Estética

Conheça as principais causas para queda dos cabelos e como evitá-las

mulher com queda de cabelo
Escrito por Juliana Delgado

Só quem tem queda do cabelo sabe como essa é uma situação desagradável. Cada fio perdido no banho, ao pentear ou até mesmo com o simples fato de passar a mão na cabeça, faz a diferença e contribui para que os cabelos fiquem cada vez mais ralos e até com falhas.

Os cabelos são os responsáveis por proteger o couro cabeludo do frio e dos raios solares, no entanto, o seu principal papel é estético, pois os fios são indispensáveis para emoldurar o rosto e compor o estilo de cada um. Assim, a queda de cabelos é um dos fatores que mais prejudicam o bem-estar e qualidade de vida de uma pessoa.

Você está sofrendo com esse problema? Descubra, agora mesmo, quais são as principais causas da queda do cabelo e como solucioná-las!

Estresse

Tanto o estresse físico como o emocional podem provocar a queda do cabelo. Se você passou por uma cirurgia recentemente ou está de cama por causa de uma gripe, saiba que a sua perda de cabelos provavelmente é temporária.

Isso acontece porque qualquer evento estressante acelera a fase de derramamento dos cabelos, que é quando eles caem naturalmente. Se você está nessa situação, temos uma boa notícia: os seus cabelos voltarão a crescer assim que o seu corpo se recuperar.

Já se você sofre de estresse emocional constante, ou seja, vive ansioso ou estressado, a queda de cabelos acontece devido alterações hormonais. Nesses casos, para recuperar a integridade dos fios, é recomendado procurar ajuda médica e psicológica.

Excesso de vitamina A

O excesso de vitamina A no organismo também pode ser uma das causas da queda do cabelo. A recomendação diária dessa vitamina é de até 5000 UI por dia, no entanto, alguns suplementos disponíveis no mercado chegam a conter até 10000 UI de vitamina A por cápsula.

Para evitar a queda, portanto, basta trocar de suplemento para uma formulação que respeite as dosagens recomendadas.

Deficiência nutricional em proteínas

Os cabelos são compostos por uma proteína chamada queratina. Então, se a sua dieta é pobre em aminoácidos — as pequenas estruturas que compõe as proteínas — isso pode prejudicar a síntese e crescimento dos fios.

Se o seu objetivo é recuperar os cabelos e fazer com que eles cresçam saudáveis, invista em uma alimentação rica em carnes, ovos e leite, fontes ricas em proteína.

Calvície masculina

Também chamada de alopécia androgenética, a calvície masculina ocorre devido à ação da testosterona e da di-hidrotestosterona nos cabelos, fragilizando-os.

Apesar de ser uma condição genética, alguns medicamentos, como o minoxidil e finasterida, podem impedir a queda e até recuperar o crescimento de alguns fios. Além disso, outra opção é o implante capilar, que recupera por completo a aparência dos seus cabelos.

Hormônios femininos

O uso de pílula anticoncepcional é um fator que pode contribuir para a queda do cabelo devido às alterações hormonais provocadas, as quais diminuem os folículos capilares, estruturas que constroem os fios.

Pelo mesmo motivo, a menopausa também pode desencadear esse problema. Se a sua queda de cabelo for provocada pelos hormônios femininos, procure ajuda médica para encontrar outro método contraceptivo ou buscar um tratamento adequado para a menopausa.

Agora que você já sabe quais são as principais causas da queda do cabelo e como evitá-las, não deixe para amanhã! Comece a cuidar hoje mesmo da saúde dos seus fios e recupere a sua autoestima e bem-estar!

Gostou do nosso post? Então curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de conteúdos de qualidade como esse!

banner vitaone

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This