Estética

5 cuidados com o cabelo cacheado para que ele fique sempre perfeito

cuidados com cabelo cacheado
Escrito por Juliana Delgado

Sem dúvidas, fios encaracolados são um charme e chamam atenção por onde passam. Mas você sabe quais cuidados com o cabelo cacheado são necessários? Por serem mais sensíveis e porosos, podem ser danificados facilmente, o que redobra o trabalho para mantê-los sempre definidos, saudáveis e bonitos.

Com algumas dicas especiais, será muito mais fácil cuidar para que suas madeixas cacheadas fiquem perfeitas. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e saiba o que fazer para ter cachos lindos! 

1. Escolha produtos específicos

Um dos principais cuidados que se deve ter com cabelos cacheados é escolher os produtos adequados, pois, além de proporcionar ao fio exatamente o que ele precisa, você não corre o risco de investir em cremes que não oferecerão o resultado esperado.

Assim, antes de comprar shampoos, finalizadores e máscaras, observe qual o seu tipo de cacho — com a curvatura mais aberta ou fechada — e faça um teste de porosidade para identificar se o ideal é focar na hidratação, nutrição ou reconstrução.

Para isso, pegue um pote com água, coloque um fio de cabelo e observe o que acontecerá:

  • afundou: os cabelos estão saudáveis, com baixa absorção de umidade. Então, priorize as hidratações;

  • ficou no meio: as madeixas têm saúde, porém, com as cutículas abertas. Aposte na reposição de nutrientes;

  • boiou: requer um cuidado mais especial, pois os fios estão fragilizados. Nesse caso, as reconstruções são mais indicadas.

2. Encontre o corte certo

O corte também depende do tipo de cacho e da quantidade de cabelo. Desse modo, encontrar aquele que é ideal fará toda a diferença, já que assim você consegue valorizar a sua beleza e as características dos fios. A palavra-chave para não errar é equilíbrio. 

Cachos fechados, por exemplo, pedem camadas para ganhar peso e evitar um visual armado. Já pessoas com fios finos e em pouca quantidade devem preferir o repicado na parte frontal para ganhar mais volume.

3. Tenha paciência para pentear

A forma como você penteia as madeixas interfere diretamente em como o cabelo ficará. Pentear os cachos com delicadeza previne a quebra e, com algumas dicas, é possível penteá-los sempre da forma correta. Veja:

  • não penteie o cabelo já seco: isso tira toda a definição dos fios, aumenta o volume e a fragilidade;

  • desembarace o cabelo molhado: de preferência ainda no banho para que a escova ou pente deslize com mais facilidade;

  • escolha o pente o correto: os de madeira com dentes largos geram menos frizz e mantêm o formato dos cachos;

  • penteie de baixo para cima: desse modo os fios não se rompem.

4. Tome cuidado ao aplicar química

Antes de tratar seus cabelos quimicamente, tenha em mente que isso poderá danificá-los. Portanto, se você deseja mudar a cor dos fios, opte por técnicas que visam apenas iluminar as madeixas. Embora a mudança seja um pouco mais sutil, os danos são minimizados.

Ah! Não se esqueça de intensificar os cuidados pós-química para recuperar a completa saúde do cabelo rapidamente.

5. Faça hidratações

A aplicação de máscaras hidratantes tem a função de repor água nos fios e fundamental importância para os cachos. Pelo fato de ser espiralado, esse tipo de cabelo tem dificuldade em distribuir a hidratação até as pontas. Com isso, você deve fazer hidratações semanalmente ou de acordo com a necessidade dos fios.

Viu só como manter as madeixas encaracoladas não é uma missão impossível? Para potencializar os resultados, aposte também em mousses, óleos e leave-ins. Ao ter esses cuidados com o cabelo cacheado, ficará fácil mantê-lo impecável. 

Agora que você já aprendeu como cuidar dos seus cabelos cacheados, aproveite para saber quais são as principais causas da queda capilar e evite esse problema!

 

banner vitaone

Sobre o autor

Juliana Delgado

Farmacêutica Farmácia Bigfort Bebedouro

Deixar comentário.

Share This