Saúde

Afinal, quais são as melhores vitaminas e suplementos para maiores de 30?

Mulheres com 30 anos verificando vitaminas
Escrito por Rodrigo Fávaro

Para a grande maioria das pessoas, os 30 anos chegam acompanhados de cansaço e o corpo exige mais cuidados. Algumas vitaminas e suplementos podem ser de grande utilidade para quem está nessa fase considerada uma das mais importantes da vida.

Esses produtos dão mais disposição para o dia a dia e ajudam na manutenção de importantes funções do organismo. Profissionais especializados costumam receitar suplementos conforme o perfil de cada pessoa, seu histórico médico e possíveis limitações.

Mas será que existem específicos suplementos e vitaminas para mulheres e homens? Quer saber quais são as principais vitaminas e suplementos recomendados para quem já passou dos 30? Continue lendo e descubra agora mesmo!

Diferenças entre mulheres e homens em relação às vitaminas e suplementos

De início, precisamos destacar que a necessidade de consumo de vitaminas e suplementos não pode ser dividida por sexo. De acordo com a Anvisa, esse consumo pode apenas ser dividido por grupos, que são: gestantes, lactantes, adultos e crianças. Nesse sentido, é importante estar atento para não cair em ciladas.

Levando isso em consideração, listamos abaixo os tipos de vitaminas e suplementos que cada grupo pode consumir, com exceção das crianças, pois não são o foco deste artigo. Veja:

  • gestantes — vitaminas do complexo B auxiliam na formação do feto e no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Nas gestantes, elas evitam a depressão pós-parto e diminuem a incidência de enjoos. Já a vitamina B6 ajuda na produção de dopamina e serotonina, amenizando os desconfortos desse período;

  • lactantes — vitaminas B, K, C e E são essenciais para renovar as forças das mamães durante a amamentação. Elas ajudam a manter a sensação de saciedade e colaboram para o bom funcionamento do sistema cardíaco;

  • adultos — a vitamina D ajuda a reduzir os riscos de fratura óssea, fato que pode se tornar mais comum com o avanço da idade. Já o ferro ajuda a fornecer oxigênio para as células do corpo.

Reposição de vitaminas

A partir dos 30 anos, a reposição de vitaminas para mulheres e homens é essencial para garantir um bom desenvolvimento do seu organismo. Isso porque, conforme as responsabilidades aumentam, a alimentação adequada é prejudicada e, quando somamos esse fator ao estresse e à ansiedade, por exemplo, o sistema imunológico do indivíduo é prejudicado, fazendo com que ele adoeça mais facilmente.

O cálcio, além de cuidar da manutenção óssea, também auxilia na preservação do sistema nervoso, na contração muscular e melhora a coagulação sanguínea. Tudo isso é importante porque, com o passar dos anos, a nossa massa muscular e óssea diminui, ao contrário da gordura corporal, que só tende a aumentar.

A deficiência da vitamina B12 também é algo muito sério nessa fase da vida, pois ela ajuda na produção de glóbulos vermelhos e a melhorar o nosso metabolismo.

Nesse momento, é necessário ressaltar a importância de consultar um profissional para que ele indique como deve funcionar a reposição de vitaminas. Isso porque cada caso é um caso, ou seja, ele fará uma anamnese, na qual será detalhado todo o seu histórico clínico.

Com base nesses dados, o médico saberá o que deve ser receitado especificamente para você. Nessa consulta, ele também poderá solicitar alguns exames para verificar o seu estado de saúde atual.

Necessidades de vitaminas e suplementos em diferentes fases após os 30 anos

Depois dos 30 anos, o nosso metabolismo infelizmente não é o mesmo de quando éramos mais jovens. Por esse motivo, é de suma importância estar atento às vitaminas e suplementos que são necessários ao longo da nossa vida. Confira nossas dicas e programe-se para incluir esses itens no seu cardápio diário.

Vitamina B12: essencial para o bom funcionamento da circulação e do cérebro

A vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento da circulação do sangue, além da manutenção das atividades do cérebro. Ela está presente nos frangos, carnes, ovos, peixes e derivados.

Entretanto, a absorção pode ficar prejudicada com o passar dos anos, especialmente depois dos 40. Por isso, em alguns casos, faz-se necessária a suplementação sob prescrição médica.

Potássio: fundamental para o controle da pressão

Especialmente para as mulheres, o potássio é fundamental depois dos 30 anos. Além de seus benefícios para a pressão sanguínea, ele se torna um grande aliado a partir da menopausa, amenizando as reações mais comuns dessa fase.

Banana, batata-doce e feijão são boas fontes de potássio, o que deixa claro como esse mineral pode ser facilmente incluído na alimentação. A suplementação pode ser recomendada de acordo com a avaliação médica.

Ômega 3: um dos mais importantes entre vitaminas e suplementos

Um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano, o ômega 3 pode ser encontrado em alimentos como peixes, nozes ou por meio de suplementação recomendada por profissionais. Ele não é exatamente uma vitamina, mas seus benefícios são incríveis e variados. Confira os mais importantes:

  • mantém a pressão arterial controlada;

  • é bom para a visão, pois previne a degeneração da mácula;

  • melhora o funcionamento do cérebro devido à sua participação na composição dos neurônios;

  • combate a depressão já que atua na produção da serotonina;

  • sua ação anti-inflamatória auxilia no combate à artrite reumatoide.

Colágeno: importante para reduzir as rugas

A chegada dos 30 anos ocasiona uma diminuição da presença do colágeno, o que provoca o enfraquecimento da pele, deixando-a menos elástica e mais propensa ao aparecimento de rugas.

Além do mais, o colágeno é fundamental na composição das articulações, pois tem o papel de fortalecê-las e de reduzir o nível de dores, principalmente nos membros inferiores.

colágeno pode ser encontrado em alimentos como gelatina, carne, ovos, frutas cítricas e soja, por exemplo. Mas, após os 30, os profissionais recomendam a suplementação para garantir a integridade da pele e das articulações.

Cálcio: fundamental para fortalecer os ossos

O cálcio é fundamental para quem está no final dos 30, já que nessa fase há absorção desse mineral com maior intensidade. Se existe o déficit, a tendência é a incidência de doenças e o comprometimento dos ossos.

Seus benefícios também se refletem no coração, na musculatura e nos nervos periféricos. Por isso é fundamental garantir o suprimento de cálcio para diminuir os riscos de problemas graves, como a osteoporose.

Além da suplementação por meio de medicamentos, alimentos como brócolis, feijão e espinafre são ricas fontes naturais desse mineral.

Whey Protein: importante para manter a massa muscular na medida certa

Um dos suplementos alimentares mais conhecidos, o Whey é fundamental para quem está passando dos 30, uma vez que ele mantém a massa e a força muscular necessária à estrutura corporal.

Quando combinado com exercícios físicos, o Whey ajuda bastante na redução do percentual de gordura corporal. Também é essencial ressaltar que ele só deve ser utilizado sob recomendação médica.

Agora que você já sabe quais vitaminas e suplementos são essenciais para passar dos 30 anos com mais saúde e tranquilidade e que não há diferenciação de melhores vitaminas para mulheres e para homens, talvez esteja na hora de procurar orientação profissional e começar imediatamente a sua suplementação.

Gostaria de saber mais sobre as principais vitaminas que você deve tomar para manter seu corpo saudável? Confira nosso guia completo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

4 comentários

    • Olá Paulo!

      Obrigado pelo elogio! Toda semana estamos com novos artigos.
      Estarei enviando no seu email as novidades.

      Abraços.

  • Parabéns Rodrigo pelo belo e explicativo artigo. Também fui diagnosticada com uma doença autoimune, Lúpus, e há 4 anos convivo com ela e com os efeitos dela no meu corpo e dia-a-dia. Apenas quando adoecemos é que priorizamos nossa saúde, também me preocupo com os demais e não desejo que ninguém chegue onde cheguei (numa uti fazendo dialise) pra descobrir o que se passa com seu corpo.

    Desejo saúde e sucesso pra continuar com artigos maravilhosos e informativos.
    Abraço.

Deixar comentário.

Share This