Estética

Anda com as unhas fracas e quebradiças? Veja o que pode ser

unhas fracas e quebradiças
Escrito por Juliana Delgado

 

Unhas fracas e quebradiças são verdadeiros incômodos, mas quando acontecem com muita frequência é preciso ficar alerta. Afinal, pode ser um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde.

Aliás, muitas pessoas pensam que esse desconforto é causado apenas pela má alimentação ou dietas restritivas, mas isso não é verdade!

A fraqueza das unhas pode estar relacionada a algo mais complexo, como problemas na tireoide, má circulação e anemia. No caso do hipotireoidismo, por exemplo, o metabolismo diminui, dificultando o transporte de nutrientes para as unhas.

A seguir, explicaremos melhor o que pode ocasionar as unhas fracas e quebradiças e daremos algumas dicas para você cuidar bem delas. Acompanhe!

O que pode ocasionar unhas fracas e quebradiças?

Anemia

A anemia diminui a quantidade de hemoglobina circulante, o que faz com que a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos também seja reduzida. Por esse motivo, a anemia é uma das principais causas das unhas fracas e quebradiças.

Doenças dermatológicas

Existem algumas doenças dermatológicas que contribuem para o desenvolvimento da síndrome das unhas fracas e quebradiças, principalmente aquelas causadas por fungos.

Uso de produtos de limpeza

O uso contínuo de produtos de limpeza podem deixar as unhas mais frágeis e com aspecto quebradiço. Por essa razão, é fundamental sempre usar luvas de proteção ao realizar os serviços domésticos.

Aqui também vale um alerta para o uso constante da acetona na remoção de esmaltes, pois ela também contribui para enfraquecer as unhas.

Alimentação pobre em vitaminas e nutrientes

Alimentos ricos em zinco, ferro, vitamina D, B e selênio são essenciais para deixar as unhas mais fortalecidas e com aspecto saudável. Por isso, dietas que contêm poucas vitaminas e nutrientes estão entre os principais fatores que levam ao enfraquecimento das unhas.

Como cuidar bem das unhas?

Depois de conhecer as causas das unhas fracas e quebradiças, é hora de saber como cuidar bem delas. Além das ações que já mencionamos, como ter uma boa alimentação e proteger as mãos ao utilizar produtos de limpeza, também é importante que você siga as dicas listadas a seguir. Confira!

Passe creme hidratante

O uso de cremes hidratantes para mãos ajudam a fortalecer as unhas e evitar que elas se quebrem. Vale ressaltar que existem hidratantes específicos para as unhas, os quais podem ser encontrados em drogarias e farmácias.

Compre óleos e bases fortalecedoras

Além dos hidratantes, você também pode adquirir óleos e bases fortalecedoras. Esses produtos têm em sua composição minerais, cálcio e vitaminas que ajudam a proteger e fortalecer as unhas. Para que façam efeito, é importante aplicá-los diariamente sobre a unha limpa (sem esmalte).

Assim, as unhas fracas e quebradiças podem ter inúmeras causas, desde uso de produtos de limpeza e dieta pobre em vitaminas até anemia e doenças dermatológicas. Mas, para combatê-las, não existe segredo! Seguindo nossas dicas, suas unhas ficarão mais fortes e bonitas. Por isso, coloque-as em prática já!

E se quiser ter acesso a produtos de qualidade para evitar as unhas fracas e quebradiças,conheça o Vitaone Cabelos e unhas em nossa loja virtua!

 

banner vitaone

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This