Saúde

Colírio para os olhos: como utilizá-los e quais os cuidados tomar

mulher utilizando colirio
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

Poder contemplar uma bela paisagem é um dos maiores prazeres da vida, não é mesmo? Por esse e outros motivos que é tão importante cuidar da saúde ocular. Dentre os bons hábitos, ressalta-se o uso de colírios para os olhos.

Entretanto, por se tratar de um remédio, é preciso ficar atento aos riscos de contaminação, aos principais tipos disponíveis nas farmácias e aos demais fatores. O uso indevido pode acarretar consequências graves.

Se você não sabia que o colírio requer cuidados específicos e assustou-se com essa informação, não se preocupe. O post de hoje traz algumas recomendações especiais. Vamos a elas?

Para que serve o colírio?

Serve para tratar muitos problemas oculares, tais como ressecamento, alergia e conjuntivite. É um medicamento estéril que passa por um procedimento rigoroso para eliminar micro-organismos e partículas sólidas.

Uma vez que essas alterações podem se desenvolver e causar lesões na superfície da córnea, o paciente precisa procurar um médico para prescrever o tipo correto. Caso você decida usar por conta própria, fique sabendo que o risco de apenas aliviar os sintomas em vez de tratar a doença é muito grande.

Quais são os principais tipos?

Lubrificantes

São especialmente indicados para pessoas com baixa lubrificação no olho e para usuários de lente de contato. Também combatem o ardor e irritações provocadas por poluição, produtos químicos, cosméticos, poeira e outros.

Um dos colírios lubrificantes encontrados em nossa loja virtual é o Systane:

Antibióticos

A vermelhidão, a coceira e a produção de substâncias de cor amarela e densa podem indicar que existe uma inflamação ou infecção por bactéria. Esses problemas são tratados por meio de antibióticos.

Anti-inflamatórios

São indicados para prevenção e alívio de dores e inflamações. Em casos especiais, seu uso é recomendado para a recuperação de cirurgia ou tratamento de doenças.

supracorp mulherPowered by Rock Convert

Anestésicos 

A medição da pressão ocular, a raspagem do olho ou a retirada de corpos estranhos só são possíveis após a aplicação desse tipo de colírio. Seu uso é mais comum em hospitais e consultórios.

Vasoconstritores

Servem para descongestionar e lubrificar os olhos. São especialmente indicados para aliviar irritações leves e vermelhidão.
O colírio to tipo vasoconstritores mais conhecido atualmente é o Colírio Moura Brasil que você encontra por um ótimo preço em nossa loja virtual:

Colírio Moura brasil

Antialérgicos

São utilizados para tratamento de conjuntivite alérgica, irritações leves e demais alergias. Podem provocar sonolência no usuário.

Como utilizar os colírios corretamente?

Independentemente do tipo de medicamento, existem cuidados indispensáveis para evitar a contaminação do frasco. A primeira dica é nunca compartilhar com ninguém seu colírio — não só pelos riscos para a sua saúde, mas também porque o uso de produtos não recomendados para o sistema imunológico pode gerar doenças mais graves.

Sabe aquele método de encostar a ponta do frasco nos cílios na hora de aplicar? Esqueça! Seus olhos têm muitos micro-organismos que prejudicam a integridade do remédio. Prefira reclinar a cabeça para trás e puxar a pálpebra inferior.

Não se esqueça de sempre lavar as mãos antes de aplicar o produto e de certificar-se da data de validade. Depois de aberto, garanta que a tampa não entrará em contato com nenhuma superfície para que não seja contaminada.

Esperamos que tenha entendido quais são os cuidados e precauções necessárias para preservar sua saúde visual. Para você se sentir mais seguro, aconselhamos a visita a um oftalmologista de confiança para realizar seus exames de rotina.

Quer saber se há uma farmácia de qualidade e procedência para fornecer colírios para os olhos? Entre agora mesmo no site da Bigfort e encontre uma unidade perto de você!

 

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This