Saúde

Cuidados com os filhos: 5 dicas de prevenção de doenças

Mãe abraçando o filho
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

O inverno chegou e a última coisa que você quer é ver o seu filho doente, não é mesmo? O tempo seco e a queda da temperatura são fatores que tornam essa época do ano mais propensa ao desenvolvimento de doenças, principalmente nas crianças, o que exige maiores cuidados com os filhos.

Com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, os pequenos são comumente acometidos por doenças respiratórias, desde um simples resfriado ou uma virose até problemas mais graves como a bronquite. Nessa época, também é necessário tomar cuidado com a conjuntivite, aquela inflamação desagradável e dolorida na conjuntiva (membrana que reveste a parte interna da pálpebra e a parte externa do globo ocular).

Por isso, todo pai e toda mãe devem atentar para alguns cuidados com os filhos. Pensando nisso, separamos 5 dicas preciosas para prevenir as doenças nas crianças!

1. Alimentar-se bem

Uma alimentação saudável e variada, rica em frutas, legumes e verduras, é fundamental para que a criança cresça com saúde e desenvolva um forte sistema imunológico.

No caso do bebê, durante seus primeiros seis meses de vida, é imprescindível receber o aleitamento materno, um mecanismo natural de prevenção de doenças.

O clima seco também exige que se beba bastante líquido. Uma boa pedida são os sucos naturais de laranja, morango, acerola, entre outros, que contêm vitaminas e minerais que atuam na prevenção de gripe e resfriados. A água também é um recurso poderoso, que melhora a respiração e evita a desidratação.

2. Evitar ambientes fechados

No inverno é comum evitarmos abrir janelas e portas, mas isso contribui fortemente para a proliferação de doenças. Por isso, é importante manter o ambiente arejado e, no frio, deixar ao menos uma fresta para que o ar circule.

Além de arejados, é importante manter a casa e o quarto das crianças limpos e livres do acúmulo de pó e ácaros, que são grandes responsáveis por problemas respiratórios, como a alergia.

supracorp mulherPowered by Rock Convert

Outra dica é deixar seu filho brincar ao ar livre, o que permite a troca saudável de ar nos pulmões.

3. Manter a higiene

O simples hábito de manter a higiene previne muitas doenças infectocontagiosas, que são facilmente transmitidas pelo contato. Cobrir a boca ao espirrar ou tossir, manter as mãos higienizadas e utilizar géis antissépticos, por exemplo, previnem a proliferação de vírus e bactérias.

Se alguém da família, pais ou irmãos estiverem gripados ou resfriados, uma dica é usar máscaras, facilmente encontradas nas farmácias, para evitar a transmissão de vírus, principalmente aos bebês.

É importante também ensinar as crianças a lavarem bem as mãos e a não coçar os olhos, o que ajuda a prevenir a conjuntivite, doença mais comum durante o tempo seco.

4. Manter a vacinação em dia

As vacinas ajudam o organismo a criar anticorpos e, assim, evitam diversas doenças infantis. Por isso, é importante manter a carteirinha de vacinação do seu filho em dia.

A gripe é uma das doenças de maior incidência na época do inverno. Para prevenir a doença e reduzir seus sintomas, a vacina contra a gripe é disponibilizada nos postos de saúde. As crianças fazem parte do grupo de risco e devem tomá-la todos os anos.

5. Umidificar o ambiente

Tosse, alergias respiratórias, nariz ressecado, com secreções ou sangramento são problemas comuns nessa época de clima seco. Para que seu filho não sofra desses males, uma boa dica é umidificar o ambiente. Pode-se utilizar umidificadores, ou nebulizadores ou, ainda, na falta desses, espalhar bacias com água e toalhas molhadas pela casa para aumentar a umidade do ar.

O clima seco e as baixas temperaturas muitas doenças podem acometer as crianças, mas com algumas ações simples, é possível proteger os pequenos e combater os males do inverno.

Gostou das nossas dicas de cuidados com os filhos? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas, que vão ajudar você a manter sua saúde e da sua família!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This