Saúde

Dores no calcanhar? Veja alguns motivos para essa dor!

mulher com dor no calcanhar
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Estrutura que dá suporte ao nosso corpo, o calcanhar é composto pelo osso calcâneo e tendões que fazem a ligação com os músculos, os quais aguentam uma quantidade muito grande de peso e impacto, todos os dias de nossas vidas. Justamente por isso, as dores no calcanhar acontecem com frequência.

Existe uma série de fatores que causam problemas na região e impedem que essa estrutura desempenhe suas funções da forma correta. Ou seja, além das dores, problemas no calcanhar também provocam dificuldades para caminhar, correr e até mesmo ficar em pé. 

Quer descobrir que fatores são esses? Então continue a leitura! Hoje separamos quais são os principais motivos que desencadeiam dores no calcanhar e o que é preciso fazer para solucioná-los. Acompanhe!

Alterações biomecânicas

Algumas pessoas apresentam alterações na estrutura do pé ou na pisada, o que é definido por características genéticas ou adquirido ao longo da vida. O pé plano, também conhecido como pé chato, é um desses exemplos, o qual pode causar dores no calcanhar. 

Isso acontece porque as modificações no formato dos pés ou na pisada prejudicam o apoio dessa estrutura no chão, o que pode acabar em sobrecarrega na articulação e nos ossos, gerando lesões e, consequentemente, dor. 

Para solucionar esse problema, é preciso procurar ajuda médica para receber as orientações corretas. Em alguns casos, só exercícios de correção postural, uso de órteses e palmilhas já podem funcionar. Em outros, no entanto, pode ser preciso passar por uma cirurgia ortopédica para corrigir as alterações.

Fascite plantar

A fascite trata-se de uma inflamação no tecido que reveste toda a planta do pé, chamado de fáscia plantar. Esse problema costuma ser causado por lesões ou traumas repetitivos nesse tecido, o qual é bem fibroso, firme e sustenta o arco plantar em pé. 

Powered by Rock Convert

Além disso, essa condição também pode ter como causa o esporão do calcanhar, excesso de peso corporal, utilização tênis inadequados durante os exercícios físicos e até o ato de ficar em pé por períodos muito extensos.

A inflamação provoca uma dor muito característica, logo abaixo do calcanhar, que piora nas primeiras horas da manhã ou ao começar a andar, e melhora logo depois dos primeiros passos. Outros sinais do problema incluem inchaço no local, dificuldades para caminhar e de colocar calçados. 

Para prevenir a fascite plantar e amenizar os seus sintomas é preciso fazer alongamentos da panturrilha e da planta do pé, assim como exercícios de fortalecimento para a região. Além disso, o tratamento também inclui o uso de calçados com palmilhas, talas para dormir e infiltração com corticosteroides.

Esporão do calcâneo

Pequena projeção fibrosa no osso do calcanhar, o esporão de calcâneo acontece devido à pressão e sobrecarga intensa sobre a planta dos pés por longos períodos de tempo, por isso é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos, com excesso de peso, que utilizam calçados inadequados ou que são praticantes de corrida. 

Quem sofre com o problema sente dores fortes no calcanhar, principalmente pela manhã, ao se levantar, e ao colocar os pés no chão. A inflamação provocada nos tecidos pode se estender para outras regiões do pé e está associada também ao desenvolvimento de fascite plantar. 

Nesse caso, o tratamento prescrito pelo médico inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios, muito repouso e aplicação de gelo no local. A cirurgia para retirada do esporão é feita apenas em pacientes que as medidas citadas anteriormente não são suficientes para amenizar a dor.

Gostou de descobrir quais são os principais motivos que geram dores no calcanhar? Agora, não deixe de procurar ajuda médica para receber um diagnóstico e o tratamento adequado para o seu caso. Essa é a maneira mais segura e eficiente de colocar um ponto final na dor.

Deixe um comentário no post contando a sua experiência. Até a próxima! 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This