Alimentação Estética Saúde

Conheça 5 benefícios do colágeno para a sua saúde

colágeno
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert
secador dobravel gama italy eolicPowered by Rock Convert
Testosteron MaxPowered by Rock Convert

Rugas, marcas de expressão e perda de elasticidade são consequências comuns do envelhecimento e estão intrinsecamente relacionadas à falta de colágeno em quantidades apropriadas no organismo.

No entanto, a funcionalidade dessa substância não está restrita somente a esses fatores. A importância do colágeno em nosso metabolismo é enorme se levarmos em conta as inúmeras vantagens que ele propicia para aqueles que buscam saúde e qualidade de vida.

Confira, neste artigo, 5 benefícios do colágeno para sua saúde, além de entender o que é essa substância e em quais alimentos ela pode ser encontrada. Boa leitura!

Entenda o que é o colágeno e como ele funciona

O colágeno é uma proteína de caráter estrutural, constituído por três aminoácidos naturais: prolina, glicina e lisina. Estes, quando associados a moléculas derivadas, formam os variados tipos de colágeno utilizados pelo nosso organismo, correspondendo de 25% a 30% da proteína total do nosso corpo.

No entanto, devido a alguns fatores, como idade, radiação solar e atividade de radicais livres, o colágeno diminui sua concentração com o tempo, devendo ser regulado por meio da ingestão apropriada para que a substância possa, então, exercer suas determinadas funções.

Ao ser consumido, o colágeno é digerido em moléculas menores de aminoácidos a serem usados da maneira como o organismo achar necessário. Tais aminoácidos, ao formarem peptídeos de colágeno, ficam responsáveis por regular diversas vias metabólicas essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Confira 5 benefícios do colágeno para a saúde

Muitos são os benefícios do colágeno em curto e longo prazo para nossa saúde. A seguir, destacamos os 5 principais. Veja só:

1. Melhora a elasticidade da pele

Como as concentrações de colágeno diminuem com a idade, sua reposição pode ser determinante para evitar ou retardar o aparecimento de marcas de expressão, rugas, flacidez e manchas decorrente da perda de elasticidade da pele.

2. Potencializa a regeneração celular

O colágeno promove a integridade dos tecidos e, com isso, potencializa as divisões celulares para que as células antigas e desgastadas possam dar origem às novas.

supracorp mulherPowered by Rock Convert
eucerin antipigmentPowered by Rock Convert
Emagrecedor natural redullexPowered by Rock Convert

Esse processo é essencial não só para acelerar a cicatrização de marcas de pele, como aumenta a recuperação em processos inflamatórios no organismo e deixa os cabelos e unhas mais fortes e vivos, além de prevenir celulites e estrias.

3. Reveste o trato intestinal

Os aminoácidos provenientes da digestão do colágeno têm o poder de revestir o trato intestinal ao formar fibras de proteção, impedindo, assim, doenças como Síndrome do Intestino Irritável e outros distúrbios intestinais.

4. Fortalece os músculos

Outro benefício importantíssimo do colágeno refere-se à sua capacidade de promover a recuperação muscular e fortalecer os músculos.

Isso ocorre porque os aminoácidos de sua composição restabelecem as fibras e proporcionam a manutenção do tecido muscular em todo o organismo, especialmente após a realização de atividades físicas ou de esforço intenso no dia a dia do trabalho.

5. Garante o suporte da estrutura óssea

O colágeno constitui, aproximadamente, 90% da massa óssea, facilitando a integração de cálcio e outros compostos essenciais na estrutura óssea. Além disso, protege as articulações e regiões associadas a cartilagens, garantindo flexibilidade, resistência e vigor.

Saiba em quais alimentos ele pode ser encontrado

O colágeno, embora seja produzido naturalmente pelo organismo, pode ser encontrado em uma variedade de alimentos, seja na sua forma íntegra, seja por meio dos aminoácidos que o compõem.

Entre tais alimentos, destacam-se as carnes, ovos, vegetais verde-escuros, queijos, castanhas e nozes. No entanto, a melhor absorção dessa substância se dá quando combinada a alimentos ricos em vitamina C, E, A, selênio e enxofre.

Portanto, além dos alimentos citados acima, deve-se fazer o consumo de frutas cítricas, frutas vermelhas, grãos, legumes em geral, soja e lentilha. Somado a isso, o colágeno pode ser encontrado em produtos farmacêuticos na forma em pó ou em cápsulas, podendo ser do tipo hidrolisado (de fácil absorção) ou não.

Como você pôde ver, o colágeno é uma substância essencial para a manutenção do organismo e proporciona uma série de benefícios em curto e longo prazo. No entanto, seu consumo deve ser regular para que os melhores efeitos sejam conquistados. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um nutricionista!

Se você gostou deste texto, não deixe de conferir as nossas 5 dicas para diminuir a incidência de estrias! Até mais!

Ossodex fonte de cálcioPowered by Rock Convert
rexona now unitedPowered by Rock Convert
inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This