Saúde

Confira 4 cuidados importantíssimos na hora do banho do bebê

Nenê tomando banho
Escrito por Rodrigo Fávaro

A hora do banho do bebê é sempre um momento de preocupação para as mamães de primeira viagem. Caso você não se sinta preparada, pode deixar alguma etapa importante de lado. Quando se conhece bem o procedimento, entretanto, fica fácil ganhar prática em pouco tempo. 

O grande segredo é treinar antes de iniciar a rotina com o recém-nascido. Tenha em mente que a situação tende a ser mais complicada quando o bebê chora já no primeiro sinal de água. Isso, porém, pode ser contornado com muita paciência e truques para acalmá-lo. 

Quer saber mais? Veja, a seguir, quatro cuidados que podem ajudá-lo na hora do banho. Acompanhe!

1. Observe a temperatura 

Antes de tirar toda a roupa do bebê, é preciso preparar a água na banheira de forma adequada. Tenha atenção com a limpeza e regule a temperatura por volta dos 35°C. Se for um dia de calor intenso, a temperatura pode ser um pouco menor. E tenha cuidado com o tempo, para que a água não fique gelada rapidamente.

O ideal é medir a temperatura com um termômetro ou com a parte interna do braço (que tem grande sensibilidade). Lembre-se de que, antes de colocar o recém-nascido na banheira, é necessário separar todos os seus acessórios — roupas, algodão, pomadas contra assaduras e fraldas — para que ele não precise esperar para ser vestido.

2. Coloque pouca água 

Procure não exagerar ao encher a banheira para o banho. O recomendável é encontrar uma quantidade que permita que o bebê flutue sem ficar imerso. Primeiramente, coloque água fria e, logo depois, preencha o restante com água quente. Misture bem antes de verificar a temperatura.

Uma dica importante é nunca colocar nada na banheira quando o bebê já estiver dentro. Avalie cuidadosamente se o limite da água atinge a altura do umbigo da criança. Lave com água morna os genitais para eliminar qualquer resíduo de urina e fezes e enrole-o em uma toalha para ter firmeza ao higienizar a cabeça.

3. Use produtos específicos para banho de bebê

Engana-se quem pensa que sabonete é tudo igual. Os produtos específicos para bebês têm PH neutro e não agridem sua pele sensível. Verifique na embalagem se a composição foi testada dermatologicamente e se não causa ardência nos olhos.

O processo de higienização deve ser feito delicadamente, porém, com foco em limpeza completa. Se sobrar alguma sujeira, o local pode se transformar em um ponto propício para infecção ou inflamação.

4. Fique de olho na segurança 

Mesmo que a criança aparente gostar do momento do banho, é preciso ter atenção com o tempo. O período máximo deve ser de 10 minutos, pois a pele do bebê é sensível a alergias e irritações.

Outro ponto que merece cuidado especial é o umbigo do recém-nascido. Muitas mamães de primeira viagem têm dúvidas sobre se devem higienizar o local com sabonete. O procedimento mais seguro é manter a região limpa e seca para favorecer a cicatrização. A limpeza específica deve ser feita três vezes ao dia, com álcool 70%, sempre depois do banho e durante as trocas de fraldas.

Agora você já conhece os principais cuidados para que o banho do bebê seja seguro e tranquilo. É essencial, ainda, se preocupar com o procedimento pós-banho. Assim que terminar a higienização, enrole o pequeno em uma toalha de algodão e coloque-o em uma superfície rígida para enxugá-lo. Mesmo que não esteja frio, coloque a roupa rapidamente enquanto conversa com ele para acalmá-lo. 

Gostou das informações deste post? Então, fique conosco e conheça cinco dicas para escolher a fralda certa para seu filho.

 

 

ômega 3

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This