Saúde

Conheça os sintomas e tratamentos da sinusite infantil

criança com sinusite
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Assim como acontece com os adultos, a sinusite infantil traz bastante incômodo aos pequenos, mas ainda podem existir algumas dificuldades extras, já que as crianças, muitas vezes, não conseguem comunicar bem o que estão sentindo ou ter algumas atitudes que podem aliviar os sintomas, como assoar o nariz. Além disso, a sinusite pode deixá-las bastante irritadiças, sem apetite e com dificuldades para dormir.

Mas não se desespere! Ao saber reconhecer os sintomas da sinusite infantil e as melhores formas de tratamento, é possível ajudar os pequenos a lidarem com a doença — e a se livrarem dela rapidinho. Confira!

O que é sinusite infantil?

A sinusite (ou rinossinusite) infantil é a mesma patologia que acomete os adultos: trata-se de uma inflamação na mucosa que reveste a cavidade nasal e os seios paranasais.

Geralmente, a sinusite é causada pelos seguintes motivos:

  • em decorrência do vírus da gripe;
  • por bactérias na região dos seios paranasais;
  • agravante de outras infecções respiratórias, como a rinite alérgica ou a rinofaringite;
  • por fungos.

Além desses fatores, crianças que apresentam desvio de septo, tumores no nariz, asma, deficiência no sistema imunológico ou, ainda, que têm pais fumantes são mais propensas a desenvolver a doença.

Quais são os principais sintomas?

Como dissemos, a sinusite afeta os seios paranasais, que são cavidades revestidas por mucosas localizadas nos ossos próximos ao nariz. Por esse motivo, é comum que a criança sinta dores em vários locais do rosto, como a testa, o maxilar, entre os olhos e o nariz e nos vértices de cabeça — podendo sentir em um ou mais lugares ao mesmo tempo.

Powered by Rock Convert

Outros sintomas bastante comuns são tosse durante o dia e que piora durante a noite, coriza, nariz entupido com secreção purulenta, colorida e de odor forte, pálpebras inchadas, dores no corpo, moleza e diminuição do apetite.

Como prevenir?

A melhor maneira de evitar a sinusite infantil é por meio da lavagem nasal e da nebulização, assim que for percebida a presença de qualquer secreção. Isso porque é preciso fazer com que o catarro esteja em fluxo — o corpo produz, mas ele é eliminado. Se essa eliminação não ocorrer, a secreção pode ficar estancada nas cavidades nasais e, consequentemente, infectar.

Quais são os tratamentos mais eficazes?

Antes de mais nada, é preciso dizer que o recomendado, caso o seu filho esteja apresentando os sintomas relacionados à sinusite infantil, é levá-lo imediatamente ao pediatra. A automedicação ou a demora no início do tratamento correto pode piorar o quadro. 

Assim que diagnosticada a sinusite, o médico poderá fazer algumas perguntas e exames para definir a profundidade da inflamação, se a patologia é crônica ou aguda e a sua origem:

  • bacteriana ou crônica: apenas o uso de antibióticos e corticoides será capaz de resolver o problema;
  • causada por vírus: os analgésicos, antitérmicos e descongestionantes são suficientes;
  • fúngica: é indicado o tratamento medicamentoso e, em alguns casos, drenagem.

A sinusite infantil precisa de total atenção, pois além de trazer muito desconforto para a criança — prejudicando a sua qualidade de vida, alimentação e sono — pode acabar se tornando crônica (o que ocorre quando a inflamação está presente a mais de 12 semanas). Portanto, fique atento aos primeiros sinais e, na dúvida, procure o pediatra.

Este conteúdo ajudou você? Quer saber mais sobre saúde infantil? Então, que tal conferir os itens que não podem faltar na farmacinha da sua casa?

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This