Estética

Cuidados com a barba: 4 dicas para deixá-la impecável

homem fazendo a barba
Escrito por Rodrigo Fávaro

Quer deixar os pelos do rosto crescer? Saiba que os cuidados com a barba são ideias para conseguir esse objetivo de uma maneira saudável, garantindo a saúde da pele do rosto e a higiene e hidratação dos fios, mantendo assim uma barba bonita.

Para que ela esteja impecável, é preciso dedicar tempo, mantendo uma rotina de limpeza, nutrição e de visitas ao barbeiro. Neste post, você vai conferir 4 dicas para ter uma barba de verdade, aliando beleza e saúde. Confira!

1. Visite um barbeiro regularmente

Por mais que você dê conta de fazer sua barba em casa, nada se compara aos cuidados de um barbeiro profissional. Ele tem a técnica necessária, além das ferramentas, para dar o design que você quiser à barba.

Sendo assim, é fundamental que você vá renovar o corte da barba pelo menos a cada 15 dias. Assim, o barbeiro pode cuidar do acabamento das linhas laterais, do maxilar e do pescoço, além de aparar o volume. Mesmo que ela cresça um pouco até você retornar, não vai perder o formato.

Entre esse intervalo de 15 dias você pode usar uma tesoura para aparar o bigode e algumas outras áreas em que sinta a necessidade. Só tome cuidado para não se empolgar e errar, pois aí pode ser difícil para o barbeiro reparar alguma falha.

2. Use um balm para a barba

balm é um produto específico para a barba, funcionando como uma espécie de loção. O uso dele deve ser acontecer pelo menos uma vez ao dia, ajudando os fios a se manterem macios, nutridos e livres de irritação ou de coceiras.

Outra função importante desse produto vem da sua capacidade de acalmar e assentar os fios. Assim, você consegue deixar a barba mais controlada ao finalizar o visual. Ele também permite modelar os fios, deixando-os mais macios para o penteado.

Além disso, o balm tem um cheiro muito agradável e transmite isso para a sua barba. Ele cria uma camada protetora e leve, que protege os fios das impurezas e da exposição ao calor e ao vento. Use-o pela manhã ou sempre antes de sair!

3. Lave com um shampoo específico

Da mesma forma que você precisa lavar os cabelos, escovar os dentes e tomar banho, é preciso ter cuidados com a barba. A higiene é uma questão fundamental e, para lavar os fios, o shampoo específico é a melhor pedida.

Você vai usar esse produto toda vez que for tomar banho, geralmente entre 2 e 3 vezes ao dia. Ele ajuda a remover impurezas de um dia na rua, além do contato com alimentos, bebidas ou a fumaça de cigarro, por exemplo.

Usar um shampoo para a barba permite que ela esteja sempre limpinha, cheirosa e com a oleosidade controlada. Assim, nenhum fator relacionado à pele vai interferir nos fios, deixando-os opacos e com uma aparência ruim.

4. Faça a hidratação diária dos fios

A hidratação é um cuidado fundamental com os fios do rosto, precisando ser feita uma vez ao dia. Para isso, o produto essencial é o óleo para barba. Ele pode ser usado da raiz até as pontas, sendo espalhado com um pente de madeira.

O óleo evita o ressecamento da barba, permitindo que ela tenha mais brilho e vida, evitando que os fios fiquem quebradiços e rígidos. A ajuda na hora de pentear os fios também é bem evidente, podendo ser usado em conjunto com o balm para uma rotina de cuidados mais completa.

Os cuidados com a barba são indispensáveis se você quer ter um bom resultado! Então adote essas 4 dicas para manter a saúde dos fios e um visual impecável!

Conhece algum outro cuidado fundamental para a barba? Conte-nos nos comentários!

 

banner vitaonePowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This