Saúde

4 sinais que indicam que você deve procurar um urologista

Urologista
Escrito por Rodrigo Fávaro

Procurar um urologista é algo essencial para manter em dia a saúde do homem, bem como evitar complicações. Esse cuidado deve ser tomado anualmente a partir dos 50 anos, ou um pouco antes em caso de histórico familiar de doenças como câncer de próstata.

No entanto, a ida a esse tipo de consulta também pode ser necessária antes dessa idade, na situação de sintomas incomuns e sinais de doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino e trato urinário de ambos os sexos.

Esse cuidado é essencial, visto que um simples exame ou conversa com um médico contribui para a detecção de doenças e, consequentemente, para realizar um tratamento adequado que aumentará a sua qualidade de vida. Quer saber quais os 4 sintomas que indicam essa necessidade de consultar um urologista? Continue acompanhando a leitura!

Quando procurar um urologista

1. Dores na região

A dor é um sintoma bastante comum nas mais diversas doenças. Ela indica que algo no seu corpo não vai bem, que há alguma inflamação, machucado ou outro problema relacionado à área em que esse sinal está afetando. A dor pode ocorrer no pênis e testículos ou, até mesmo, surgir ao urinar e ejacular. Cada tipo dela pode indicar diferentes problemas que vão desde câncer de próstata, traumas na região, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

2. Odores desagradáveis

Os odores incomuns ou desagradáveis podem surgir principalmente devido à má higienização do pênis no dia a dia, um problema mais comum nos homens não circuncidados, pois, a parte do prepúcio é capaz de reter com facilidade bactérias e sujeiras. Contudo, se mesmo após uma higiene completa o odor persistir, é importante procurar um médico urologista para investigar as causas desse problema, uma vez que pode indicar inflamações decorrentes de bactérias ou fungos, DST’s e outros.

3. Manchas no pênis e na bolsa escrotal

Esses sinais indicam doenças como lesões e infecções por fungos, bactérias e vírus. Por isso, ao notar manchas no pênis e na bolsa escrotal com duração de mais de 48 horas após ter relações sexuais, busque um médico para que ele possa avaliar o seu caso de perto, além de solicitar exames importantes para o diagnóstico.

4. Presença de verrugas e feridas

Para manter a saúde do homem em dia, é preciso sempre estar atento a sintomas e alterações na região do pênis. Sinais como feridas e presença de rugas são bastante importantes e devem ser investigados quanto antes. Esses problemas frequentemente indicam a existência de alguma infecção ou doença sexualmente transmissível afetando a região. Lembrando que os sinais se tornam ainda mais relevantes quando combinados com os abordados anteriormente.

Sendo assim, em caso de qualquer sintoma incomum e que cause incômodo nas regiões do trato urinário e do sistema reprodutor, não hesite em procurar um urologista para verificar o problema. Dessa forma é possível fazer um diagnóstico e tratamento a fim de levar uma vida mais tranquila, garantir bem-estar e manter sua saúde em dia.

Gostou de saber um pouco mais sobre quando procurar um urologista? Entre já em contato com o Boa Consulta para conferir as opções de agendamentos médico online!

banner omega 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Rodrigo Fávaro

Administrador de empresas com pós-graduação em Matemática Financeira e MBA de Gestão do Varejo Farmacêutico (CPDEC).

Cerca de 8 anos atrás, fui diagnosticado com uma doença autoimune, chamada Doença de Chron, a partir deste dia vi o quanto é importante ter nossa saúde em dia.
Isso foi o gatilho para meu maior propósito: Ajudar outras pessoas a cuidarem de sua Saúde e Qualidade de vida.

Deixar comentário.

Share This