Saúde

Afinal, quais são as principais vitaminas para a saúde?

Mulher fazendo uma vitamina
Escrito por Rodrigo Fávaro

Uma alimentação saudável é o suporte do desempenho eficaz do organismo. No entanto, muito mais do que apenas colorir o prato para deixar as refeições mais aprazíveis, selecionar os alimentos de forma correta ajudará você a ingerir as principais vitaminas e manter a boa saúde.

Elas são fundamentais para manter o nosso corpo em boa performance e podem ser encontradas em alimentos frescos que sempre encontramos quando vamos ao mercado ou feira.

Quer saber mais sobre quais são as principais vitaminas para o ser humano e sua importância? Confira tudo neste artigo!

Qual é a relevância das vitaminas?

Desde cedo, aprendemos com os nossos familiares a consumir alimentos diversos e coloridos, além de manter uma dieta com equilíbrio. Porém, nem sempre compreendemos sobre a real importância das vitaminas para a nossa estrutura física.

As vitaminas são substâncias orgânicas que o interior do nosso corpo não é capaz de produzir plenamente e são de extrema importância para o seu funcionamento adequado. Atuam primordialmente como modificadores da velocidade das reações químicas do organismo. Assim, precisam estar presentes na dieta alimentar de qualquer indivíduo.

Fragmentadas em dois grupos, lipossolúveis e hidrossolúveis, são tão significativas para o organismo que a avitaminose (falta de vitaminas) pode atingir o sono, a concentração, produção de hormônios e muitos outros pontos. Desse modo, cada vitamina estabelece uma importante ligação para manter uma saúde íntegra e evitar graves doenças.

A dose diária a ser consumida varia por idade, sexo e estado de saúde, estabelecidos pelas recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que atende as necessidades da grande parte das pessoas saudáveis de uma população.

Aliás, em caso de dúvida quanto à quantidade a ser ingerida ou problemas relacionados com sua carência, é aconselhável realizar uma consulta médica completa.

Quais as principais vitaminas para o corpo?

Conheça, a seguir, as principais vitaminas para o nosso organismo.

Vitamina A

São diversas as funções da vitamina A em nosso corpo. Contudo, atuam principalmente no crescimento, na visão, nas células que envolvem o corpo e no desenvolvimento do nosso esqueleto. Além disso, possuem atribuição antioxidante e, consequentemente, combatem o envelhecimento e doenças como artrites e câncer.

A vitamina A está presente em alimentos como tomates, damascos, batata-doce, cenouras, manga, mamão, ovos de galinha, agrião, couve e espinafre. É sempre necessário observar a dose adequada dessa substância, pois a sua deficiência causa problemas no brilho da visão e pode acarretar aumento nas infecções do corpo.

Vitamina B2

A vitamina B2 é extremamente significativa no estímulo da produção sanguínea, na manutenção do metabolismo adequado do corpo e na saúde dos olhos e da pele.

Está presente em abundância nos derivados do leite, como queijos, iogurtes, leites e manteigas. Além disso, encontra-se em cogumelos, ovos, farinhas, peixes, carnes etc. O seu consumo adequado evita a falta de energia, ajuda o desenvolvimento do corpo e previne doenças vasculares, sanguíneas e do sistema nervoso.

Vitamina B7

A vitamina B7 auxilia na preservação da pele, cabelos e sistema nervoso. Além disso, mantém a produção de energia nas células, proteínas, fortalecimento de unhas, cabelos etc.

As principais fontes de vitaminas B7 são bananas, gema de ovo, arroz integral, soja, nozes, fígado de boi, couve-flor e batatas. A sua deficiência é rara e associada a problemas genéticos, que podem causar complicações no intestino e na pele, por exemplo.

Vitamina B12

Entre as vitaminas do complexo B (oito, no total), essa é a mais importante para o organismo, já que atua nas hemácias e células nervosas. Do grupo das hidrossolúveis, a vitamina B12 mantém o metabolismo do sistema nervoso, é essencial para a formação das hemácias, previne danos no DNA, conserva a saúde das células vermelhas e dos músculos e evita a anemia.

Pacientes com falta de vitamina B12 apresentam uma série de neuropatias, como incontinência urinária, dificuldade de andar e formigamento constante nas pernas. As principais fontes de vitamina B12 são os grãos integrais, ovos, carne vermelha e peixes.

Vitamina C

Muito conhecida por ajudar a prevenir as gripes e resfriados, a vitamina C tem outro papel essencial em nosso organismo: a absorção do cálcio e do ferro. A substância também combate a infeção e os danos às células.

Logo após sua ingestão, participa de ações bioquímicas que melhoram o sistema imunológico, o humor, a pele e previne derrames e problemas oftalmológicos. Outro benefício é sua ação antioxidante.

A vitamina C pode ser encontrada, especialmente, em frutas cítricas, como na famosa goji berry, na laranja, na acerola e no kiwi, assim como em goiabas, couve e brócolis.

A deficiência de vitamina C causa lentidão de raciocínio, sonolência, retardo no desenvolvimento cognitivo, sistema imunológico enfraquecido, inflamações nas gengivas, inchaço, problemas nas articulações, hemorragias, feridas que não cicatrizam e perda dos dentes.  

Vitamina D

A vitamina D controla inúmeros genes, incluindo as células do sistema cardiovascular. Além disso, previne vários tipos de câncer, é usada no tratamento de doenças autoimunes, mantém o tecido ósseo, influencia no sistema imunológico e previne a diabetes.

A substância é produzida pelo nosso corpo quando nos expomos ao sol e, apesar de alguns alimentos serem fonte dessa vitamina, os raios solares são responsáveis pela síntese de até 90% dela.

Entre os alimentos ricos em vitamina D estão o óleo de peixe, a sardinha, o atum, o salmão fresco e o leite de soja. Sua deficiência aumenta o risco de problemas no coração, gripe, câncer e doenças autoimunes, como diabetes do tipo 1 e esclerose múltipla.

Vitamina E

vitamina E é primordial para o funcionamento do nosso organismo, pois tem uma vigorosa ação antioxidante e anti-inflamatória. Outros benefícios estão associados ao controle de colesterol, melhora da fertilidade e formação de hormônios.

Ela está presente em alimentos como avelãs, abacates, azeites, amêndoas, sementes e cereais. Também pode ser consumida em suplementos alimentares, desde que com a devida prescrição médica. A deficiência de vitamina E não é comum e causa fraqueza nos músculos, ossos e problemas nos olhos.

Existe uma enorme preocupação da carência de vitamina E para os bebês, devido à passagem reduzida da substância pela placenta. Todavia, o leite materno é um potente alimento para suprir essa necessidade.

Vitamina K

A vitamina K é crucial para o organismo. Ela colabora com a coagulação do sangue, com a saúde dos ossos e pode ser aplicada em bebês prematuros. Também ajuda a prevenir doenças cardíacas que impedem o fluxo normal de oxigênio para o coração.

A deficiência de vitamina K é rara, pois ela está presente em vários alimentos e o nosso próprio corpo é capaz de produzi-la. Porém, caso ocorra a sua falta, serão visíveis disfunções relacionadas à coagulação sanguínea e à perda na qualidade dos ossos.

Também, aqueles que realizaram cirurgia bariátrica e tomam remédios podem correr o risco de desenvolver a carência dessa vitamina no corpo.

A vitamina K pode ser encontrada em diferentes alimentos, como brócolis, couve-flor, rúcula, repolho, agrião, nabo, alface, espinafre e demais vegetais da cor verde.

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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