Qualidade de Vida Saúde

Afinal, qual é a importância de ter uma boa noite de sono?

mulher acordando
Escrito por Rodrigo Fávaro
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Emagrece, melhora a concentração, ajuda a memória e — é claro — descansa! Ter uma boa noite de sono é a panaceia mais próxima do nosso alcance. Parece, porém, que é a cada dia mais difícil alcançá-la: tem sido mais comum dormir menos, e pior.

Contornar esse mal, contudo, é mais fácil do que se imagina: com algumas dicas práticas, é possível melhorar — e muito — a qualidade do seu sono. Neste post, apresentamos as melhores dicas para você conseguir isso.

Não perca mais nem um minuto de sono. Confira as dicas a seguir e diga adeus para as olheiras!

Benefícios de uma boa noite de sono

O sono é o momento de recuperação do corpo. É quando produzimos substâncias protetoras e regeneradoras, o cérebro se reorganiza e as crianças crescem. Ele tem dois estágios: o REM (sigla para movimentos rápidos dos olhos) e o não REM. Veja a seguir os benefícios de cada um.

Descanso do corpo

O corpo se renova durante o sono: com a sintetização dos hormônios do crescimento, as células mortas se vão. Além disso, ele produz a melatonina. Com efeito antirradical livre, ela ajuda a prevenir o envelhecimento.

Perda de peso

Junto a atividades físicas e boa alimentação, o sono é a chave para emagrecer. Quando dormimos, nosso corpo libera os hormônios do metabolismo. Se eles não estiverem disponíveis durante o dia, ficamos menos ativos e, consequentemente, queimamos menos calorias.

Criatividade e concentração

No descanso, o cérebro elimina substâncias negativas, fortalece as conexões que formam as memórias e se “reorganiza” para armazenar e permitir novos aprendizados. Durante o dia, com o metabolismo saudável, isso nos torna mais criativos e concentrados.

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Se antes havia qualquer dúvida sobre a importância de dormir bem, agora você já coleciona bons argumentos! Veja a seguir como conseguir o tão desejado descanso.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Em geral, parece não ter muito mistério — dormir é deitar e pronto, não é? Se para você não, isso é muito comum: muitas pessoas têm dificuldade para cair no sono. Entre outras coisas, veja como há rituais e métodos para sair dessa.

Desligue-se do mundo

A hora do sono é sagrada: nada de smartphone, redes sociais ou estresse. Deixe todas as discussões para o dia seguinte e isole o celular — usar o “modo avião” é uma boa ideia. Crie um gatilho antiestresse: assim que começar a pensar em problemas, ordene-se parar!

Ritualize o descanso

Crie pequenos rituais para assinalar o momento: tome um banho morno, passe cremes, diminua as luzes — pense em ações simples, mas relaxantes. O objetivo é sinalizar para a mente a hora de descansar.

Controle o ambiente

Cuide para que seu sono seja de qualidade. Além de dormir o suficiente, escureça bem o ambiente e diminua a incidência de ruídos — experimente vedar as luzes e colocar janelas antirruídos.

Ter uma boa noite de sono é a chave para uma vida melhor e mais saudável. Como você viu, desde o humor até o metabolismo são afetados pelo sono.

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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