Saúde

Ácido fólico na gestação: entenda agora mesmo a importância

mulher grávida
Escrito por Rodrigo Fávaro
vitaone cabelos e unhasPowered by Rock Convert

A gravidez é um período muito importante na vida de uma mulher. Por essa razão, é fundamental se conscientizar sobre a necessidade de ter cuidados específicos, para que esse período transcorra da melhor forma possível. Dentre esses cuidados, o ácido fólico na gestação pode ser uma importante suplementação.

Pensando nisso, mostraremos, neste post, porque a utilização do ácido fólico é tão importante para a saúde da mulher e do bebê. Acompanhe o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!

O que é ácido fólico

O ácido fólico é um substituto sintético de uma vitamina presente na natureza chamada folato. Essa vitamina é também conhecida como B9, sendo hidrossolúvel e pertencente ao complexo B. É essencial no período da gravidez devido ao seu papel na multiplicação das células, atuando na formação das células do sangue e na produção de DNA.

Funções do ácido fólico na gestação

O ácido fólico é essencial para o período da gestação, pois atua no fornecimento de nutrientes ao organismo da mulher — que, por sua vez, deve produzir mais sangue para suprir as necessidades do bebê em formação. A falta dessa substância pode acarretar diversos problemas gestacionais e, consequentemente, para a saúde do recém-nascido.

O objetivo principal é prevenir a má formação do tubo neural do feto e a consequente incidência de anencefalia (ausência do cérebro) e outros problemas, como espinha bífida (danos à medula, causando paralisia de membros inferiores e retardo mental) e lábio leporino, além de evitar a anemia falciforme da mãe. O uso desse importante nutriente pode reduzir em até 60% os riscos de má formação do nascituro.

Powered by Rock Convert

Benefícios do ácido fólico

Além das funções relatadas, podemos citar os seguintes benefícios do ácido fólico para o bom desenvolvimento da gravidez:

  • atua no sistema imunológico;
  • participa do desenvolvimento psicológico;
  • reduz o cansaço ou apatia da mãe;
  • é importante para o metabolismo, participando de diversas reações químicas e na produção de aminoácidos;
  • garante a boa formação do sistema nervoso e da medula óssea (através da produção de células sanguíneas).

Utilização do ácido fólico

É possível utilizar o ácido fólico, principalmente, de duas formas. Confira!

Forma natural

A forma natural do ácido fólico, o folato, é encontrada em vegetais de folhas escuras, como couve, brócolis , espinafre, aspargo e couve-de-bruxelas. Também podemos encontrar em alimentos como vísceras, feijão-preto, gérmen de trigo, gema de ovo, laranja, melão, abóbora, abacate e beterraba. No entanto, esta forma é pouco absorvida pelo organismo. Além disso, o ácido fólico apresentada instabilidade ao calor — o que pode comprometer a manutenção de nutrientes após o processo de cozimento.

Suplementação

A suplementação do ácido fólico em sua forma sintética é necessária para garantir a quantidade certa de nutriente, uma vez que os níveis tendem a diminuir no corpo da gestante devido o aumento do volume de sangue e a eliminação de urina. A dose de suplementação deve ser diária e estar entre 0,4 e 0,6 mg.

Segundo recomendação médica, a ingestão de ácido fólico na gestação deve ser iniciada, preferencialmente, com 30 dias de antecedência em relação à intenção de engravidar. Após a comprovação da gravidez, a ingestão deve ser mantida no primeiro trimestre, pois se trata de um período delicado do desenvolvimento embrionário.

Curtiu e se informou com o nosso conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para informar as futuras mamães!

inalador ultrassônico respiramaxPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This