Qualidade de Vida

Entenda a importância da família na qualidade de vida

Familia estudando junto
Escrito por Rodrigo Fávaro

Bons costumes e hábitos saudáveis para o corpo e a mente são fundamentais para qualquer pessoa. A qualidade de vida depende muito dos cuidados pessoais e também de uma base emocional sólida, algo que só a família pode proporcionar.

Para isso, é necessário passar um momento com essas pessoas e manter um bom relacionamento, tudo isso com base em muita atenção, compreensão, comprometimento e esforços. A união é capaz de fazer com que a família seja cada dia mais feliz, o que é importante para a vida de cada membro desse círculo.

A família tem grande influência na qualidade de vida e você saberá o porquê! O post a seguir trará tudo sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais.

Qual é o conceito de qualidade de vida?

Esse termo pode ser entendido como o nível de qualidade de tudo que está englobado na vida de cada ser humano.

Dentro desse conceito, podemos considerar fatores como satisfação pessoal, profissional, conforto e também boas relações interpessoais, sejam elas amorosas ou familiares.

A qualidade de vida depende do fato de todos esses elementos, ou alguns deles, estarem unidos, resultando em um nível de satisfação alto para cada uma das pessoas envolvidas.

Por vezes, o conceito acaba muito ligado à questão financeira e aos bens materiais, o que configura um alto padrão de vida, mas não necessariamente significa qualidade de vida propriamente dita.

Esse conceito não está somente ligado à parte financeira. A família é um dos elementos mais importantes para a satisfação pessoal.

Qual é a importância da família na qualidade de vida?

A importância da família na vida de cada pessoa é praticamente um consenso dentro da sociedade. Filhos, companheiros e parentes queridos podem ser as motivações para a busca por novas oportunidades e também para se manter firme, mesmo com todas as dificuldades que o mundo moderno apresenta.

As mudanças da sociedade têm grande influência nas famílias e a compreensão precisa reger as decisões e os diálogos. A relação entre pais e filhos, por exemplo, precisa ser de muita proximidade.

Maridos e esposas precisam também ter respeito e companheirismo diante de todas as situações, principalmente para dar exemplo aos mais novos.

Quais são as influências positivas?

A harmonia dentro do lar e o bom relacionamento com as pessoas que nela vivem é fundamental para que cada um consiga cumprir com suas obrigações. Isso melhora quando cada membro sabe que encontrará em casa um clima de amor, respeito e amizade.

A felicidade e a tranquilidade estão diretamente ligadas a um ambiente familiar direcionado por união e pessoas que se amam e se respeitam. Entretanto, quando isso falta, as consequências podem ser grandes e negativas.

Quais são as influências negativas?

Como sair de casa sabendo que, ao chegar, encontrará um clima ruim, ou um ambiente onde as individualidades prevaleçam? A qualidade de vida fica muito prejudicada quando a família está desalinhada ou tem problemas de relacionamento.

Nada substitui a sensação de segurança que uma família tem quando tudo está bem. A perda disso traz problemas que se manifestam em todas as esferas da vida, ainda que essas pessoas não convivam juntas no mesmo lar.

Carregar diariamente o peso de um relacionamento familiar instável, desarmonioso ou com brigas pode prejudicar o desempenho no trabalho, nos estudos e em qualquer outra esfera social, tornando as pessoas inseguras e, principalmente, infelizes, com a qualidade de vida prejudicada.

O que fazer para ter qualidade de vida em família?

Buscar novas atitudes é fundamental para atingir bons níveis de qualidade de vida. Alguns hábitos são muito importantes para manter a felicidade pessoal e familiar. É importante também estar bem no aspecto individual para, assim, poder oferecer o melhor para a sua família.

Cada membro precisa estar bem consigo mesmo, feliz e realizado, para poder oferecer aos seus familiares o amor, a atenção, o carinho e o respeito necessários para que haja união.

Vamos saber melhor, a seguir, quais hábitos são fundamentais para atingir a qualidade de vida individual.

Cuide da saúde mental e física

Para oferecer o melhor às pessoas que se ama, é importante buscar o melhor para si próprio. A saúde física pode ser atingida com uma alimentação regrada, prática de atividades físicas, se livrando de hábitos nocivos, abrindo mão de vícios e visitando constantemente profissionais médicos.

A saúde mental se atinge com muito equilíbrio entre os compromissos, sempre buscando momentos para desestressar, seja passando-os com pessoas queridas ou individualmente, se divertindo por meio de hobbies ou atividades agradáveis.

Esteja envolvido com coisas que ama

Todos temos obrigações, mas é importante que, até nesses momentos, estejamos felizes, satisfeitos e fazendo o que gostamos. Um emprego, por exemplo, pode ser muito estressante e frustrante, causando até mesmo doenças. Se esse é seu caso, talvez seja hora de buscar novos ares.

O mesmo acontece em outras áreas da vida. Não se pode viver uma vida infeliz, sem atividades ou pessoas que amamos. Oferecer o melhor para a sua família só será possível quando se atingir a felicidade pessoal.

Organize seu lar

Um lar organizado e limpo pode fazer muita diferença! Chegar cansado das obrigações diárias e encontrar uma casa suja e bagunçada pode ser desmotivante e estressante para qualquer membro da família.

É importante que cada um tenha suas obrigações para manter a organização do lar. Pais e mães devem delegar obrigações e todos precisam cumpri-las em prol do objetivo.

Dialogue para solucionar questões

O diálogo é uma ferramenta fundamental para o relacionamento interpessoal e isso se potencializa ainda mais quando se trata de família. Qualquer problema, chateação e assunto mais delicado deve ser resolvido com muita conversa.

O diálogo é a forma mais adequada de chegar a um acordo ou resolver algum problema. Pais e mães devem estar dispostos a ouvir, assim como falar. O mesmo deve acontecer com o casal, afinal, o relacionamento também pode ter momentos difíceis.

Respeite a individualidade de cada familiar

Respeitar é uma das muitas formas de amar e, principalmente, manter um bom relacionamento familiar. É importante entender que cada membro tem suas preferências e seu modo de ser. Quando há essa compreensão e a prática do respeito, é muito mais fácil atingir a convivência harmoniosa e amorosa.

Demonstre carinho e afeto

As demonstrações de amor devem ser sempre estimuladas dentro de um ambiente familiar. Um abraço, um afago e muitas outras atitudes aproximam os membros e transmitem confiança e bons sentimentos por meio de atitudes concretas.

O amor é o que deve estar sempre presente em uma família, e para que ela sinta essa união e harmonia, é necessário se manifestar sempre que sentir vontade. Os atos, muitas vezes, transmitem muito mais do que as palavras, e isso é insubstituível dentro da família.

A qualidade de vida pode ser atingida com a junção de todos esses fatores, mas especialmente com a presença da figura de uma família estruturada. Gostou de saber mais sobre o assunto? Curta nossa página no Facebook para acompanhar nossos serviços e ter acesso a mais conteúdos como este!

pomada canela de velhoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This