Estética

Como acabar com a caspa? Descubra aqui!

mulher limpando o cabelo contra caspa
Escrito por Rodrigo Fávaro

Você sabe como acabar com a caspa de uma vez por todas? Bem, embora esse seja um problema comum entre a população, a maioria das pessoas não sabe o que fazer para eliminar a coceira e os temidos pontinhos brancos causados pela descamação do couro cabeludo.

Desse modo, preparamos este post especialmente para abordar aspectos relevantes sobre o assunto e mostrar o que pode ser feito para combater a caspa de maneira eficaz. Confira!

Quais são as causas da caspa?

Não existe uma causa específica para o problema, porém, determinados fatores influenciam no seu aparecimento. Conheça alguns a seguir!

Couro cabeludo muito oleoso

O excesso de oleosidade faz com que ocorra o entupimento dos folículos capilares e provoca os pontos brancos no cabelo. Isso pode, inclusive, desencadear a queda dos fios e levar à calvície.

Banhos quentes

O uso de água com temperatura elevada estimula a produção de sebo pelo couro cabeludo, o que aumenta a oleosidade e resulta na descamação. Assim, prefira tomar um banho mais frio ou morno. 

Umidade no cabelo

Quando você dorme com os fios molhados ou úmidos, cria um ambiente favorável à proliferação de fungos que causam a caspa. Portanto, sempre seque bem as madeixas, principalmente antes de deitar.

Quando os produtos cosméticos podem ajudar?

Os produtos cosméticos são uma excelente opção para aliviar a coceira e diminuir a inflamação do couro cabeludo. Consequentemente, a descamação também é reduzida, o que possibilita o controle da caspa.

No entanto, para conseguir esse resultado, o uso deve ser feito diariamente, sem interrupções.

Quais produtos usar para combater o problema?

Abaixo, elencaremos algumas alternativas de produto que podem ser utilizadas para controlar a caspa. Veja!

Shampoo anticaspa

Os shampoos anticaspa são bastante eficientes em sua função. Isso porque eles limpam o couro cabeludo, removem o excesso de oleosidade e os fungos que provocam a descamação, a partir de ativos presentes em sua composição — ácido salicílico, cetoconazol, zinco etc.

Aloe vera

A Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, quando aplicada nos cabelos funciona como um potente bactericida, capaz de desobstruir os folículos. Além disso, atua no fortalecimento dos fios e melhora o ressecamento.

Óleo de coco

Trata-se de um óleo vegetal com propriedades que beneficiam e recuperam a saúde do cabelo. Ao ser aplicado diretamente na raiz das madeixas, alivia os sintomas da caspa e controla a oleosidade.

Quando é necessário procurar um médico?

Se você não tem hábitos considerados causadores da caspa e já utilizou produtos para combatê-la, mas não obteve o efeito esperado, é hora de procurar um especialista. O médico dermatologista ou o tricologista avaliará de maneira individual o seu caso e indicará um tratamento mais específico. 

Agora que você já sabe como acabar com a caspa, não precisa mais sofrer com o incomodo gerado por esse problema. O tratamento adequado além de eliminar os flocos brancos causados pela descamação, é fundamental para garantir a saúde e beleza dos cabelos.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para entender o que é um cronograma capilar e como essa rotina de cuidados pode fazer a diferença nos seus fios! Até a próxima!

 
banner vitaonePowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This