Estética

6 cuidados com o rosto para ter uma pele incrível

Escrito por Rodrigo Fávaro

Muitos não sabem, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Assim sendo, é de extrema importância que ela receba cuidados diários, afinal, é ela que nos protege o tempo todo e acaba recebendo todo tipo de bactérias, sujeira e exposição solar.

Por isso, separamos para você algumas dicas de como cuidar do rosto, região do corpo na qual a pele sofre muito devido à constante exposição. Acompanhe!

1. Conheça seu tipo de pele

O primeiro passo é entender qual o seu tipo de pele: oleosa, seca ou mista. Isso é muito importante na hora de saber qual produto escolher. 

Ainda assim, mesmo tendo em mente essa informação, será preciso contar com algumas tentativas de produtos até achar o ideal para você.

2. Hidrate-se 

Nossa pele é composta quase inteiramente por água — 75% da derme e 15% da epiderme —, portanto, além dos cremes para manter o rosto hidratado, é importante ingerirmos bastante água, pelo menos 2 litros por dia.

3. Use filtro solar

A exposição constante ao sol é a principal causa do envelhecimento precoce. Muitos cremes para o rosto já incluem em sua fórmula uma proteção FPS 15, no entanto, dependendo do seu tipo de pele, pode ser recomendado o uso de um FPS maior.

Principalmente no verão e nos dias com maiores índices UV, o melhor é utilizar um protetor solar adequado para o rosto, com FPS de pelo menos 30.

Guia completo como acabar com as espinhas

4. Faça esfoliação

Se sua pele for do tipo oleosa, saiba que ela vai se dar muito bem com o uso de esfoliantes, que podem utilizados até mesmo diariamente.

Já se ela for do tipo normal, o uso do produto deve ser mais moderado. As peles secas devem evitar o uso de esfoliantes, já que eles podem deixá-las com o aspecto ainda mais seco. 

O ideal é realizar a esfoliação com a pele do rosto úmida e fazendo movimentos circulares por até 30 segundos.

5. Limpe bem a pele

O uso de sabonete para o rosto é suficiente para limpá-lo. Se sua pele for do tipo oleosa ou se tiver alguma alergia, consulte um dermatologista para que ele possa lhe indicar um produto adequado.

Sabonetes suaves feitos especificamente para o rosto são os mais recomendados no geral. Contudo, tome cuidado para não exagerar no uso — o que pode fazer com que as glândulas sebáceas sejam estimuladas, deixando a pele ainda mais oleosa. 

6. Tire sempre a maquiagem

Muitas vezes chegamos em casa cansadas, seja do trabalho ou da balada, e acabamos ficando com preguiça de tirar a maquiagem do rosto por completo.

Esse é um comportamento que deve ser totalmente evitado, pois, ao dormir com a maquiagem no rosto, contribuímos com o aparecimento de espinhas e o envelhecimento da pele. Por isso, ao chegar em casa, passe um demaquilante e tire toda a maquiagem, inclusive a dos olhos!

Agora que você já tem em mãos todas essas dicas de como cuidar do rosto, basta descobrir qual é o seu tipo de pele e quais tratamentos são os melhores para você. 

Se você gostou do post de hoje e deseja continuar por dentro de dicas para deixá-la ainda mais bonita, não se esqueça de conferir agora mesmo o nosso artigo sobre maquiagem para a noite!

banner vitaone

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This