentais para a manutenção de alguns sentimentos, como o prazer e a felicidade), a falta de cálcio pode levar ao desenvolvimento da depressão.

A falta desse mineral gera problemas nas mais diversas partes do organismo. É indispensável, então, mantê-lo em níveis adequados, que são alcançados com algo em torno de 1.000 mg por dia.

Fontes de cálcio

O cálcio é um mineral encontrado em quantidades elevadas em alguns alimentos muito acessíveis, como o leite e seus derivados, o brócolis e a couve. Assim, basta alimentar-se corretamente para conservá-lo em níveis adequados para o bom funcionamento do seu corpo.

Entretanto, se apenas a alimentação não estiver sendo o suficiente, você pode optar ainda por repor esse sal mineral com o uso de suplementos que o contenham, os quais aumentarão os níveis desse elemento tão importante.

A falta de cálcio, portanto, é um risco para a sua saúde. Quer evitar essa situação? Então, experimente utilizar um suplemento! Entre em contato conosco e obtenha um produto de qualidade e que suprirá as necessidades do seu organismo! Vamos lá!

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This