Alimentação

Confira 5 dicas de alimentação saudável para aderir!

mulher comendo comida saudável
Escrito por Rodrigo Fávaro

Muito tem sido falado sobre a importância de manter bons hábitos alimentares, mas em meio a tanta informação não seria nada mau encontrar um guia com dicas de alimentação saudável bem simples e fácil de seguir, não é mesmo?

Você acabou de encontrar! Confira 5 dicas para saber como transformar a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida sem sofrimento ou dietas malucas. Vamos lá?

Como os alimentos influenciam nosso dia a dia?

O corpo humano funciona como uma grande engrenagem: se algo está errado em alguma parte, outras também não terão o seu melhor desempenho.

A nossa alimentação é fundamental para que todo o organismo esteja sadio. Ao ingerir alimentos ricos em fibras, por exemplo, o intestino (conhecido como o segundo cérebro) trabalhará da melhor forma.

Da mesma maneira, evitando o consumo exagerado de açúcar e carboidratos simples, os níveis de açúcar no sangue se mantém estáveis e o pâncreas não será sobrecarregado e assim por diante.

Ou seja, uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável para evitar doenças (desde resfriados até diabetes e outras mais graves) e ter mais disposição nas tarefas rotineiras.

Como mudar alguns hábitos com 5 dicas de alimentação saudável?

Veja mudanças simples que você pode adotar, hoje mesmo, e melhorar a sua qualidade de vida.

1. Coma mais frutas, legumes e verduras

Sua mãe estava agindo com muita sabedoria ao mandar você comer a salada e as frutas! Esses alimentos contêm uma grande quantidade de vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. 

Além disso, são ricas em fibras e água (essenciais para o bom funcionamento do intestino, que acabamos de abordar), minerais, além de “açúcares do bem”.

Se ainda não está convencido, saiba que essas vitaminas também fazem muito bem para os cabelos, a pele e as unhas. Ou seja, comer frutas, legumes e verduras faz bem para manter a beleza!

2. Mastigue melhor

A boa digestão começa na boca. Ao triturar bem o alimento, ele vai se tornar mais pastoso, o que facilita o processo digestivo como um todo: ele será melhor digerido e o seu cérebro entenderá rapidamente que você já está satisfeito — deixando de comer mais do que precisa. Por isso, reserve um tempo para cuidar de você e coma com calma. 

3. Faça, pelo menos, 3 refeições diárias

Ao contrário do que possa parecer, comer pouco não faz ninguém emagrecer — muito pelo contrário! Percebendo que o alimento vai demorar a chegar, o organismo acaba “guardando” energia. Como resultado, todo o metabolismo fica mais lento, você ganha peso e desconta tudo na próxima refeição.

Portanto, não pule as refeições mais importantes do dia — que são o café da manhã, o almoço e o jantar — e faça lanches leves entre elas.

4. Evite alimentos industrializados

Para mudar os seus hábitos alimentares, tenha em mente a seguinte dica: desembale menos e descasque mais.

Isso porque, apesar de práticos, os alimentos industrializados são ricos em sal, açúcar, conservantes e toda uma gama de ingredientes com nomes estranhos, que servem para deixar o produto mais gostoso.

Afinal, para ter um longo prazo de duração nas prateleiras, os alimentos precisam passar por alguns processos que retiram grande parte de seus nutrientes e sabor. 

5. Aposte na suplementação alimentar

Com o dia a dia corrido, muitas vezes podemos deixar de ingerir nutrientes importantes para o nosso corpo. É nessa hora que a suplementação alimentar pode ajudar, complementando as vitaminas e nutrientes que faltam para que o organismo tenha o seu melhor desempenho.

Existem diversas opções no mercado, e é fundamental que você converse com o seu médico ou nutricionista antes de começar a utilizar um suplemento, combinado?

Então, você está pronto para colocar em prática essas dicas de alimentação saudável? Não são nada difíceis, e aliadas a uma rotina de atividades físicas (30 minutos de caminhada, para começar, já são suficientes), vão transformar a sua disposição, o seu sono e a sua saúde rapidamente!

Quer ajudar mais pessoas a terem mais qualidade de vida? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

 

banner cimed whey proteinPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This