Saúde

Afinal, quais são os 5 principais benefícios do óleo de Prímula?

óleo de primula
Escrito por Rodrigo Fávaro

Originário da prímula-da-noite ou da estrela-da-noite, o óleo de prímula é um composto natural que apresenta maior teor de ácidos graxos poli-insaturados que conferem inúmeros benefícios para o organismo humano, principalmente para a saúde da mulher.

Além disso, é tido como um suplemento alimentar que possui propriedades medicinais e que ainda auxiliam no processo de emagrecimento. Se você quer descobrir tudo sobre esse óleo, continue acompanhando o post até o final! Vamos lá!

Pra que serve o óleo de prímula?

O óleo de prímula é indicado para diferentes fins medicinais. Minimizar as dores no peito, diminuir o tônus muscular, controlar a Diabetes e tratar a Artrite Reumatoide são apenas alguns exemplos quem podem ser tratados com o óleo em questão.

Para quem quer inserir o óleo de prímula na rotina, o indicado é que faça uma consulta com um médico ou nutricionista, para que seja recomendada uma quantia ideal (por dia) do suplemento. No entanto, como é comercializado em cápsulas, as doses mais recomendadas são de 500 e de 1.000 mg.

Mas cuidado! O óleo de prímula não é indicado durante a gestação e, também, para quem sofre de distúrbios hemorrágicos, Esquizofrenia e Epilepsia.

Quais os benefícios do óleo de prímula para a saúde?

Além de ser excelente para tratar os sintomas já mencionados, o óleo de prímula apresenta outros benefícios. Veja, a seguir!

1. Reduz o colesterol ruim

Como contém ácido gama linoleico, o óleo de prímula é excelente na redução do colesterol ruim — tendo em vista que esse ácido inibe a síntese de colesterol e triglicérides.

2. Auxilia na perda de peso

É um excelente suplemento natural para quem está em processo de emagrecimento! Como incentiva o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia, o óleo de prímula auxilia na diminuição dessas reservas.

Ele também reduz o valor glicêmico das refeições, o que favorece na diminuição do apetite — além de ajudar a retardar a digestão e prolongar a saciedade.

3. Controla a pressão arterial

É excelente na redução da pressão arterial, pois inibe a síntese de colesterol, reduz as inflamações, fortalece a parede das artérias sanguíneas e, com isso, evita que se formem coágulos que poderão obstruir as artérias — além de melhorar o fluxo sanguíneo.

4. Reduz os sintomas da TPM e da menopausa

Por conter ácido linolênico na sua composição, ele produz a prostaglandina que é liberada durante o período menstrual, auxiliando no controle das cólicas e demais sintomas da TPM.

Já no que se refere aos sintomas da menopausa, o óleo de prímula origina um composto muito importante na produção de estrogênio, contribuindo positivamente no combate de ondas de calor e constante irritabilidade. 

Além disso, ele também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que auxiliam na redução dos sintomas da TPM e da menopausa.

5. É excelente para a saúde da pele, dos ossos e dos cabelos

Para a pele, o óleo é ótimo no combate de problemas, como a Psoríase e o Eczema. Além de prevenir e tratar as mudanças da pele, como a perda da elasticidade e da tonicidade, e a vermelhidão.

Já para os ossos, se combinado com o óleo de peixe, a prímula aumenta a absorção de cálcio — o que resulta em uma diminuição do índice de perda de massa óssea espinhal.

E, nos cabelos, o uso de óleo de prímula está ligado ao reequilíbrio hormonal, pois estimula a regeneração e o crescimento do fio capilar, além da nutrição do couro cabeludo.

Onde encontrar o óleo de prímula?

Como é um suplemento natural, a compra do óleo de prímula não requer receita médica e pode ser facilmente encontrado nas melhores farmácias.

 

ômega 3

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This