Saúde

Entenda o que a falta de cálcio pode causar no organismo

pessoa depressiva por causa da falta de cálcio
Escrito por Rodrigo Fávaro
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A falta de cálcio é muito prejudicial à saúde e pode provocar diversos sintomas. Isso porque trata-se de um dos principais sais minerais encontrados em nosso organismo, desempenhando papéis fundamentais para a sua manutenção e sobrevivência. 

Quer saber tudo sobre esse mineral e quais são os reflexos da baixa concentração dele no seu corpo? Então, continue a leitura e descubra!

Principais funções do cálcio

Como dissemos, o cálcio desempenha diversas funções importantes no organismo. Veja:

  • é um dos elementos em maior quantidade nos ossos e dentes, tornando-os rígidos e aptos para dar estrutura ao corpo e fazer a mastigação dos alimentos, respectivamente;

  • é fundamental para o equilíbrio e a manutenção do pH sanguíneo, o qual apresenta uma faixa muito estreita e que não pode variar bruscamente;

  • é indispensável para a realização das contrações musculares e impulsos nervosos, os quais são muito prejudicados pelas concentrações abaixo do ideal.

Assim, a falta de cálcio no organismo resulta em problemas em todos os sistemas com os quais ele está envolvido (que não são poucos), desencadeando alguns sintomas característicos.

Sintomas mais comuns da falta de cálcio

Está desconfiado de que os seus níveis de cálcio estão abaixo do adequado? Confira, a seguir, os principais sintomas da deficiência desse mineral.

Falta de memória

Em razão de o cálcio ser um dos participantes fundamentais para a geração e a condução dos impulsos nervosos, os baixos níveis desse mineral afetam diretamente a memória de uma pessoa. Portanto, se você anda um pouco esquecido — o que não ocorre apenas na velhice, como muitos pensam —, a falta de cálcio pode ser a causa.

Espasmos musculares

Envolvido com as contrações musculares, a falta de cálcio provoca espasmos desagradáveis, assim como as terríveis câimbras, que podem afetar até a sua movimentação normal.

Ossos frágeis e quebradiços

Fornecendo a dureza essencial aos ossos, a queda dos níveis de cálcio do organismo resulta, primeiramente, no direcionamento dos estoques desse mineral dos ossos para o sangue, a fim de manter o seu pH.

Com o tempo, o esqueleto vai ficando cada vez mais fino e fácil de fraturar, sendo que uma batida leve pode gerar uma lesão séria, o que não ocorreria em pessoas com níveis de cálcio adequados.

Depressão

Por afetar toda a conexão cerebral e, consequentemente, a liberação de neurotransmissores (substâncias fundamentais para a manutenção de alguns sentimentos, como o prazer e a felicidade), a falta de cálcio pode levar ao desenvolvimento da depressão.

A falta desse mineral gera problemas nas mais diversas partes do organismo. É indispensável, então, mantê-lo em níveis adequados, que são alcançados com algo em torno de 1.000 mg por dia.

Malefícios da falta de cálcio

Além dos sintomas, a deficiência de cálcio pode provocar uma série de consequências. Conheça as principais! 

Insônia

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Tóquio, o cálcio tem participação direta nas ondas cerebrais que atuam enquanto estamos dormindo. Nesse sentido, a falta do mineral resulta em um sono mais curto e na dificuldade para dormir.

Problemas dentários

A maior parte do cálcio do organismo está presente nos dentes e ossos, sendo responsável pela resistência dessas estruturas. Dessa forma, quando esse nutriente se encontra em quantidades insuficientes, aumentam as chances de problemas dentários como a cárie, sensibilidade e fraturas, o que contribui para uma futura perda dentária.

Irritabilidade

A hipocalcemia torna a transmissão dos impulsos nervosos irregular. Com isso, ocorre um aumento do estresse e da irritabilidade, além de uma piora nos sintomas da TPM.

Batimentos cardíacos irregulares

Para bater em ritmo normal, o coração precisa contrair e relaxar regularmente. O cálcio participa ativamente do mecanismo de contração e relaxamento cardíaco, e sua deficiência pode afetar o batimento ritmado desse órgão.

Queda de cabelo

A saúde dos cabelos também é influenciada pelas taxas de cálcio. Na ausência ou insuficiência desse mineral, os fios ficam mais finos e quebradiços, pois as proteínas capilares não se formam de maneira adequada.

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Obesidade

Em situações que há deficiência de cálcio, o mineral fica acumulado no interior das células, fator que leva à resistência de insulina, aumento da produção de gordura, inibição da sua queima e, consequentemente, o ganho de peso.

Fontes de cálcio

O cálcio é um mineral encontrado em quantidades elevadas em alguns alimentos muito acessíveis, como o leite e seus derivados, o brócolis e a couve. Assim, basta alimentar-se corretamente para conservá-lo em níveis adequados para o bom funcionamento do seu corpo.

Entretanto, se apenas a alimentação não estiver sendo o suficiente, você pode optar ainda por fazer a reposição com o uso de suplementos, os quais aumentarão os níveis desse elemento tão importante.

Suplementação de cálcio por meio da alimentação

Para repor o cálcio ou evitar sua deficiência no organismo, a adoção de uma dieta rica em boas fontes desse mineral é indispensável. Por esse motivo, separamos abaixo algumas dicas que ajudarão você a ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Acompanhe!

  • coma regularmente vegetais de cor verde;

  • inclua um copo de leite no seu café da manhã;

  • escolha frutas como manga, kiwi, ameixa seca e laranja para sobremesa;

  • coloque queijo provolone nas saladas e torradas;

  • consuma iogurte natural com granola.

Vale ressaltar que alimentos como café preto, refrigerante, chocolate, carnes gordurosas etc., impedem a absorção do cálcio e, por isso, deixá-los fora da rotina alimentar é a melhor opção.

Formas de melhorar a absorção do cálcio

Veja, a seguir, como é possível potencializar a absorção do cálcio no dia a dia!

Exponha-se ao sol

A exposição ao sol diariamente, durante 20 minutos e sem protetor solar, ajuda na manutenção da vitamina D, um importante nutriente que consegue fixar o cálcio nos ossos e aprimora a sua absorção. Caso a luz solar não seja suficiente, pode-se recorrer à suplementação.

Aumente a quantidade de fibras na sua dieta

Um cardápio diversificado e com boas quantias de fibras, além de controlar o colesterol e ajudar na proliferação de bactérias benéficas, aumenta o período de absorção dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Reduza o consumo de sal

Alimentos com alto teor de sódio podem fazer com que o cálcio seja eliminado aos poucos na urina e provoque a hipocalcemia. Logo, o ideal é diminuir ao máximo a ingestão de sal e buscar outros temperos mais saudáveis. 

A falta de cálcio, portanto, é um risco para a sua saúde. Desse modo, não deixe de monitorar os níveis desse mineral no seu corpo e sempre busque a orientação de um profissional.

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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