Estética

5 cuidados pós-tatuagem que são essenciais

cuidados para a cicatrização da tatuagem
Escrito por Rodrigo Fávaro
secador dobravel gama italy eolicPowered by Rock Convert

Você sabia que os cuidados pós-tatuagem fazem grande diferença no resultado da sua tattoo? Isso mesmo! Não basta encontrar um tatuador competente, uma bela arte e verificar a qualidade dos equipamentos utilizados, também é preciso seguir uma série de recomendações para atingir as expectativas relacionadas à estética e cicatrização.

Desse modo, se está pensando em fazer uma ou mais tatuagens, não deixe de conferir as cinco dicas especiais que trouxemos neste artigo. Elas ajudarão você a manter a beleza do desenho escolhido por muito mais tempo. Então, acompanhe!

1. Evite exposição ao sol

Se você fez uma tatuagem recentemente, é fundamental evitar ao máximo se expor ao sol. Isso porque a radiação UV prejudica a pigmentação do desenho, fazendo com que ele desbote e se torne menos nítido. Caso não seja possível evitar essa exposição, aplique o filtro solar de três em três horas, mas não se exponha por muito tempo.

2. Mantenha uma higienização adequada

No dia seguinte ao procedimento, limpe a área tatuada com sabonete líquido antisséptico antes de utilizar a pomada indicada pelo profissional e trocar o plástico filme. Esse cuidado prevenirá infecções e deve ser mantido até que a pele esteja completamente cicatrizada.

Além disso, você deve hidratar o local com o intuito de acelerar o processo de regeneração e acalmar a derme. Para isso, utilize produtos com vitamina B5, vitamina E, manteiga de karité e glicerina, que são ativos com grande poder hidratante.

A água termal também é uma boa opção, pois contém propriedades calmantes que ajudam a reparar a região sensibilizada.

eucerin antipigmentPowered by Rock Convert

3. Não exagere no uso do plástico filme

O plástico filme tem os objetivos de fazer com que a pomada cicatrizante seja absorvida melhor e proteger a tatuagem. Porém, deve ser utilizado apenas nas primeiras horas, pois, após esse período, pode causar contaminação devido à proliferação de bactérias.

4. Deixe cicatrizar naturalmente

Apesar da grande ansiedade para saber como a tattoo ficará, é indispensável deixar que a área cicatrize sem interrupções. Então, nada de puxar as casquinhas, certo? Deixe-as cair sozinhas, porque arrancá-las pode retirar partes do pigmento, o que levaria à necessidade de um retoque precoce, além de deixar o local favorável a infecções.

5. Cuide da alimentação

Durante a fase de cicatrização da tatuagem, mantenha uma dieta equilibrada. Alimentos muito gordurosos — carne de porco, camarão, chocolate, frituras etc. — aumentam as chances de inflamações, o que não é nada bom para quem fez uma tattoo recentemente.

Sendo assim, priorize opções como atum, frutas vermelhas, açafrão, verduras e legumes, que, além de mais saudáveis, auxiliam no processo de cicatrização e fazem com que ela termine mais rápido.  

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados pós-tatuagem e entendeu a importância de cada um deles, pode fazer a sua tattoo com tranquilidade. Afinal, assim é possível garantir plena satisfação com o resultado, um fator essencial, visto que esse tipo de marcação na pele é difícil de remover.

E aí, gostou deste post? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

rexona now unitedPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This