Qualidade de Vida

Descubra como não deixar as picadas de insetos estragarem suas férias

home passando repelente
Escrito por Rodrigo Fávaro

Sabe aquele barulho de pernilongo desagradável na hora de dormir? E aquela mosca voando sobre a comida? Tudo isso pode atrapalhar suas férias e da sua família, não é verdade? Contudo, as picadas de insetos são mais problemáticas do que isso.

Doenças como febre amarela, dengue e Zica são causadas pelas picadas e podem comprometer aquele tão sonhado momento de descanso. Por isso, é preciso tomar medidas sempre que possível, principalmente se você for visitar regiões mais próximas de rios, lagos, bueiros ou valões.

Quer saber como se prevenir? É só continuar a leitura e conferir as dicas que separamos para você!

Aposte em inseticidas

Por mais clichê que seja essa dica, ela é importante. Os inseticidas, em suas várias formas de apresentação, ajudam a matar os insetos do ambiente e prevenir sua invasão domiciliar. Eles também são ótimos aliados nas atividades em que o contato com a natureza é maior.

Porém, se você não gosta dos produtos comercializados porque tem receio de que eles causem mal à sua saúde, não se preocupe. Os repelentes também são bastante eficientes e auxiliam no combate aos insetos — alguns, inclusive, possuem até propriedades hidratantes!

Coma alho cru

Achou estranho? Pois saiba que o alho oferece vários benefícios para o organismo, entre eles a proteção contra mosquitos. Esse método natural fará o corpo eliminar um odor que normalmente não é sentido pelas pessoas, mas ajuda a afastar os insetos.

Se você vai acampar, fazer trilhas ou viajar para locais com maior propensão ao risco da picada, não deixe de comer alho cru. O consumo ideal deve ser de um dente por dia, por, pelo menos, 10 dias antes das férias.

Use telas nas portas e janelas

Se suas férias serão dentro de casa, também é preciso se prevenir. Impedir que os insetos entrem em sua residência pode ser mais fácil do que tentar matá-los depois, principalmente porque alguns produtos prejudicam a saúde.

Porém, fique uma ressalva. Tome cuidado ao entrar e sair de casa, pois é nesse momento que sua estratégia pode ir por água abaixo.

Invista em uma raquete mata-mosquito

As raquetes eletrônicas são baratinhas e costumam ser uma boa distração para as crianças. Elas eliminam os mosquitos mais perceptíveis dentro da sua casa ou barraca de acampamento.

Mas ela não deve ser a única forma de combate. As raquetes devem funcionar como auxiliares. Afinal, você não vai querer gastar suas férias olhando para o ar na esperança de encontrar um inseto, não é verdade?

Fique atento às medidas rotineiras

Se você for viajar, é importante ficar atento às condições do hotel em que vai se hospedar e das regiões a serem visitadas. É melhor garantir um bom local com antecedência do que ficar se estressando depois.

Caso seu descanso seja em casa, aproveite para fazer um check-up em sua residência. Mantenha os reservatórios de água tampados ou cobertos com tela, elimine as águas empoçadas, limpe com frequência a vasilha de água dos animais domésticos, trate a piscina com cloro e evite deixar alimentos descobertos. 

Como visto, as dicas completam umas às outras, e é possível recorrer a mais de uma para evitar as picadas de insetos. O importante é garantir a sua saúde e da sua família enquanto desfruta das merecidas férias.

Agora que você já sabe como se prevenir contra os ataques dos insetos, que tal continuar cuidando da sua família com dicas sobre a saúde do seu bebê? Conheça as 5 doenças mais comuns e entenda como tratá-las.

pomada canela de velhoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This