Saúde

5 dicas de saúde para quem deseja vida longa e plena

Escrito por Rodrigo Fávaro

Viver bem e por mais tempo é o que todos buscam, não é mesmo? Não há um grande segredo para conseguir isso, mas algumas boas dicas de saúde, física e mental, podem contribuir para uma maior qualidade de vida e felicidade.

Hábitos definem qual será a direção da vida de qualquer pessoa, por isso é importante adotar sempre os melhores, pois eles garantem tudo que é necessário para se manter satisfeito e saudável por mais tempo.

Que tal vermos alguns fatores que colaboram para uma vida plena? O post a seguir trará 5 dicas fundamentais para quem deseja viver melhor. Confira!

1. Cuide da sua alimentação

Comer é um dos grandes prazeres da vida e certamente você gosta de fazer boas refeições, cozinhar pratos tradicionais e conhecer bons restaurantes, certo? Tudo isso é possível, mas é preciso ter uma alimentação equilibrada para viver bem. Frituras, doces e comidas gordurosas são gostosas, mas você precisa dosar quantas vezes na semana ingere esse tipo de alimento, por exemplo.

Além de uma dieta balanceada, com muitas verduras, grãos e carnes magras, é fundamental ter hábitos saudáveis, especialmente sobre quantas vezes comer no dia. Se alimentar de 3 em 3 horas é o recomendável, já que isso evita a fome excessiva, o que resulta em exageros na hora de comer. Um café da manhã reforçado também te ajuda a ter mais equilíbrio ao longo do dia!

2. Faça exercícios regularmente

Manter o corpo ativo é importante para que ele esteja saudável e respondendo bem aos estímulos por mais tempo. O sedentarismo é um grande inimigo da saúde física, acarretando em outros problemas como a obesidade. Com o avanço da idade o desgaste é maior, então esse é um momento em que as atividades físicas se fazem ainda mais importantes, combatendo doenças como a osteoporose.

Busque se exercitar com algo que você goste: corridas, caminhadas, natação, dança, musculação, esportes. Tudo é possível desde que um médico libere a prática. Ele deve analisar suas condições de saúde e recomendar qual é o exercício mais adequado. O importante é não estar parado, assim seu corpo se manterá ativo por muito mais tempo.

3. Durma adequadamente

O sono está muito ligado ao nível de cansaço e estresse que se sente no cotidiano. Uma noite mal dormida pode se tornar algo muito prejudicial à produtividade do dia seguinte. Imagine repetir isso por meses e anos da sua vida? Esse tipo de problema pode se tornar um grande empecilho para sua qualidade de vida.

É fundamental adotar hábitos saudáveis como dormir mais cedo, livrando-se de inimigos do sono como TV, séries e, atualmente, o smartphone. A hora de se deitar deve ser respeitada rigorosamente, pois isso garante disposição e permite que seu corpo se adapte a um relógio natural que trará resultados positivos para a sua vida.

4. Busque atividades para desestressar

Os compromissos profissionais e pessoais resultam em rotinas corridas em que quase não há tempo para o lazer e coisas prazerosas de se fazer. O estresse é um dos grandes males da vida moderna, sendo considerado uma doença. Porém, é possível se livrar dele de maneira muito simples, encontrando tempo no dia a dia para fazer algo que se gosta.

Não há uma receita certa — pode ser uma cerveja com os amigos, assistir a um filme, praticar esportes ou se manter ativo em qualquer hobbie pelo qual é apaixonado. Pequenos momentos de felicidade e descontração na rotina ajudam a desestressar e se manter feliz para seguir a vida.

5. Relacione-se bem com as pessoas

Conforme Tom Jobim já dizia em sua canção, é impossível ser feliz sozinho. Todos precisam estar ao lado de pessoas que gostam, independentemente do nível de proximidade. A saúde mental depende muito da maneira como você lida com quem está ao seu redor, então é importante dar atenção a isso.

Familiares, filhos, amigos, companheiros de trabalho, namorado, cônjuge — todas essas pessoas são importantes em sua vida, então pense sempre na maneira como você pode ser melhor para quem está ao seu lado no dia a dia.

Essas dicas de saúde permitirão que você viva por muito mais tempo, com felicidade e bem-estar. Lembrou de mais alguma coisa importante? Diga-nos nos comentários!

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This