Saúde

Conheça os principais sais minerais e suas funções no organismo

sais minerais
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Existem diversos nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, entre eles os sais minerais.

Essas substâncias inorgânicas participam da formação dos dentes e ossos, da coagulação, da condução de impulsos nervosos e da atividade enzimática, além de desempenharem muitas outras funções. E você, sabe quais são os principais sais minerais, aqueles fundamentais para o seu organismo?

Com esse conhecimento, é possível consumir a quantidade mínima diária recomendada para cada um deles, visto que somos incapazes de produzi-los, e, assim, garantir uma vida mais saudável. Uma dieta deficiente em sais minerais é sinônimo de desequilíbrio no organismo e surgimento de doenças.

Pensando nisso, separamos os sais minerais mais importantes para que você conheça suas funções e fontes alimentares, que podem ser tanto animal quanto vegetal. Continue conosco e confira!

Cálcio

O cálcio é o mineral mais presente no corpo. Armazenado nos ossos, ele fornece rigidez e resistência para essas estruturas. Entre suas outras funções, estão o estímulo para contração muscular, liberação de hormônios na corrente sanguínea e início da coagulação sanguínea. Além disso, ele também é essencial para todas as células do corpo, pois exerce o controle da permeabilidade da membrana à água e outras substâncias.

Para obter o cálcio, é preciso consumir leite e derivados, como queijo e iogurtes, que são ricos nesse mineral. Ademais, alguns vegetais, como brócolis, espinafre e couve, também são boas fontes deste nutriente. A falta de cálcio é uma das causas de osteoporose.

Fósforo

Encontrado no esqueleto junto com o cálcio, o fósforo faz parte da composição de membranas celulares, auxilia na atividade de enzimas e fornece energia ao corpo, visto que faz parte da molécula de ATP (adenosina trifosfato). Para consumi-lo, invista diariamente em carnes, ovos, leite e derivados, frutas e cereais.

Powered by Rock Convert

Magnésio

O magnésio exerce um papel de destaque no corpo apesar de ser encontrado em baixas quantidades. Ele regula enzimas envolvidas em todos os processos bioquímicos, participa da produção de vitamina D, transmite impulsos nervosos e atua na duplicação de ácido nucleico (DNA). O magnésio é encontrado em grãos integrais, em oleaginosas, como o amendoim, nas frutas cítricas e no leite.

Iodo

A principal função do iodo é a produção dos hormônios da tireoide, que, durante a infância, atuam no desenvolvimento e crescimento do corpo, enquanto, na vida adulta, controlam o metabolismo. O iodo está presente no sal de cozinha, no qual é adicionado artificialmente para evitar problemas na tireoide, e também em peixes, como salmão e atum.

Ferro

O ferro é um dos principais sais minerais para o corpo. Ele está presente na hemoglobina, uma molécula localizada nos glóbulos vermelhos, e é responsável pelo transporte de oxigênio para todas as células. Além disso, esse mineral também está na mioglobina, que armazena oxigênio para os músculos.

Presente em grandes quantidades nas carnes, especialmente no fígado e na gema do ovo, você também pode adquirir o ferro por meio de vegetais, como feijão e beterraba e, assim, evitar a anemia.

Esses são os principais sais minerais que têm funções indispensáveis para o organismo. Capriche em uma alimentação saudável e rica nesses nutrientes. Assim, você estará protegendo a sua saúde dos males e doenças desencadeadas pela deficiência nutricional.

Agora, não deixe de curtir a nossa página do Facebook para acompanhar todos os nossos conteúdos de saúde e bem-estar! Aproveite!

 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This