Estética

Confira 5 valiosos cuidados para o cabelo no inverno

mulher cuidando dos cabelos no inverno
Escrito por Rodrigo Fávaro

O inverno é um período marcado por baixas temperaturas e tempo seco, e essa combinação de fatores, somada a alguns hábitos que temos no dia a dia, pode ser determinante quando o assunto é a saúde do cabelo.

Confira neste post por que devemos redobrar a atenção com nossos fios nessa época do ano e aprenda 5 valiosos cuidados para o cabelo no inverno. Boa leitura!

Importância de cuidar bem dos cabelos no inverno

No frio, temos o hábito de aumentar a temperatura do chuveiro no banho para nos mantermos mais aquecidos e relaxarmos um pouco enquanto cuidamos de nossa higiene pessoal. No entanto, o que poucos sabem é que a água quente, infelizmente, pode ser danosa para a estrutura do cabelo e da pele.

Quando a água quente passa por entre os fios, acaba retirando um importante óleo que produzimos, responsável por proteger e lubrificar todo o cabelo de forma natural. Sem esse óleo, o cabelo torna-se vulnerável, com pontas duplas e suscetível à queda.

Além disso, o inverno no Brasil é conhecido por ser um período de tempo seco, ou seja, com baixa umidade. A falta de água no ar também influencia a saúde do cabelo, já que a desidratação deixa os fios opacos, sem mobilidade e quebradiço.

Cuidados para o cabelo no inverno

Para evitar esses problemas e deixar seu cabelo com uma aparência saudável e cheio de vida, vale a pena colocar em ação alguns cuidados essenciais. Confira!

1. Não tome banho com água muito quente

Como dissemos, a água quente retira um importante óleo que está em nossos fios capilares. O melhor é utilizar, durante o banho, água morna, evitando que o cabelo fique danificado ou mesmo com caspa.

Outra dica que pode ser colocada em prática é aplicar um jato de água fria nos cabelos após o banho, pois isso fecha os poros e garante brilho mais intenso.

2. Hidrate seu cabelo com frequência

A hidratação do cabelo com componentes nutritivos deve fazer parte de sua rotina de cuidados pessoais.

Pelo menos uma vez por semana, faça uma limpeza profunda para retirar todas as impurezas e aplique um creme específico para seu tipo de cabelo. Uma hidratação feita corretamente garante maciez, brilho e vida a seu cabelo por muito mais tempo.

3. Massageie o couro cabeludo

Poucos sabem, mas a massagem no couro cabeludo é uma ótima forma de rejuvenescer o cabelo.

Ao massagear os tecidos da região, a oxigenação aumenta e, por consequência, as células são estimuladas a produzir fios novos. No entanto, cuidado para não ferir seu couro cabeludo. Busque fazer a massagem com a ponta dos dedos, realizando movimentos circulares.

4. Capriche no protetor térmico

O tempo seco é inimigo do seu cabelo, porque ele tira toda a umidade ali presente. Com o secador, chapinha e babyliss o problema se agrava: o uso desses equipamentos pode deixar os fios muito secos e, com isso, mais quebradiços e suscetíveis à queda.

Para evitar esse problema capriche no protetor térmico. Tal produto irá formar uma camada nutritiva e impedirá a desidratação. 

5. Não durma com o cabelo molhado

Durante o inverno, é importante também não dormir com o cabelo molhado. Esse hábito pode aumentar a proliferação de bactérias e fungos no couro cabeludo. Com isso, a oleosidade aumenta, assim como a chance de queda e a probabilidade de desenvolver outros problemas, como dermatite seborreica ou caspa.

Os cuidados para o cabelo no inverno são hábitos que devem ser adotados com compromisso e responsabilidade. O zelo e a atenção com seus fios garantem cabelos mais saudáveis e bonitos!

E você? Tem algum cuidado especial com o cabelo no inverno que não mencionamos? Conte nos comentários e compartilhe com a gente!

 

banner vitaone

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This