Alimentação

Afinal, para que serve o ômega 3?

Ômega 3
Escrito por Rodrigo Fávaro
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Provavelmente, você já ouviu falar em ômega 3, uma gordura essencial para o corpo. Esse ácido graxo atua no organismo como um anti-inflamatório, auxilia nas funções cerebrais, além de impedir o surgimento de problemas de saúde, como a formação de coágulos que podem causar infarto.

Esse nutriente está presente em grande quantidade nos frutos do mar, principalmente nos peixes que vivem em águas geladas e profundas. Porém, para facilitar o consumo, é possível encontrar esse ácido graxo em unidades farmacêuticas.

Mas, afinal, para que serve o ômega 3 e como consumi-lo de forma adequada? Para obter essas e outras respostas, continue a leitura deste post e entenda mais sobre esse nutriente essencial para o organismo.

Para que serve o ômega 3?

ômega 3 oferece inúmeros benefícios para o corpo humano. Ele tem o potencial de auxiliar no processo metabólico e é de extrema importância para a manutenção das funções do cérebro, o que permite estimular a memória e o raciocínio.

O referido ácido graxo também exerce papel relevante nas membranas celulares, pois é responsável pelos hormônios que contraem e relaxam as paredes arteriais.

Nesse sentido, além dos fatores já mencionados, essa gordura boa serve ainda para:

  • tratar e prevenir depressão e ansiedade;

  • fortalecer o sistema imunológico;

  • ajudar no emagrecimento;

  • prevenir doenças cardiovasculares;

  • reduzir os riscos de diabetes;

  • prevenir o surgimento de câncer;

  • proteger a saúde ocular;

  • diminuir o colesterol LDL;

  • combater a osteoporose;

  • amenizar os desconfortos da TPM.

Quais os tipos de ômega 3?

Existem três tipos: o ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosa-hexaenóico (DHA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). A seguir, veremos as principais características de cada um.

EPA

É encontrado em alimentos de origem animal, principalmente nos de vida marítima, como crustáceos e peixes gordurosos. Ele auxilia nas funções anti-inflamatórias, no combate de doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.

DHA

Esse tipo de ômega 3 também é encontrado nos animais marítimos. Tem a função de ajudar no desenvolvimento do feto, além de contribuir para a saúde dos olhos, atuar como antioxidante e favorecer o aperfeiçoamento do processo cognitivo.

ALA

Diferente dos demais, o ALA é encontrado em alimentos de origem vegetal. Esse ômega 3 está presente na semente de linhaça, de chia, nas oleaginosas e alimentos, como espinafre e couve.

É importante ressaltar que apenas o consumo do ALA não é suficiente para o organismo, pois ele se transforma em EPA ou DHA quando ingerido, mas essa conversão é considerada baixa para suprir as necessidades do corpo.

Qual a importância da suplementação do nutriente?

De forma geral, o consumo de frutos do mar no Brasil não é suficiente para atingir um nível satisfatório de ômega 3 no organismo. Além disso, muitos dos peixes comercializados são criados em cativeiros, por isso, não têm uma grande quantidade do nutriente.

Dessa forma, é preciso ressaltar a importância de suplementar o ácido graxo, pois o organismo ficará com a quantidade adequada e conseguirá prevenir uma série de doenças, ainda, melhorar sua qualidade de vida.

Não se esqueça de que esse complemento deve ser feito mediante orientação médica. Além disso, para um bom resultado é preciso usar excelentes produtos.

Qual a dosagem adequada?

O uso de suplementos de ômega 3 é seguro e saudável, desde que siga as prescrições médicas e tome a dosagem necessária para seu organismo.

De forma geral, para o corpo ter uma boa quantidade dessa gordura é recomendável que sejam consumidos peixes ricos em ômega 3, em média, 4 vezes por semana.

Mas se você tem dificuldade em encontrar esse alimento, a dosagem em cápsulas indicada é 450 mg durante a gestação, 100 mg para as crianças e 250 mg para os adultos. Lembre-se que isso não é regra, pois o médico é quem saberá qual é a quantidade ideal.

Neste post você viu que o ômega 3 é de grande importância para a qualidade de vida. Entretanto, lembre-se de usá-lo conforme as orientações médicas para obter o resultado esperado. Agora que já sabe para que serve o ômega 3, está na hora de começar a consumi-lo!

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Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

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