Saúde

Afinal, quais são os 6 principais benefícios do óleo de Prímula?

óleo de primula
Escrito por Rodrigo Fávaro

O óleo de prímula é um composto natural extraído da flor prímula-da-noite ou da  planta estrela-da-noite. Devido ao alto teor de ácidos graxos poli-insaturados, do grupo ômega 6, existem diversos benefícios do óleo de prímula para o organismo humano, que favorecem principalmente a saúde da mulher.

Além disso, esse produto é muito utilizado como suplemento alimentar, visto que apresenta propriedades medicinais que auxiliam no processo de emagrecimento, bem como no tratamento de acnes e queda de cabelo. Se você tiver interesse em descobrir mais sobre esse óleo, continue acompanhando o post até o final! 

Para que serve o óleo de prímula?

O óleo de prímula é indicado para inúmeros fins medicinais e suas vantagens são obtidas por diversas áreas do corpo. Um dos seus principais efeitos é a regulação da circulação sanguínea, o que permite a diminuição de dores no peito e o controle do tônus muscular. 

O composto auxilia no tratamento de inúmeras doenças ou condições clínicas como diabetes, artrite reumatoide e colesterol alto. É indicado para quem deseja melhorar a hiperatividades infantil, tensão pré-menstrual e danos hepáticos ocasionados por uso de álcool.  Esses são apenas alguns exemplos em que é recomendável o uso desse óleo.

Para quem quer passar a contar com o óleo de prímula na rotina, o ideal é que seja feita uma consulta com um médico ou nutricionista, para uma análise e prescrição da quantidade adequada (por dia) do suplemento. No entanto, em decorrência da sua comercialização em cápsulas, as doses mais utilizadas são de 500 mg e 1000 mg.

Quais são os benefícios do óleo de prímula para a saúde?

Como já foi possível perceber, o extrato da flor prímula-da-noite proporciona diversas vantagens para a saúde e bem-estar, além de ser capaz de contribuir no tratamento de doenças e auxiliar na busca por uma pele mais bonita. 

Separamos a seguir alguns desses incontáveis benefícios para explicar melhor como o óleo de prímula atua e por quais motivos ele deve fazer parte do seu dia a dia. Veja!

1. Reduz o colesterol ruim

O óleo de prímula é uma fonte abundante de ácido gama linoleico (GLA), da série ômega 6. O GLA que está presente também no leite materno, mostra-se excelente na redução do colesterol ruim (LDL), que por sua vez é proveniente principalmente da ingestão de alimentos gordurosos.

Ele atua inibindo a síntese de colesterol e triglicérides, cumprindo, portanto, uma função importantíssima no organismo. 

2. Auxilia na perda de peso

O suplemento natural também é excelente para quem está em busca de emagrecimento. O óleo de prímula atua incentivando o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia, auxilia na diminuição dessas reservas e, consequentemente, contribui com a queima de calorias.

Também reduz o valor glicêmico das refeições, o que ajuda na diminuição do apetite — além de retardar o processo de digestão e prolongar a sensação de saciedade. Essa vantagem reflete na redução de sintomas que atingem as pessoas com diabetes.

3. Controla a pressão arterial

O composto é excepcional na redução da pressão arterial, uma vez que inibe a síntese de colesterol, tem efeito anti-inflamatório, reduz os inchaços, as dores nas regiões de articulações e fortalece a parede das artérias sanguíneas. Outra atividade observada com o uso do óleo é o impedimento de aglomeração de plaquetas no sangue, o que resulta em efeito anticoagulante e melhora o fluxo sanguíneo.

O resultado de tudo isso é a melhora da saúde do coração, combatendo a formação de coágulos que poderão obstruir as artérias. Por ajudar no tratamento de hipertensão, pode também diminuir a ocorrência de enjoos, tonturas, dores no peito e na nuca, entre outros sintomas.

4. Reduz os sintomas da TPM e da menopausa

Por conter ácido gama-linolênico (GLA) na sua composição, ele produz a prostaglandina, que é liberada durante o período menstrual, auxiliando no controle das cólicas e demais sintomas da tensão pré-menstrual.

Já no que se refere aos sintomas da menopausa, o óleo de prímula origina um composto muito importante na produção de estrogênio, contribuindo positivamente no combate de ondas de calor e da constante irritabilidade. 

Além disso, contém propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que também auxiliam na redução significativa dos sintomas da TPM e da menopausa.

5. Favorece a saúde da pele, dos ossos e cabelos

Para a pele, o óleo é ótimo no combate de problemas como a psoríase e o eczema. O GLA melhora a proteção dos tecidos, o que reduz a acne e deixa a pele mais hidratada.  Outro efeito muito observado com seu uso é a prevenção e tratamento quanto às mudanças da pele, ocasionadas pelo envelhecimento precoce — a perda da elasticidade, da tonicidade, e a vermelhidão, por exemplo.

Tudo isso pode ser amenizado com o uso rotineiro do óleo de prímula. Já para os ossos, se combinado com o óleo de peixe, a prímula aumenta a absorção de cálcio, o que fortalece os ossos e resulta em uma diminuição do índice de perda de massa óssea espinhal. Esse benefício é o responsável pela redução dos sintomas da artrite reumatoide. 

Com relação aos cabelos, a vantagem do uso de óleo de prímula está ligada, principalmente, ao reequilíbrio hormonal, pois estimula a regeneração e o crescimento do fio capilar, além de potencializar a nutrição do couro cabeludo. A grande quantidade de ômega 6 pode ser espetacular na prevenção da queda dos fios.

6. Ajuda pessoas que sofrem com deficit de atenção

Outra vantagem sensacional do óleo é o alívio dos sintomas de quem sofre com deficit de atenção ou hiperatividade. Isso porque o seu uso regula os níveis de ácidos graxos essenciais o que, se combinado com suplementos que contenham ômega 3, permite melhoras nos quadros de quem tem os transtornos mencionados. 

Há contraindicações para o produto?

O óleo de prímula não é indicado durante a gestação ou para mulheres que estejam tentando engravidar, porque o produto pode interferir na regulação hormonal e no tônus da musculatura uterina. O suplemento também não deve ser utilizado por pessoas que sofram de distúrbios hemorrágicos, esquizofrenia e epilepsia.

Como obter o óleo de prímula?

 O óleo de prímula pode ser facilmente encontrado nas melhores farmácias e lojas voltadas para os segmentos de saúde e bem-estar. Embora não precise de receita médica para ser adquirido, é fundamental consultar um especialista para saber qual a dosagem você deve consumir diariamente.

Agora que você já conheceu alguns dos grandes benefícios do óleo de prímula e quer contar com as vantagens que podem ser obtidas com o seu uso, considere inclui-lo em sua rotina e melhore sua saúde.

Gostou deste post? Aproveite para conhecer o óleo de prímula na loja online da Farmácia Bigfort! 

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This