Alimentação

Afinal, você sabe o que é low-carb?

mesa com comidas low-carb
Escrito por Rodrigo Fávaro
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De tempos em tempos surgem suplementos alimentares ou uma nova estratégia para o emagrecimento ou a manutenção da saúde e bem-estar. Ao lado de glúten free e “sem lactose”, existe um termo que vem ocupando o mundo da alimentação saudável, tanto nas conversas quanto nas gôndolas dos supermercados: o low-carb.

E é ele a estrela deste post. Vamos contar para você o que é low-carb, quais os benefícios de se seguir essa dieta e quais são os alimentos permitidos. Confira!

O que é low-carb?

Low-carb diz respeito a um tipo de alimentação com baixo consumo de carboidratos, privilegiando o consumo de alimentos ricos em proteínas e algumas gorduras. O termo também é utilizado para identificar os alimentos que possuem pouco ou nenhum carboidrato em sua composição.

O low-carb chegou às manchetes só agora, mas o conceito de uma alimentação com baixo consumo de carboidratos ficou conhecido na década de 1970, com a famosa dieta Atkins. Ao longo desse tempo, surgiram outras dietas com ênfase no baixo consumo de carboidratos, sendo que cada uma apresenta diferentes restrições sobre os tipos e quantidades de carboidratos que você vai ingerir.

Vale a pena seguir uma nutrição low-carb?

Vamos por partes. Depois de ingerir um alimento que contém carboidratos, parte dele se transforma em glicose e funciona como um combustível para o corpo. No entanto, se você consumir açúcar, farinha branca e outros carboidratos refinados em excesso, aquilo que não é utilizado como energia se transforma em gordura.

Os adeptos garantem que o low-carb ajuda a controlar os níveis de colesterol, triglicérides, insulina e glicose no organismo, reduzindo o risco de diabetes tipo 2, doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Isso sem falar no principal objetivo de quem adere à alimentação low-carb: o emagrecimento.

Ela pode funcionar para você? Se você procura perder peso, cultivar bons hábitos alimentares e, principalmente, consegue se imaginar em uma dieta com baixa ou nenhuma ingestão de carboidratos, já percorreu meio caminho. A largada acontece depois que você procurar seu médico e verificar como anda sua saúde.

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Posso consumir carboidratos na dieta low-carb?

Em geral, o limite diário de carboidratos em uma dieta low-carb varia entre 20 e 60 gramas ou o correspondente a 40% do valor energético total da sua dieta. Algumas delas costumam restringir muito o consumo de carboidratos durante a fase inicial, aumentando gradualmente a quantidade e o tipo de carboidrato permitido.

Independentemente do tipo de dieta low-carb, são excluídos o consumo de carboidratos simples (açúcar branco, doces), complexos refinados (produtos industrializados produzidos com farinha branca), massas integrais e bebidas alcoólicas.

A maioria das frutas também fica fora da lista. Se você não resistir, consuma a fruta com uma fonte de fibras, ou com o bagaço. As opções low-carb são coco, melão, abacate, morango e pêssego.

Quais são os alimentos low-carb mais indicados?

Proteínas

Os alimentos ricos em proteína serão a base da sua dieta e aí entram ovos, carnes, peixes, leite e derivados. A quinoa e a soja são low-carb também e podem ser consumidas. São as proteínas que fornecem aminoácidos ao nosso organismo. Esses componentes auxiliam a produção de hormônios, proteção dos músculos e formação de colágeno.

Mas atenção às proteínas embutidas como linguiça, bacon e presunto e as carnes ricas em gordura saturada. O consumo diário desses produtos não deve ultrapassar 10% do total de calorias da sua dieta. Prefira sempre as versões magras das carnes, leite e derivados.

Gorduras do bem

Em geral, alimentos ricos em gordura possuem pouco ou nenhum carboidrato. Apesar disso, a dieta low-carb recomenda as opções de gorduras saudáveis, como o abacate, oleaginosas e azeite. Esses alimentos são considerados gorduras do bem, pois atuam na prevenção de derrames e doenças cardiovasculares.

Verduras e legumes

Abobrinha, alface, aipo, cebola, berinjela, brócolis, cogumelo, chuchu, couve, pimentão, tomate e vagem estão entre as verduras e legumes low-carb. Ricas em vitaminas e minerais, elas complementam os nutrientes diários necessários para o bom funcionamento do organismo.

Agora, que você já sabe o que é low-carb, compartilhe esse post em suas redes sociais para que outras pessoas também aprendam um pouco sobre o assunto!

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

1 comentário

  • A alimentação low carb é sem dúvida uma das maiores aliadas no combate a obesidade, pois nada mais é do que uma redução de carboidratos, de preferência refinados e processados.

    Lembrando que é necessário orientação profissional, principalmente no que diz respeito a quantidade de proteínas e gorduras necessárias ao funcionamento do organismo.

    O que importa no fim é o resultado que aquela dieta faz e não uma mera filosofia de se alimentar.

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